terça-feira, 5 de agosto de 2014

A eleição na Paraíba. Cássio X Ricardo

Na Praia do Jacaré (Cabedelo), minutos depois de ouvir o Bolero de Ravel

Estivemos este final de semana em João Pessoa, capital da Paraíba. Há muitos anos não íamos a mais verde capital do Brasil, um encanto. Vimos ruas limpas, praças bem cuidadas, orla organizada, parques, muito verde... Reservas são vistas por todos os lugares.

Vimos também um estado em transformação constante. Investimentos em estradas, todas muito bem conservadas (claro, as que rodamos) e construções, inclusive de um Centro de Convenções, pareceu-nos maior que o de Olinda. Obras assinadas por Niemeyer. Há um incremento econômico no estado a partir da FIAT em Goiânia, mata norte de Pernambuco, e bem próxima do estado vizinho.

Estivemos na Paraíba à convite dos diretores da UPE Garanhuns, Clovis Gomes e Fábio Rocha (foto), e suas esposas. Um final de semana de descontração.

Conversamos com muitas pessoas para saber como avaliam o momento político do estado, e a impressão é de uma aprovação à administração do governador Ricardo Coutinho (PSB), que concorre à reeleição.

Seu principal adversário é Cássio Cunha Lima (PSDB), que só conseguiu o deferimento de sua candidatura no TRE-PB nesta segunda-feira (04). O senador foi condenado por prática de abuso de poder político e econômico, bem como de conduta vedada, nas Eleições de 2006. Estava inelegível.

Contudo, Cássio lidera a disputa, segundo as pesquisas. Por quê? Popularidade.

Ricardo Coutinho é austero, não faz oba-oba, tem feito uma administração segura, séria e parece não ter a preocupação de ser ou parecer popular. Faz o estilo duro.

Cássio, filho de Ronaldo Cunha Lima, é popular, nasceu fazendo política, fotogênico na TV, e faz a linha mais próxima da população.

Há um terceiro candidato, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), Presidente da CPI da Petrobras, que está mais atrás, buscando ser uma terceira via. Seus votos ainda não forçam um segundo turno.

É bom registrar que Cássio apoiava Ricardo até bem pouco tempo.

O Sistema Correio de Comunicação divulgou, no dia 25/07, a primeira pesquisa eleitoral Correio/Souza Lopes, realizada após os registros de candidatura na Justiça Eleitoral para disputa ao Governo da Paraíba e Presidência da República.

Cássio Cunha Lima (PSDB): 45,5%
Ricardo Coutinho (PSB): 29,2%
Vital do Rêgo (PMDB): 4,4%
Major Fábio (PROS): 0,8%
Antônio Radical (PSTU): 0,1%
Tárcio Holanda (PSOL): 0,1%

Cássio apoia Aécio Neves para Presidente, Ricardo está com Eduardo Campos e Dilma, pois na Paraíba, PT e PSB estão juntos. Vital apoia Dilma.

Na disputa à Presidência da República, a atual presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a pesquisa com 47,4% das intenções de votos, seguida por Eduardo Campos (PSB) com 12,9%, em terceiro lugar aparece o candidato Aécio Neves (PSDB) com 12,6% das intenções do eleitorado paraibano. Os outros candidatos à presidência juntos somaram 2,4%.

É claro que não dá pra aprofundar uma opinião em tão pouco tempo, mas creio que para quem gosta de política, ouvir algumas pessoas e fazer leitura de pesquisas já dá para se ter uma noção.

Depois vou colocar fotos de João Pessoa, e as cidades da região metropolitana que estivemos visitando. Agendem-se.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.