sexta-feira, 28 de novembro de 2014

NOVOS PARQUES, NOVAS PRAÇAS E ARBORIZAÇÃO: Precisamos de um novo plano verde para Garanhuns


No debate sobre a verticalização e a Outorga Onerosa, solução da prefeitura para autorizar a construção de prédios em Garanhuns, o produtor cultural Elias Mouret lembra que há dácadas não se fazem novas praças em nossa cidade, e que as ruas estão cada vez menos arborizadas.

É verdade, e já falamos disso aqui. O Parque Euclides Dourado está saturando, está tudo lá, e cada vez mais distante da periferia, que não tem áreas de lazer, com atividades para a criançada. Novos bairros estão sendo construídos sem uma única praça, como Morada do Sol, Parque Fênix, Dom Tiago Postma, etc.

Também passamos nesses últimos dois anos por um processo de desarborização do bairro de Heliópolis. Passaram a serra no quarteirão do Casarão dos Lundgren e algumas ruas adjacentes. O Parque Euclides Dourado também viu muitos eucaliptos no chão. Não temos, de forma sistemática, a arborização da nossa periferia. O calçamento tomando conta, devolvendo em forma de calor a melhoria na infra-estrutrura, que não tem sido devidamente respondida com a sombra das árvores. O aumento da temperatura no município pode estar encontrando aí uma de suas explicações.

Precisamos de novos parques, e somente a prefeitura pode prover isto. Cobrando cada vez mais áreas verdes nos projetos da iniciativa privada, e deixando espaços para as praças nos seus próprios projetos de expansão na periferia da cidade.

Resumindo. Queremos novos parques, novas praças e investimento na arborização do município.

E que a motoserra possa ser aposentada, pois para qualquer problema, seja doença presumida ou carro alegórico, as árvores estão indo ao chão!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.