quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Fundação Joaquim Nabuco realiza evento em Garanhuns

Na próxima semana, de 27 a 29 de agosto, acontece em Garanhuns o V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco (EPEPE), com a participação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas universidades de Pernambuco.

Um dos trabalhos a serem apresentados é o do colega jornalista e mestrando Alexandre Acioli, sobre a pouca divulgação da EDUCAÇÃO AMBIENTAL nos jornais.

Os jornais brasileiros ainda contribuem pouco com a educação ambiental apesar dos apelos feitos em inúmeros congressos internacionais, pela ONU, Unesco e outros organismos internacionais ao ressaltarem a
importância da Imprensa nesse processo.

A constatação é feita pelo jornalista e mestrando em Ciências da Educação, Alexandre Acioli, que analisou por seis meses os textos publicados no suplemento Diarinho, do Diário de Pernambuco, e constatou que o tema meio ambiente e outros relacionados à sustentabilidade não fazem parte das pautas e assuntos discutidos com as crianças, principal público do suplemento.

O resultado inicial da pesquisa será apresentado na próxima semana, durante a realização da 5ª edição do Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (Epepe), que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federa Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Epepe, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco(Fundaj), tem o objetivo de ampliar o debate educacional no Interior de Pernambuco junto com as universidades e outras instituições de ensino. O evento
acontece a cada dois anos e tem a proposta de interiorização. Antes de Garanhuns, os outros Encontros aconteceram em Caruaru (2012) e no Recife (2010, 2008 e 2006). Em 2012, tornou-se um encontro itinerante, contribuindo com a interiorização do debate educacional e maior participação da comunidade acadêmica e científica e divulgação e difusão das pesquisas em educação realizadas na graduação e pós-graduação.

Educação Ambiental - De acordo com Alexandre Acioli, apesar de o Diarinho ainda trazer pouca informação sobre educação ambiental para o público infantil, o fato não é nenhuma novidade e segue uma tendência nacional. Segundo Acioli, o percentual de 1% das notícias sobre o tema no Diarinho “é até surpreendente”.

Ele argumenta que em 2006, as notícias publicadas nos suplementos infanto-juvenil e revistas do Brasil, relacionados ao meio ambiente, representavam apenas 0,69% e que em 2004 esse percentual era de 0,57%. Comparado ao percentual de agora, “houve uma evolução de 30% em oito anos. Alexandre Acioli diz ainda que o tema “Meio ambiente” está na 26ª colocação entre os 30 Temas de Relevância Social nos de jornais e revistas - à frente de questões como Violência, Gravidez e AIDS/DSTs.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.