sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ivo Amaral recebe homenagem da Cultura Pernambucana


Costa Neto
Governo do Estado e Prefeitura na
homenagem ao criador do Festival de Inverno
“Um festival plural e enriquecedor para a cultura pernambucana”. Foi o que disse o secretário de Cultura, Marcelo Canuto, na noite desta quinta-feira (17/07), no Teatro Luiz Souto Dourado, durante a cerimônia de abertura do 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Este ano, o Festival de Inverno de Garanhuns está com atrações em 17 polos, que funcionam durante o dia e também à noite.

Para Marcelo Canuto, o período é um dos mais importantes encontros de expressões culturais do estado. Além disso, movimenta o comércio e atrai turistas para Garanhuns e para todo o Agreste. “O evento é único e ressalta características relevantes da cultura pernambucana”, completou o secretário, enfatizando que o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), sempre apoiou e investiu na realização do evento.

Ainda durante a cerimônia, o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, aproveitou para celebrar os 41 anos da instituição. “Hoje, além de celebrar a abertura do festival, nós estamos comemorando mais um ano de atuação dessa importante instituição que tem uma função primordial no incentivo à cultura do estado. A cantora Soraya Ravenle, que é natural do Rio de Janeiro, encerrou a solenidade oficial com um show denominado: Arco Musical.
CELEBRAÇÃO – Este ano, o homenageado foi Ivo Amaral, ex-prefeito e responsável pela criação do Festival de Inverno de Garanhuns, ainda na década de 90. Ivo, que na ocasião ficou bastante emocionado, aproveitou a oportunidade para dividir o sentimento com o público e com os gestores que o sucederam. “Para que o evento fosse viabilizado foi necessário a perseverança de muitos sonhadores, mas também devo agradecer aos que acreditaram e mantiveram o festival no calendário de eventos”, disse Amaral, para uma plateia repleta de amigos e familiares.

O prefeito do município, Izaias Regis, classificou Ivo como um gestor eficiente e disse que o “Festival de Inverno é um marco na história de Garanhuns”. Além de homenagear o seu criador, que é natural de Lajedo, também no Agreste, o festival fará uma justa homenagem, nesta sexta-feira, ao Mestre Dominguinhos, artista pernambucano que faleceu ano passado, deixando um legado único na música brasileira.

http://www.cultura.pe.gov.br/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.