segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O que TODOS querem saber da próxima pesquisa para Governador de Pernambuco?



Fato: Nas última pesquisas o candidato socialista Paulo Câmara cresceu e o trabalhista, Armando Monteiro, caiu. O que antes deu 47% a 8%, agora está em situação de empate. 36% pra cada lado. De um modo geral, todos querem saber se estas situações continuam e Paulo passa à frente.

Mas o que mais?

Trabalhistas ligados à campanha de Armando Monteiro dizem que o crescimento de Paulo se dá pela comoção gerada pela morte de Eduardo Campos, e que ela deve diminuir, fazendo o candidato socialista parar de crescer e recuar, com os votos que foram para Paulo retornando para Armando. A favor do senador conta agora também a vinda de Lula, com duas participações importantes em lugares estratégicos de Pernambuco. Em Petrolina, berço de Fernando Bezerra, Armando e Lula buscaram consolidar o voto no maior colégio eleitoral do Sertão, repercutindo para a região. Em Recife, no bairro de Brasília Teimosa, de hegemonia petista, criaram o clima de que Armando Monteiro está forte na cidade, embora as pesquisas mostrem o contrário. Os comícios vão para o guia e devem repercutir em Pernambuco. Fica a curiosidade se vão influenciar o voto, fazendo Armando volta a crescer. Somente a próxima pesquisa mostrará, caso este fenômeno aconteça, estes dois aspectos, o da passagem do clima de comoção e a presença de Lula em Pernambuco contarão a favor de Armando. Nem tanto Dilma, que está em baixa.

Do lado socialista, aguarda-se a virada. O discurso já começou, a Onda Amarela tem tomado conta do estado e motivou partidários que estavam cabisbaixos, não acreditando na vitória. Com o empate, a militância ganhou as ruas e as lideranças políticas subiram no palanque com vontade. Gente que aderiu a Armando, recuou. Conta a favor de Paulo a ampla visibilidade que tem agora, no guia eleitoral, onde está deixando claro ser o candidato de Eduardo Campos. Seu tempo de Tv é o dobro do adversário. As pesquisas mostram um crescimento vertiginoso de 8% para 36%. Caso continue assim, pode ganhar com boa margem de votos e até em municípios onde o trabalhismo tem maior participação.

Ainda tem a questão nacional, com Marina crescendo em Pernambuco e Dilma perdendo para a rival. O voto casado favorece Paulo.

Acho que o Datafolha vai mostrar a virada. Estive no Recife e é enorme a diferença de campanha, e no interior, onde Armando é mais forte, o desconhecimento da candidatura de Paulo é ainda persistente, entretanto, permite a leitura da mudança do voto, à medida que a campanha socialista chega nos municípios, e a população tem contato com os candidatos de Eduardo Campos, maior cabo eleitoral neste momento, afirmação dos próprios institutos de pesquisa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.