sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Busto de Simôa Gomes está restaurado em Garanhuns


O busto que homenageia Simôa Gomes foi restaurado pelo artesão garanhuense Rinaldo Cordeiro e recolocado na manhã desta quinta-feira (25). A base que sustenta a escultura vai passar por reparos nos próximos dias. A peça está localizada ao lado do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, na avenida que leva o nome da personalidade histórica do município, no bairro Heliópolis.

O busto sofreu ação de vândalos e foi encontrado por moradores, no segundo semestre do ano passado, em um matagal próximo ao “Cristo do Magano”. A Secretaria de Turismo resgatou a obra e  encaminhou para a revitalização.

História - Simôa Gomes de Azevedo, nascida em dezembro de 1693, era neta de Domingos Jorge Velho, sertanista que dizimou o Quilombo dos Palmares. Simôa doou parte da terra do sítio Tapera do Garcia à Confraria das Almas em 15 de maio de 1756. Anos mais tarde, em 1811, através de Carta Régia do Príncipe Dom João, a povoação foi elevada à vila sendo criado o município de Garanhuns. Em 1879, à sede foi elevada à categoria de Cidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.