sábado, 15 de novembro de 2014

O Brasil em crise! Economia, Petrobras e Governo na berlinda!



Eram todos contra Dilma na campanha presidencial, que se segurou nos programas sociais criados por Lula e se reelegeu presidente. Todos os outros candidatos alertavam para os descaminhos da economia. Dilma deu o aviso-prévio do Ministro Mantega. mas não reconheceu os erros na condução da política econômica, e pior, não agiu para que o Brasil reencontrasse o rumo do desenvolvimento. Resultado pós-eleitoral: Dólar no maior patamar da década. Aumento de combustíveis. Aumento da Taxa Selic. Arrocho no salário-desemprego e outras medidas de menor repercussão que desenham um quadro nada animador.

Ainda tem a questão política. O fogo amigo está pior que a oposição. Gilberto Carvalho e Marta Suplicy, ambos do PT de Lula, fazendo críticas públicas a Dilma. No Congresso o governo não aprova mais nada enquanto não saciar a fome do PMDB;

E pra completar o escândalo da Petrobras que não para de crescer. A lama está batendo na porta do Planalto. A Polícia Federal prendeu os empreiteiros da maiores construtoras do país. O desvio é bilionário, o maior da história segundo o Tribunal de Contas da União. E vejam que neste texto os governistas não podem culpar o passado nem colocar a culpa na imprensa golpista. Ex-diretores da Petrobras também foram presos.

Não adianta Dilma e Lula dizer que não sabiam. Para o bem ou para o mal, eles tinham que saber. Um escândalo desta proporção para viabilizar uma base de sustentação não pode ser escondida dos grandes líderes, e olha que Dilma foi presidente do Conselho da Administração da Petrobras, vejam aí a responsabilidade. E até administrativamente, não pode um negócio deste tamanho passar despercebido, sem que ninguém tome uma atitude. Dilma, ao contrário do que disse na campanha, não investigou nada, não colocou ninguém pra fora e ainda dificultou a CPI no Congresso Nacional.

Pra completar, Estados Unidos, e provavelmente a Holanda, investigarão a Petrobras, ou seja, o escândalo está ultrapassando nossas fronteiras.

Mais de 70 políticos recebiam propina dos desvios da Petrobras e os partidos mais atingidos são PMDB, PP e PT. 

A Petrobras adiou a divulgação do balanço trimestral. Dilma quer mexer na LOA, provavelmente para facilitar manobras na contabilidade do governo, mas o certo é que o momento é delicado e a situação tende a ficar mais complicada.

E o segundo governo ainda vai começar, junto com uma crise que pode se institucionalizar, paralisando o Congresso e repercutindo ainda mais na economia do país.

Alguns defensores governistas cegos ainda dirão que é tudo invenção para derrubar a presidente. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.