GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

UNOPAR GARANHUNS

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Saiba onde foi inaugurada a 15ª UPAE de Pernambuco



O Governo do Estado amplia mais uma vez o seu compromisso com a área da saúde. O governador Eduardo Campos assinou, nesta sexta-feira (10/01), a Ordem de Serviço para o início das obras da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Escada, na Mata Sul pernambucana. Trata-se da 15ª unidade autorizada pelo Estado, das quais três já foram entregues.

"Estamos regionalizando 15 equipamentos como esse para atender essa demanda das especialidades. Ainda tem muita coisa a ser feita, o desafio da saúde é muito grande. Mas é um passo muito importante. São dois equipamentos em um só tempo que vão deixar em outro patamar a saúde da região. Queremos seguir melhorando, mudando a vida das pessoas para melhor", destacou o governador.

Com investimentos de R$ 13,9 milhões em obras e compra de equipamentos, a UPAE beneficiará cerca de 290 mil habitantes, de 10 municípios da Região (Amaraji, Cortês, Escada, Gameleira, Primavera,Ribeirão, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré). A unidade realizará, anualmente, 79 mil consultas médicas e 190 mil exames. As obras da UPAE de Escada devem ficar prontas ainda em 2014.

A UPAE de Escada contará com ambulatório de especialidades médicas com consultas em áreas como cardiologia, urologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, entre outras. Além disso, terá um moderno centro de diagnósticos, onde serão realizados exames laboratoriais, oftalmológicos, de raio-x, endoscopia, ultrassonografia audiometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, endoscopia, etc. O prazo de execução da obra é de seis meses.

REDE - As UPAEs são ferramentas fundamentais para solucionar um dos principais calos da saúde pública, que é a baixa oferta de consultas e exames especializados. Com todas as 15 unidades em funcionamento, o Governo do Estado espera amenizar as dificuldades que os moradores do interior precisam enfrentar pra conseguir consultas com especialistas.

As três primeiras UPAEs já foram entregues nos municípios de Garanhuns, Petrolina e Caruaru. Além de Escada, a Mata Sul também vai ganhar uma unidade no município de Palmares. As demais unidades serão erguidas em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Carpina, Goiana, Limoeiro, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada.

BREJÃO: Leitora do Blog critica Banco do Brasil

A Amanda Brito visitou nosso perfil no facebook para fazer um pedido que mostra certa indignação. Trata-se do atendimento do Banco do Brasil em Brejão. Vou deixar que ela mesma explique:



Quero pedir ajuda aos meus amigos do face, em especial aos de Brejão que precisam usar os serviços da Agência do Banco do Brasil, que possamos divulgar o descaso com que nós clientes temos sido tratados nesses últimos dias. 

Poucos funcionários que não conseguem atender a demanda, gerência que não existe, manutenção dos caixas eletrônicos decadente, enfim, filas de três, quatro, cinco horas, quando se tem dinheiro. É o verdadeiro absurdo! Que possamos compartilhar, porque a OUVIDORIA BANCO DO BRASIL já não nos escuta mais. 

Pessoas idosas que esperam manhãs inteiras e muitas vezes vão embora porque não tem dinheiro. E as leis do nosso país? São por essas e outras coisas que podemos dizer: Sou Brasileiro com muito amor, e não com muito orgulho...

SAIBA MAIS: Governo aperfeiçoa tecnologia para inclusão social de deficientes



Um software que permite aos deficientes auditivos se comunicarem por meio de smartphones transformando texto em voz e vice-versa é a aposta do Governo de Pernambuco para ampliar a inclusão social dos portadores desse tipo de problema. O desenvolvimento do projeto piloto, que vem sendo aperfeiçoado há dez meses, foi iniciado com a distribuição de 621 smarthones dotados do sistema a jovens de todo o Estado. Entrando em sua segunda fase de testes, o projeto, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia, ganhará um segundo edital que ampliará o número de usuários do sistema. A nova chamada do Programa Nambiquara Audição Digital, que prevê acesso ao software, desta vez sem a distribuição dos aparelhos de telefonia e internet móvel, será lançado ainda neste primeiro trimestre e tem como principal alvo os alunos das escolas públicas e privadas. A iniciativa é uma ação conjunta do Governo do Estado, Ministério da Ciência e Tecnologia e da empresa SofitexRecife.

O aplicativo, no entanto, já está disponível gratuitamente no Google Play para os deficientes auditivos que possuem smartphones com sistema operacional 2.2 ou superior. Para ter acesso ao serviço, no entanto, aqueles que baixarem o aplicativo pela internet têm que se cadastrar presencialmente na Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Bairro do Recife, para terem seus números incluídos no servidor que dá suporte ao uso do software. 

O superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Alexandre Stamford, disse que o aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento e que o aumento no número de usuários é importante para testar a capacidade do servidor e solucionar possíveis problemas técnicos que posam ocorrer. “Por isso é importante que tenhamos um número elevado de inscritos no Nambiquara e a partir daí fazer os ajustes necessários na sua operacionalização, inclusive no sistema de reconhecimento de palavras e expressões tipicamente locais”, afirmou.

Stamford explicou que o sistema funciona com decodificação de mensagens de texto em mensagens de voz e vice-versa. Ao ligar para uma pizzaria, por exemplo, a ligação será encaminhada para um servidor, onde está rodando o software. É esse programa que vai interpretar cada palavra da mensagem e substituí-la por arquivos de voz do seu banco de dados e enviar essa mensagem de voz para o atendimento da pizzaria. Da mesma maneira o atendente da pizzaria poderá responder a ligação e o software vai fazer o caminho inverso, ou seja, interpretar as palavras do atendente e codificando-as em mensagem de texto.

Durante a primeira etapa, 621 smartphones foram distribuídos a jovens de todas as regiões do Estado, a partir da articulação feita pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) junto a prefeituras, associações e conselhos municipais de pessoas com deficiência, entre outras instituições, para que os surdos participassem como voluntários. A Sead também participou da seleção dos beneficiados e da capacitação deles para o uso da tecnologia. Na época, os alunos de escola pública tiveram prioridade.

Três assaltantes morrem após troca de tiros com a CIOSAC em Altinho-PE



Após a subseção de informações da CIOSAC receber denúncia que havia ocorrido um assalto a um comerciante na cidade de Cachoeirinha, uma equipe foi enviada para tentar localizar os meliantes, enquanto a ROCAM do 15º BPM e guarnições das cidades de Cachoeirinha e Altinho realizavam cerco nas estradas. 

Ao chegar à estrada vicinal que dá acesso às cidades de Cachoeirinha e Altinho, mais precisamente no Sítio Pontos, zona rural de Altinho, a equipe da CIOSAC se deparou com o veículo suspeito. Foi verbalizado pelo policiamento para que o carro parasse, porém, os suspeitos tentaram se evadir, efetuando disparos contra a viatura, perfurando a porta dianteira da mesma; sendo os disparos revidados pela equipe. 

No local, foram localizados três feridos: Jorgevaldo da Silva, natural de Branquinha-AL; Delmiro Manoel Almeida, natural de São José da Lage-AL e Paulo Sérgio de Lima Santos, natural de Maceió-AL, os quais foram imediatamente socorridos ao hospital da cidade de Altinho, não resistindo aos ferimentos, vindo a falecer. Um quarto elemento não identificado, conseguiu se evadir, adentrando no mato.

Foram apreendidos 01 (um) veículo Logus, cor preta; 02 (dois) revólveres cal.38, marca Taurus, com 8 (oito) munições deflagradas e 03 (três) pinadas; 06 (seis) celulares; R$ 66,00 (sessenta e seis reais) em espécie; 01 (uma) touca ninja; 01 (uma) peruca e vários cartões de crédito e documentos.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Cupira, para as providências cabíveis.

Seção de Comunicação - CIOSAC

INSCRIÇÕES PARA O SISU ESTÃO TERMINANDO... Acesse o site!!



Terminam nesta sexta-feira (10) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos têm até as 22h59 (horário de Pernambuco e até as 23h59 nos estados que aderiram ao horário de verão) para fazer a inscrição ou para mudar a opção de curso no site do sistema. Na reta final, especialistas dão dicas de como aproveitar melhor o sistema. É importante escolher um curso com o qual se tenha afinidade para não correr o risco de abandoná-lo. Uma vez que cada candidato pode fazer até duas opções de curso, é preciso usar bem as duas opções, escolhendo o que realmente gostaria de cursar.

“Considerando a experiência do ano passado, nas horas finais os estudantes vão buscar as últimas oportunidades. Muitos chegam a um ponto em que tentam qualquer coisa, já que não estão conseguindo nota suficiente para cursar o que querem. Isso é muito ruim, o estudante vai ocupar uma vaga para daqui a um ou dois semestres abandonar o curso”, diz Marcelo Freire, professor de língua portuguesa do curso pré-vestibular Alub, em Brasília. “Aproveitem o momento. São muitas instituições, ainda dá tempo de buscar um curso com o qual se tenha afinidade”, aconselha.

Nesta edição, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Ao longo do período de inscrições, o Ministério da Educação (MEC) divulga a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos.

Com base nessas informações, o estudante pode ter uma noção das chances que tem. Aqueles que estão acompanhando as divulgações, que fizeram a inscrição no início do processo, segundo Freire, terão mais segurança para fazer as escolhas finais. No entanto, para quem está entrando nesta sexta-feira no sistema e não quer um curso específico, a dica de Freire é “não tentar o limite do limite, cursos que o estudante perceba que está dentro por muito pouco, pois ele pode ter uma surpresa desagradável”.

Para saber mais: NE10
Fonte: Agência Brasil 


Se a escolha for técnica, o candidato do governador é Tadeu Alencar ou Paulo Câmara

Desconhecido da população, Paulo Câmara tem aprovação interna do partido

O Jornal do Commercio registra que os dois nomes mais cotados para ser o candidato a governador apoiado por Eduardo Campos são Tadeu Alencar e Paulo Câmara, Secretários da Casa Civil e da Fazenda, respectivamente.

Com isto, a opção Fernando Bezerra Coelho iria para o senado, e Raul Henry comporia a chapa na vice. Tem a se resolver a situação de Jarbas, que pensa na sua reeleição.

Alguns nomes no jogo teriam outras funções eleitorais. João Lyra asseguraria a continuidade do governo. Sua filha Raquel Lyra busca voltar a ALEPE, e pode ser um nome tratado para a prefeitura de Caruaru. Rands é um dos principais assessores para a campanha presidencial, assim como Figueira na saúde. Ambos poderiam assumir uma campanha de deputado federal, se se interessarem. Danilo Cabral já tem mandato em Brasília, e vai em busca da reeleição.

Duas situações podem apontar para o perfil técnico de Tadeu e Paulo Câmara. Uma pesquisa apontaria que o eleitorado quer mais especialistas que políticos, e a aproximação com o governador, sendo duas figuras de extrema confiança.

Sistema de Ensino Positivo é no Colégio Santa Joana D'Arc

Há mais de 30 anos, a Editora Positivo compartilhando a vocação educacional.



Na área de Sistemas de Ensino, a Editora Positivo é responsável por dois sistemas educacionais, o Sistema Positivo de Ensino voltado à rede particular de ensino e o Sistema de Ensino Aprende Brasil que atende a rede pública de educação.

O Colégio Santa Joana D'Arc de Garanhuns se integra a rede de ensino com a qualidade Positivo, reconhecida em todo o Brasil e que mostrado resultados aprovados por todos os alunos e a comunidade escolar.

No segmento de Livros e Periódicos, a Editora Positivo edita e publica livros didáticos, paradidáticos, obras de formação do professor e de literatura infanto-juvenil, voltadas para escolas privadas e públicas em todo o país, além de obras de referência, incluindo a família de produtos Aurélio - o mais importante dicionário da Língua Portuguesa no Brasil.

Na base de produção intelectual está um dos principais diferenciais da Editora Positivo: um centro de pesquisas pedagógicas, onde trabalham, em tempo integral, cerca de 200 profissionais entre pesquisadores, editores, autores e professores de diferentes áreas de conhecimento, que elaboram, desenvolvem e analisam todas as obras."

Para saber mais acesse: www.editorapositivo.com.br.



AGRESTE VIOLENTO: Novas informações policiais



Policiais civis da 2ª Delegacia de Garanhuns apreenderam por volta do meio dia desta quinta-feira (9), três veículos, sendo dois Golf’s e um Jetta, que segundo a polícia, haviam participado de um racha na cidade de Garanhuns, no mês de Dezembro – 2013, cujo vídeo vocês vêem em postagem abaixo e que foi publicado pela primeira vez no Blog Agreste Violento, em 30 de dezembro. Agora o caso ganha nova repercussão pela ação policial.

De acordo com o Delegado Dr. Edmilson Batista, após o mesmo tomar conhecimento de uma colisão que ocasionou a quebra de um muro na Av. Rui Barbosa, bairro de Heliópolis em Garanhuns, tendo sido o acidente filmado por um dos ocupantes do veículo e o vídeo publicado em redes sociais, blogs e sites da cidade, instaurou inquérito para apurar o fato. Policiais civis realizaram diligências e identificaram todas as pessoas presentes que estavam envolvidas no vídeo como também os veículos.

Para saber mais, inclusive com novas imagens: AGRESTE VIOLENTO


Na realização do sonho da CASA PRÓPRIA, surge um novo bairro em Garanhuns!

foto: Blog do Carlos Eugênio

O SONHO DA CASA PRÓPRIA: Quando rodava o pião no Programa de Sílvio Santos, aquela música de suspense atingia diretamente milhões de brasileiros. Nas telesenas do SBT, o prêmio sempre encantava a quem estava na frente da TV: Uma casa.

Há 20, 30 anos, era um sonho distante. Os governos buscavam através de programas ou até bancos próprios financiar, como o falecido BNH, mas na prática, este sonho sempre esteve mais para pesadelo.

Hoje em dia, nas propagandas da Caixa Econômica sempre se enaltece, até como obrigação constitucional, que as pessoas podem adquirir suas casas. Mas não é simples! Tem os feirões. Incentivos à construção. Compras de casas novas e usadas... Mas ainda é uma realidade distante para muita gente!

Agora, programas como o MINHA CASA MINHA VIDA, mudam a história, há um aporte que ajuda na compra. Há também o incentivo à iniciativa privada na construção de conglomerados habitacionais! E o momento que Garanhuns viverá nesta sexta-feira, dia 10, às 10h da manhã, é uma realidade, talvez maior e melhor que o sonho de muita gente. Praticamente um bairro inteiro ganhará vida. Mais de uma centena de prédios, cada um com quatro apartamentos, que serão entregues às famílias. 496, para ser mais exato.

Não é de graça, como algumas pessoas estão pensando. Não! É um financiamento junto à Caixa. As pessoas se inscreveram, passaram por um processo de investigação cadastral e depois foram chamadas. Os apartamentos foram sorteados. 

Recebi o convite da prefeitura e outro da Caixa Econômica, mas um outro me encheu de alegria. Andrezza Brasileiro, técnica em enfermagem com quem trabalhei há alguns anos, disse-me que gostaria de contar com os amigos quando ela recebesse sua chave e entrasse em sua casa. Fez questão de me convidar pessoalmente. Vejam só, é esta alegria que os números não mostram, de quem está realizando um sonho, para muitos o maior de suas vidas e pelo qual esperaram anos. 

Os prédios são bem feitos, e esperaram bastante para serem entregues, já que estavam prontos há alguns meses, mas alguns detalhes na infraestrutura do projeto postergou este momento. Mas que está chegando como os primeiros raios de sol de 2014, mostrando que a vida promete ser bem melhor pra muita gente!

Presidente da Associação dos Ex-Alunos do Diocesano presta homenagem a MAURO LIMA


Nos idos de 1950, fui colega, no Colégio XV de Novembro de Antônio Lima, uma das figuras mais engraçadas que conheci, e que logo cedo partiu. Minha mãe “Maria do Amparo” (viúva do saudoso Epitácio Pedrosa) muito amiga de Ana Lima (viúva do saudoso Paulo Gervais Veloso), convidada por ela, foi fazer um curso na APAE, em Recife, custeado pelo Lions Club, e voltou, onde juntas foram fundadoras da APAE (Associação de Pais de Alunos Excepcionais) Garanhuns. E muito contribuíram para a nossa querida cidade, cuidando das crianças especiais, com muita dedicação, amor e carinho. 

Em seguida conheci as irmãs Maria do Carmo e Aline; na sequência Pedro, João, Hélio e Dea, que já partiram, depois conheci, através de minha mãe: Diva, Rosa e Ana. E tive também o prazer de conhecer um dos irmãos mais velhos, Mauro Lima, fotógrafo, comerciante, político, tabelião público, hoteleiro e benfeitor.

Mauro Lima, um empreendedor nato, incansável, determinado, que e sempre lutou pelas causas que abraçavam o bem comum. Foi Governador do Lions, e todas as funções que assumiu, ele naturalmente carimbava a sua marca: alegria no coração, simplicidade e perseverança. 

A Associação dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano de Garanhuns está de luto, o Lions Club está de luto e principalmente a nossa querida Garanhuns está de luto, pois, Mauro Lima fez história na cidade, que com certeza com a sua partida ficou mais pobre.

Nossos encontros e despedidas eram sempre repletos de animação. A alegria da família Lima é contagiante e sempre presentes. Como amigo da família, as vezes, sou convidado para algumas comemorações, e nelas transbordam-se a criatividade e a energia positiva, por estarem todos juntos. É admirável. 

Ultimamente, não tenho tido tantos contatos como gostaria, e a última vez que estivemos reunidos foi na partida de Pedro. E, no seu velório, senti a sensação de perda, mas quando ela chega, chega... E, um dia... Também iremos.

“Não chores nas despedidas, pois elas constituem formalidades obrigatórias para que se possa viver uma das mais singulares emoções: O reencontro” Richard Bach;

Mauro Lima, até um dia

Thompson de Andrade Pedrosa
Associação dos Ex-Alunos do COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS.
Presidente

VEJA O VÍDEO: Polícia usa YOUTUBE para identificar carros de PEGA em Garanhuns



A Polícia Civil abriu inquérito para investigar um suposto 'pega' entre três carros pelas ruas de Garanhuns, no Agreste pernambucano. Nesta quinta-feira (9), foram apreendidos os veículos que participaram da corrida, realizada no fim do ano passado. Os ocupantes e os automóveis foram identificados com a ajuda de um vídeo, postado na internet.

No vídeo, um ocupante de um dos veículos diz: "Mete um 'S', que eu passei direto um dia desse e perdi três pneu" (sic), indicando outras possíveis competições ilegais. Ainda de acordo com o delegado, os carros passarão por perícia que deve identificar se foram modificados mecanicamente para a corrida.

VEJA O VIDEO: As imagens estão disponíveis na web (veja).

PARA SABER MAIS... G1 GLOBO


POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.