GOVERNO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG DO RONALDO CESAR

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG DO RONALDO CESAR

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

EMPREGO EM GARANHUNS: Prefeitura contrata 125 profissionais. Edital já está disponível.



A Secretaria de Assistência Social abriu hoje (5), por meio de edital, a seleção pública simplificada para a contratação temporária de 125 profissionais para atuarem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidade de Acolhimento Municipal, Centro Pop, Unidade Administrativa da secretaria e ACESSUAS. 

Os candidatos podem se inscrever gratuitamente até o dia 17 de fevereiro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h – nas sextas-feiras das 8h às 13h – na Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo, na Av. Caruaru, S/N, bairro Heliópolis.

A seleção pública será realizada para atender à situação de excepcional interesse público da pasta e os contratos terão validade de dois anos, prorrogáveis por igual período. O Aviso de Edital e a Portaria que o instituiu foram publicados na edição desta quarta-feira, 05 de fevereiro, do Diário Oficial do Município e podem ser acessadas através do endereço: 
O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns (www.garanhuns.pe.gov.br).

JARBAS DESISTE da reeleição ao senado e indica RAUL HENRY para VICE



O senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) anunciou através de nota oficial, que desistiu de disputar a reeleição. O senador justificou que era a hora de ajudar na renovação dos quadros políticos, em sintonia com a proposta de uma nova política defendida pelo socialista.

Com sua “desistência” da chapa majoritária, o PMDB indicou o nome do deputado federal Raul Henry para a vaga de vice-governador na chapa governista.

Na nota, o ex-governador e ex-prefeito do Recife avisa que não abandonará a vida pública, embora esteja na prática aposentando-se do senado. (Blog do Jamildo)
.
AGORA COMIGO: Já havíamos adiantado esta possibilidade aqui no blog há algumas semanas, inclusive com afirmando que Jarbas poderia não disputar nem o mandato de deputado federal. 

Em um ato mais ideológico que eleitoral, o senador deixa a política como o craque que se aposenta no auge, mesmo perdendo a última eleição para o governador Eduardo Campos, com quem se aliou recentemente. Seria um contrassenso Jarbas na chapa socialista, depois de tantos anos em lados contrários no estado, e mais, indo contra o discurso da nova política e renovação de lideranças, que será o mote da campanha no estado e do candidato a presidente. Assim, com Raul Henry, a chapa ao executivo fica jovem e leve. 

Resta saber como vai ficar a chapa. Se Fernando Bezerra aceitar o senado, o candidato a governador deve ser mesmo Tadeu Alencar. Caso o candidato seja FBC pode ser que o candidato ao senado venha de outro partido aliado, mas o nome mais forte era mesmo o de Jarbas, para esta estratégia defendida pelo ex-ministro, que aliás, estará em Garanhuns nesta quinta-feira. Vamos ouvir pessoalmente de Fernando Bezerra as suas considerações sobre a atual conjuntura dentro da legenda socialista.

EMPREGO EM GARANHUNS: Secretaria da Criança e da Juventude abre seleção simplificada para contratação de 36 profissionais



A Secretaria da Criança e da Juventude torna pública a seleção simplificada para a contratação temporária de 36 profissionais de níveis técnico, médio e superior que irão desenvolver atividades no Sistema Protetivo da instituição. As inscrições são gratuitas e realizadas de forma presencial até 14 de fevereiro no horário das 8h às 12h na sede da Secretaria, situada na Av. Cruz Cabugá, nº 1211, Santo Amaro.

Serão selecionados (4) Técnicos em Gestão Social, (2) Advogados, (3) Assistentes Sociais, (3) Enfermeiros, (1) Farmacêutico, (1) Fisioterapeuta , (3) Psicólogos, (4) Pedagogos, (3) Técnicos em Enfermagem e (12) Educadores Sociais. Os profissionais irão atuar em unidades no Recife, Região Metropolitana e Garanhuns.

A seleção será por meio de avaliação curricular e a vigência dos contratos será de 24 meses, prorrogáveis por igual período, até o prazo máximo de seus anos. Todas as informações relativas ao certame foram publicadas na edição desta quinta-feira, 30 de janeiro, do Diário Oficial do Estado sob a Portaria Conjunta SAD/SCJ nº009.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE GARANHUNS



A Prefeitura de Garanhuns por meio da Secretaria de Administração, divulgou hoje (05), o calendário de pagamentos do quadro de servidores municipais, referente ao ano corrente. O pagamento acontecerá nos últimos dias úteis de cada mês. 

Profissionais da saúde participam de curso sobre saúde mental

Segue até o próximo dia 12 de fevereiro, em Garanhuns, o curso de saúde mental com a temática “Caminhos do Cuidar: crack, álcool e outras drogas”. O curso é uma parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal. Os profissionais, vinculados à Secretaria de Saúde, participam das instruções no prédio da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), localizado na Avenida Caruaru, bairro Heliópolis. 

Cerca de 240 alunos, distribuídos em seis turmas, entre eles, agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, estão tendo aulas desde o dia nove de janeiro deste ano. O objetivo do curso, que possui carga horária de 40 horas, é de contribuir para a formação desses profissionais, que trabalham diariamente com a população, ampliando as possibilidades de atuação no acolhimento e escuta embasando suas práticas de cuidado em saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas.

Professores da AESGA agora com internet em sala de aula



Agora, todos os professores da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA terão total acesso à internet em todas as salas de aula da Instituição. A Ação é resultado de uma série de melhorias e ajustes ao novo Sistema Acadêmico, implantado no último mês de janeiro.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da Autarquia, Rafael Sampaio, o acesso pode ser realizado mediante o cadastro do computador ou tablet do docente. “Além de facilitar o acesso ao Sistema Acadêmico, explanações e pesquisas em sala de aula vão ficar mais dinâmicas”, destacou.

Armando convida PDT para compor chapa em Pernambuco‏

O senador Armando Monteiro, presidente do PTB de Pernambuco, esteve nesta terça-feira (4) em Brasília, na sede do PDT nacional, para uma reunião com o presidente do partido, Carlos Lupi.

Armando foi ao encontro de Lupi oficializar o convite para que o PDT integre a chapa majoritária com o PTB nas eleições deste ano no Estado. No encontro, não se discutiu posição na chapa ou nomes que possam vir a ocupá-la. Essa discussão será feita mais adiante, com o conjunto de partidos aliados.

Segundo Armando, o convite foi feito porque o PDT é um aliado importante da presidente Dilma Rousseff (PT) no plano nacional e tem uma longa história de participação na vida política do Brasil. Além disso, o senador mantém laços antigos com o PDT, ao qual seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho, foi filiado durante anos, período em que construiu fortes vínculos com seu fundador, o ex-governador Leonel Brizola (1922-2004).

Carlos Lupi adiantou que discutirá o assunto com os dirigentes do PDT em Pernambuco e ressaltou a importância do fortalecimento do partido no Estado nas próximas eleições. “É importante o partido crescer e darmos visibilidade à legenda. Precisamos eleger um maior número de deputados. Tudo que for feito virá do debate”, concluiu.

Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

Garanhuns com mídia negativa. Agora foi o Alto do Magano

Parece que setores da imprensa estão ficando mais críticos com a administração municipal de Garanhuns. Mais de um ano depois, os problemas cotidianos da cidade estão ganhando cada vez mais destaques. Trânsito, saúde, turismo, segurança, entre outros segmentos, estão ganhando enfoques de jornais, blogs, rádios e TV´s de forma negativa. É que mais 25% do governo já passou, e uma espécie de trégua (até longeva) para que resultados fossem mostrados à população parece que está chegando ao final. Tudo isto repercute nas mídias sociais.

A TV Asa Branca tem mostrado falhas, como na semana passada quando esteve na Cohab 3. O buraco da Rua Buenos Aires teve repercussão regional. Obras paradas (creches e posto de saúde) também já foram para a TV. O próprio prefeito cobrou dos secretários mais agilidade, e é bem verdade que somente a comunicação não tem como criar a imagem da administração, pois a própria mídia faz também sua pauta pelo que chega a ela, através da sociedade.

A TV Jornal relatou o abandono do Cristo do Magano, e a secretária de turismo, Gerlane Melo e o diretor da peça Jesus Alegria dos Homens, Fernando Lima, foram ouvidos. 

Vejam a reportagem da Tv Jornal.


Miguel, o filho do governador, e as tulipas - Por Sílvia Bessa


Independentemente das questões partidárias (não, não tenho candidato a presidente, vou logo dizendo), acho que Miguel chegou no momento e no país certo - digo parafraseando o irmão dele falando que Miguel veio para a família certa. Porque avivará um debate necessário para o Brasil. Faço, portanto, questão de dizer: Bem-vindo, Miguel. E que seja feliz. 

A sensação de saber que se vai ganhar ou ganhou um bebê especial, por vezes, é igualzinha àquela que li na descrição de um texto anos atrás: é como se você tivesse planejado conhecer a Itália com amigos, comprado dezenas de guias de viagens, feito roteiro turístico para andar de gôndolas em Veneza ou ver o Coliseu e, quando desce do avião, alguém lhe diz “Bem vindo à Holanda”. Rapaz, como assim, estamos na Holanda? Os amigos foram para a Itália...Você olha para o lado e tudo é novo e diferente do planejado. Aí você vai em frente e, ao longo do caminho, você descobre: A Holanda tem dezenas de tulipas. Minha nossa, elas são lindíssimas! Então, começa a admirá-las progressivamente. Com o tempo, passei a prestar mais atenção e amar dez vezes mais as tulipas. E elas são mesmo lindíssimas, posso dizer. 

Tenho pensado nas tulipas nesses dias, desde que li notícia sobre o nascimento de Miguel, o quinto filho do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com a sua mulher, Renata, que tem Síndrome de Down. Pela nota do governador e felicidade vista na foto dos irmãos juntos, nota-se que eles já estão curtindo a tulipa da casa deles - sobrepondo momento naturalmente delicado de incertezas e inseguranças que cerca os pais/familiares de crianças especiais. 

Silvia BessaPelo tanto de amigas e amigos que tenho com filhos e filhas, netos e sobrinhos especiais, voltei algumas vezes ao tema e cheguei à conclusão: é inexorável que a chegada de Miguel venha a ampliar a visão de gestores sobre pessoas com necessidades especiais. Que direitos de pessoas especiais ganhem mais força na agenda presidencial e, sobretudo, na campanha presidencial, na qual está o governador Eduardo Campos. É inexorável que eu pense, e deseje sempre além, que a chegada de Miguel faça com que políticos influentes como Eduardo passem a admirar as tulipas e passem a cuidar melhor delas. 

Sílvia Bessa é Jornalista.. Saiba mais conhecendo seu facebook.
.

Para esquecer o beijo gay que ficou na história das novelas

Novela nova, vida nova! Daqui a pouco ninguém fala mais no beijo gay, assim como não fala mais de Carminha e Odete Roitmann. Mas o Vídeo Show vai ficar lembrando que a primeira telenovela (da Globo) que teve dois homens se beijando foi Amor à Vida. Entrou para a história dos folhetins. 

Alguém pode lembrar que outros programas na própria Globo e outros canais já haviam mostrado cenas muito mais polêmicas, mas não no último capítulo de uma novela das 21h.

E aí, nosso e-leitor gostou? Perguntamos na enquete.

Os primeiros votos mostravam um equilíbro, mas depois aos poucos e à medida que esfriava o clima da novela, as pessoas que desaprovaram foi virando maioria, mas nunca absoluta. 

Foram 247 votos, com 143 (57%) e-leitores desaprovando. 103 (43%) pessoas gostaram.

The End.

COPA DO MUNDO: Você é contra ou a favor das manifestações?



Estamos perguntando aqui no blog se nossos e-leitores concordam que hajam manifestações durante o período da Copa do Mundo, quando o universo estará de olho no Brasil. Sintetizamos em duas opções os diversos argumentos para ambos os lados. Quem é a favor, basicamente, protesta contra a corrupção e quer a resolução dos problemas sociais do país, e querr aproveitar a visibilidade que a Copa oferece para mostrar ao mundo nossos problemas. Quem é contra, não quer arranhar a imagem do país lá fora, quer que o mundo conheça este país maravilhoso, e se apaixone! Vindo conhecer o que temos para oferecer. Além disso, há muita gente que acha que tem interesses políticos por trás, e ainda a questão da violência descabida.

Temos duas situações no início que mostra a força do anonimato. Na enquete, onde as pessoas não se identificam, quase 70% neste momento são favoráveis às manifestações. No facebook, onde também abrimos este debate, nenhum comentário até agora defende as manifestações. Todos acham que a época das manifestações, ou era para acontecer antes de ser anunciado, para evitar a Copa no Brasil, ou depois da copa, que tenha impacto na eleição.

Fico com a impressão que as manifestações só acontecerão se forem anônimas, como está se mostrando por aqui. Voltaremos ao tema no final da sondagem.

Eduardo Campos comenta o lançamento das diretrizes do plano de governo da aliança PSB / Rede

Trago do facebook do governador Eduardo Campos, que está em plena (pré)-campanha para a Presidência da República.



Hoje foi um dia muito importante na caminhada que estamos fazendo rumo a um Brasil melhor. Esta manhã, na Câmara dos Deputados, eu e Marina Silva apresentamos as diretrizes do plano de governo da aliança programática PSB / Rede. Ao entregarmos este documento à sociedade, nós damos um passo adiante no compromisso de construirmos uma nova política, que se pauta pela reunião de alternativas, projetos e soluções, e não em torno de cargos, partidos ou coligações.

Mas o nosso trabalho está só começando. Com estas diretrizes, vamos aprofundar ainda mais o debate em torno do Brasil, em eventos regionais que acontecerão nas próximas semanas. E, também com elas, vamos conquistar cada vez mais brasileiros para o nosso lado. São estudantes, donas de casa, intelectuais, trabalhadores, que estão cansados do velho pacto político que não tem mais nada de bom a oferecer e sonham em ver o Brasil ir adiante.

E faremos isso com ideias, sem raiva, sem rancor, sem desqualificar ninguém, mas também sem baixar o nível do debate político como os membros daquela velha política já mostraram que estão dispostos a fazer. Estamos prontos para debater nossos projetos e soluções com todos aqueles que querem o crescimento do Brasil, pois sabemos que o Brasil que tanto sonhamos será construído não com tempo de televisão, não com coligações que só interessam aos próprios partidos, mas sim com ideias. E é isto que estamos, hoje, entregando à sociedade: um projeto de País. 

Confiram o documento na íntegra: http://mudan.do/1lyUeCE

Programação de Randolph em Garanhuns e Bom Conselho


O senador pelo Amapá, embora garanhuense de nascimento, e pré-candidato a Presidente da República, Randolph Rodrigues, estará na cidade no próximo sábado, dia 08, fazendo visitas, debatendo assuntos de importância nacional e concedendo entrevistas.

Às 10h o senador concede entrevista coletiva às emissoras de rádio, no auditório da Câmara Municipal. (Participação das quatro emissoras de Rádio (Marano, Jornal, Sete Colinas e Monte Sinai). Sendo transmitido pela Rádio Monte Sinai. Duração máxima de 30 minutos para Perguntas e Respostas. Contendo 1 pergunta de no máximo 1 minuto para cada emissora de Rádio);A abertura será feita pelo presidente do PSOL em Garanhuns, Paulo Camelo, que entregará uma pauta de reivindicação a Randolph, contendo:

- Implantação da Duplicação da BR 423 trecho São Caetano para Garanhuns
- Implantação da CODEVAM (Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio Mundaú), incluindo os Estados de Pernambuco e Alagoas, cuja nascente do Rio Mundaú, se localiza em Garanhuns e deságua na Lagoa do Mundaú em Maceió/AL. Órgão vinculado ao Ministério da Integração, a exemplo da CODEVASF;
- Ampliação e modernização do Aeroporto de Garanhuns; 
- Análise imparcial e técnica a cargo do Ministério da Educação, visando o funcionamento da FAMEG (Faculdade de Medicina de Garanhuns);
- Estimular a discussão no interior da comunidade acadêmica relativa a absorção dos cursos da AESGA pelas Universidades Federais de Pernambuco
- Implantação do IML (Instituto de Medicina Legal) 

Segunda Etapa: Participação dos bloguistas e jornalistas, incluindo representantes das demais cidades (Bom Conselho, Caruaru, Maceió e Recife) com direito a 1 pergunta de no máximo 1 minuto. Serão convidados o Presidente da CDL, o Prefeito e o Presidente da Câmara dos Vereadores para fazer alguma pergunta seguindo o mesmo critério. Duração máxima de 1 hora e 30 minutos; 

EM TEMPO: Os jornalistas Jamildo e Magno Martins, terão a oportunidade de entrevistar o Senador para divulgação da atividade no Recife e para o Estado de Pernambuco.

Às 12 horas, visita, tempo máximo de 30 minutos, as dependências da FAMEG e breve argumentação dos membros da Comissão que luta pelo funcionamento daquela instituição de ensino superior;

Viagem para Bom Conselho, às 13:30 horas; 

Do diretório local do PSOL

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.