domingo, 9 de novembro de 2014

CONCURSO PÚBLICO: Estudo comprova que Prefeitura de Garanhuns está colocando vagas muito abaixo do que tem de contratados



Carlos Eugênio é jornalista e ex-secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns. Atualmente assina um dos mais importantes blogs do interior do estado, com foco no Agreste e principalmente em Garanhuns. Um dos assuntos mais buscados é o que trata de concursos. 

Carlos Eugênio fez durante alguns dias, com informações conseguidas da própria Folha de Pagamentos da prefeitura, disponível na internet, um minucioso estudo onde identificou que a Prefeitura de Garanhuns possui mais de 130 Agentes Administrativos/Auxiliar Administrativo contratados, mas, de forma impressionante, nenhuma vaga está prevista no Concurso Público anunciado, que terá apenas 127 vagas no total. Ou seja, só neste item já ultrapassa tudo que foi disponibilizado para a concorrência.

Diante deste absurdo, o Ministério Público requereu o quadro de contratados da Prefeitura, em um prazo de dez dias, que já está se esgotando. A suspeita é de que o município esteja "ludibriando" a promotoria que cobra a realização do Concurso Público para as vagas existentes. Já existe prazo para a realização do certame e multa aplicável caso não seja realizado dentro do prazo ajustado pelo Termo de Ajustamento de Conduta. O município vem há mais de um ano empurrando com a barriga, como se diz na gíria, e conseguiu um prazo de mais seis meses. Sem contar o tempo depois para convocação dos aprovados.

Com mais de 1200 contratados, a prefeitura estaria realizando um concurso para apenas 10% do total, mas o próprio MP já atestou que existem mais de 1400 cargos vagos na administração. Fica a impressão, e para muitos a certeza, que a prefeitura só vai realizar o concurso devido à exigência legal, representada pelo Ministério Público, e que mesmo assim, tenta fazê-lo para um número mínimo, que possa dar uma satisfação à justiça.

Segundo Carlos Eugênio, outro número que chama a atenção é o de Auxiliar de Serviços Gerais contratados: são cerca de 290 contratados e nenhuma vaga estará em disputa no Certame. A Prefeitura de Garanhuns também possui quase 80 motoristas contratados, todavia sequer uma vaga foi prevista. Tem também mais de 65 Agentes de Disciplina contratados e apenas 10 vagas estarão à disposição dos candidatos.

Confira outras discrepâncias: são cerca de 30 recepcionistas; 59 educador/orientador social e 52 merendeiros contratados, mas o Concurso que será realizado em 2015, não prevê sequer uma vaga para estas funções. Nenhumazinha.

A Prefeitura, diante da repercussão negativa e da pressão do Ministério Público, insinuou que pode aumentar o número de vagas. O que era uma impressão, vira quase uma certeza, se não tiver a fiscalização do MP e a pressão da sociedade, a coisa não anda.

Aliás, contratos irregulares da administração municipal é um dos pontos a serem investigados pela CPI aberta na Câmara de Vereadores.

Para conferir o estudo completo feito por Carlos Eugênio, clique aqui.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.