quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Muda regra na produção de motos. Intenção é segurança dos pilotos! SAIBA MAIS.



O projeto Moto Amiga, em parceria com o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto de Pernambuco (Cepam), sai mais uma vez na frente no quesito educação no trânsito, promovendo, no início do próximo ano, ações para instrução do novo sistema de frenagem para motocicletas. Em 2015, a intenção é expandir o projeto junto às Gerências Regionais de Saúde (Geres), desenvolvendo ações conjuntas com a Moto Amiga para educação e demonstrações de como funcionam as novas motocicletas com os sistemas de frenagem CBS e ABS.

A resolução 509/2014, determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro, obriga que as motocicletas saiam de fábrica equipadas com novos sistemas de frenagem. Os modelos com motores inferiores a 300 cilindradas deverão contar com sistema de frenagem combinada das rodas (CBS), que garante maior poder de frenagem, portanto mais segurança aos usuários. Já os modelos com 300 cilindradas ou mais deverão vir com o sistema ABS, que tem a função de garantir que as rodas não travem durante a frenagem.

A implantação desse sistema antitravamento, ou sistema de frenagem combinada das rodas, melhora o controle das motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos durante o processo de frenagem. A regra está estabelecida para todos os modelos comercializados no Brasil, sejam nacionais ou importados. Existe uma programação para que 100% das motos estejam enquadradas na determinação, sendo que a partir de janeiro de 2016 a regra vale para 10% da produção ou importação, 30% em janeiro de 2017, 60% em janeiro de 2018, e 100% em janeiro de 1019.

O que são as siglas CBS e ABS:

ABS - Sistema antitravamento das rodas: sistema composto por uma unidade de comando eletrônico e sensores de velocidade das rodas que tem por finalidade evitar o travamento das rodas durante o processo de frenagem.

CBS – Sistema combinada de frenagem das rodas: sistema que distribui proporcionalmente a força da frenagem para as rodas garantindo uma desaceleração rápida e segura, independente dos sistemas serem dotados de disco ou tambor

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.