quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Lajedo vai bem na saúde


Prefeito Rossine, administração de Lajedo
 colhe frutos na saúde
No último dia 04 de dezembro, em publicação do Diário Oficial da União, Lajedo foi apontada como uma das cidades com altos indicadores de desempenho municipal de Atenção Primária à Saúde, com média 82,5. Segundo publicação da secretária Ana Maria Martins C. de Albuquerque os cálculos dos parâmetros avaliados referem-se às Políticas Estaduais de Fortalecimento da Atenção Primária (PEFAP) que visam valorizar e melhorar a cobertura e qualidade ofertada pela Secretaria de Saúde.

O município nunca recebeu tais notas. Como valorização das competências, a Secretaria Estadual de Saúde destinou recursos para compor o financiamento dos incentivos para a Atenção Básica, ou seja, dos postos de saúde, ESF (Estratégias da Saúde da Família) antigos PSF’s. No caso de Lajedo, o repasse é de R$ 21.702,45 com destino para novos investimentos.

Divididos em faixas de 0 a 3, os indicadores selecionados se encaixaram nos seguintes parâmetros de avaliação: Percentual de óbitos de mulheres em idade fértil, percentual de óbitos infantis, cura de casos novos de tuberculose bacilar, cura de casos de hanseníase, cobertura vacinal (DPT+HIB+Hepatite B) tetravalentes para bebês de até 1 ano de idade, nascidos vivos de mães acompanhadas pelo pré-natal, exames de prevenção para mulheres, acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus e percentual de crianças menores de 2 anos desnutridas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.