sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ivan Maurício, Arraes e a primeira geração do PSB em Pernambuco



Estivemos esta semana na capital do estado, onde fizemos algumas visitas, e dentre elas o Secretário de Imprensa de Pernambuco, Ivan Maurício. Infelizmente nos desencontramos com Ivan Rodrigues, que também trabalha no Palácio do Campo das Princesas.

No bate-papo com Ivan Maurício, algumas conjunturas regionais, e o governo do estado sob o comando de João Lyra.

Digo que Ivan Maurício faz parte da primeira geração do PSB, pois ela é anterior até ao próprio Miguel Arraes, que em 1986 foi eleito pelo PMDB. Ivan é fundador do partido socialista no estado.

Ivan foi um grande incentivador da profissionalização dos blogs em Pernambuco, principalmente no interior, quando realizou dois grandes eventos, chamados de BloggerPE, aos quais estivemos presentes. Tem uma veia democrática absoluta, incentivando a participação de todos nos debates.

Ivan edita o mega Portal ONordeste.com, atualizado com as notícias e a cultura dos estados da região. Indicamos a leitura.

Da conversa com Ivan, nosso pedido e o agendamento para uma entrevista com o Governador do Estado, João Lyra Neto, no Palácio do Campo das Princesas, o que será um marco para este profissional e para a comunicação digital da região.

Sobre isto a gente fala depois.

Em tempo: Na profissão, Ivan Maurício Monteiro dos Santos (Recife, PE, 1951) é jornalista desde os 17 anos. Repórter e editor do "Diário da Noite" (Recife, 1969). Repórter de "O Globo", "Surcursal Nordeste" (1972-1973), "Opinião" (1972-1976), "Manchete"(1974), "Movimento" (1976), Prêmio Esso de Jornalismo - Região Nordeste (1978). Editor do Caderno C do "Jornal do Commercio" (1978-1983). Editor do jornal "Vanguarda" (Caruaru, 1992). Editor-geral do "Diário de Pernambuco" (1994-1995). Foi Presidente da Empresa de Urbanização e Desenvolvimento Integrado de Olinda - URB Olinda e diretor-geral do Centro de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda.

A PRIMEIRA GERAÇÃO DO PSB EM PERNAMBUCO

Ivan tem a política como missão, um estudioso do assunto, com profundo conhecimento da história e um olhar aguçado na conjuntura atual. Tem bons livros publicados.

Lembra Magno Martins:”Em 1986, o recém-fundado PSB em Pernambuco teve como candidato ao Senado o jornalista Ivan Maurício, que aparece na foto do panfleto ao lado de Miguel Arraes, à época filiado ao PMDB e que seria eleito Governador de Pernambuco. 

Na reta final da campanha Arraes pediu votos para Mansueto e Antônio Farias, ambos eleitos, A foto é do jornalista Marcos Cirano, do site http://www.pe-az.com.br.”;

Por isto afirmo que é a primeira geração do PSB, antes da filiação de Arraes. Vou escrever também sobre estas gerações. A segunda é a do ex-governador. A terceira a de Eduardo Campos e a quarta estamos iniciando agora, com a liderança mais pulverizada entre os seguidores socialistas do neto de Arraes.

As gerações interagem no tempo e na atualidade, mas cada um tem também suas características e nomes relativos a cada uma delas. Como eu disse, vamos nos aprofundar no assunto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.