sábado, 27 de setembro de 2014

Visto, o que é meu!

Nesse sábado finaliza o projeto Visto, o que é meu! que está na segunda edição. Trata-se de outro projeto de Garanhuns contemplado pelo Funcultura.

Local: Comunidade Quilombola Sítio Estiva 
Data: 27/09/2014
Horário: 17:30h

Produtora executiva e designer de moda: Katarina Barbosa.
Produção local: Coletivo Tear
Comunidades envolvidas: Sítio Tigre, Castanhinho, Sítio Estiva e Sítio Estrela.

SAIBA MAIS:



Visto, o que é meu! I ‪#‎Funcultura‬

Após seis meses de trabalho e aprendizado, o projeto Visto, o que é meu!, conduzido pela estilista, figurinista e produtora cultural Katarina Barbosa, finaliza suas atividades realizando um desfile com as peças confeccionadas e também com a apresentação dos grupos de dança afro-brasileira das comunidades quilombolas do município de Garanhuns (PE). O evento será no próximo sábado (27), às 19 horas, em frente ao Posto de Saúde no Sítio Estivas.

O Visto, o que é meu! foi contemplado pelo Funcultura 2012-2013 na área de formação de cultura popular e tradicional e foi desenvolvido através de oficina de criação e confecção de indumentárias para os grupos de dança afro-brasileira existentes em quatro comunidades quilombolas de Garanhuns: Castainho, Estrela, Tigre e Estivas. A oficina foi realizada no Sítio Tigre com a participação do grupo de costureiras da Associação da Comunidade do Tigre e dos participantes dos grupos de dança.
“O objetivo do projeto é fortalecer os laços identitários entre as comunidades quilombolas de Garanhuns criando condições para o surgimento de agentes multiplicadores nessas comunidades, que passam muitas dificuldades para dar continuidade aos grupos e para manter seus pés fincados no chão de suas raízes negras. A oficina é uma ferramenta de estímulo para essas pessoas que tanto lutam pelo reconhecimento da sua cultura”, avalia Katarina Barbosa.

HISTÓRIAS AFRICANAS - Além do desfile e das apresentações de dança, o público também poderá conferir o "Luanda Ruanda - Histórias Africanas", espetáculo de contação de histórias idealizado pela atriz, contadora de histórias e produtora cultural Stephany Metódio, que apresenta juntamente com o ator, Leo Silva, histórias, fábulas, mitos e lendas de domínio público com temática afro-brasileira. Além dos atores, o espetáculo conta com a participação dos músicos Alexandre Revoredo e Claudemir Alves. O espetáculo, também incentivado pelo Funcultura, será realizado às 17h30 no mesmo local. As proponentes dos dois projetos incentivados integram o Coletivo Tear.

Lucirley Alves / Assessora de comunicação Coletivo Tear

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.