domingo, 9 de fevereiro de 2014

ENQUETE: Maioria anônima aprova manifestações durante a Copa


Fizemos uma enquete aqui no blog e perguntamos no facebook sobre as manifestações durante a Copa do Mundo, e notamos algo interessante. Aqui, onde o voto não é identificado, tivemos uma ampla maioria aprovando as queixas para o mundo ver. No facebook, onde nossos seguidores são identificados, a resposta foi diferente, ou seja, havendo anonimato, as pessoas querem ver o povo nas ruas. Porém estes anônimos não dão sua opinião abertamente.

Vamos ao resultado:

Quanto às manifestações na Copa do Mundo, você...

Sou a favor. Vamos escancarar a corrupção e os problemas sociais do país. 149 (64%)
Sou contra. O mundo precisa conhecer este país maravilhoso. Vamos aproveitar o mega evento. 81 (35%)

Os 50 Anos de Pedro Falcão




 


Este domingo está deixando menos jovem um dos mais reconhecidos gestores da educaçãod e Garanhuns: Pedro Henrique de Barros Falcão. Casado com Etiane e pai de Larissa, Letícia e Lorena. Pedro está completando 50 anos, de rombo.

Professor de Biologia e brigando com os neurônios para terminar sua tese de doutorado, Pedro Falcão tem muitas amizades, justamente pelo seu jeito simples e companheiro. É assim na Reitoria ou na Serra da Galega.

Depois que deixou a direção da UPE Garanhuns foi convidado a assumir a Pró-Reitoria da Administração da Universidade de Pernambuco, após um reconhecido trabalho de interiorização da instituição, onde Garanhuns assumiu a responsabilidade dos Campus Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru. Hoje, Pedro é um dos nomes mais cotados para a disputa da própria reitoria da UPE. A eleição acontece este ano.

Mas tem muita gente que torce que Pedro Falcão troque a educação da UPE pela política, em uma renovação dos políticos regionais. 

Independente de UPE ou política, quem faz 50 anos é o cara boa gente, rodeado de amigos e com planos para fazer a vida de todos melhor, uma usina de ideias. Quem conhece Pedro, sabe do que falamos.

Abraço, meu amigo! Deus o conserve assim, com saúde, paz e equilíbro!

Em nome da minha família.

Ivo Amaral - 80 Anos - Uma semana de homenagens!


Dizem que a semana começa no domingo, é o que há de oficial, inclusive religiosamente falando, pois o Criador descansou no sétimo dia, no sábado. Para os trabalhadores, a semana começa na segunda-feira, voltando de um final de semana de descanso. 

Vamos utilizar a primeira definição, pois a vida do homenageado é uma bênção de Deus, então vamos seguir a doutrina. Ivo Amaral, 80 anos de uma vida que mudou a história de Garanhuns.

Nascido em Lajedo, em 13/02/1934, Ivo Tinô do Amaral foi vereador e prefeito de Garanhuns, além de ser deputado, e de suas gestões tivemos talvez as duas maiores decisões da nossa história recente, que mudaram a vida cotidiana, cultural e econômica do município: O Relógio das Flores e o Festival de Inverno de Garanhuns.

O primeiro virou nosso cartão postal, a imagem mais levada de nossa cidade para o mundo. É a imagem de Garanhuns. Diariamente dezenas (ou centenas) de fotos são tiradas. E nós que já pudemos conferir o Relógio de Petrópolis, no Rio de Janeiro, podemos afirmar com convicção que se trata do mais belo relógio neste estilo do país, principalmente depois que Marcos Cardoso descreveu críticas ao cuidado com o de Curitiba, no Paraná.

E o que dizer do Festival de Inverno? Garanhuns pode ser dividida entre o antes e o depois deste mega evento de dimensões espetaculares, de qualidade inigualável no Nordeste, quiçá do Brasil, que abrange praticamente todas as linguagens culturais e atrai turistas de vários lugares do país. 

O Festival é a nossa alta estação, é o nosso orgulho, e devemos reconhecer o primeiro investimento, a criação, a concepção e a ousadia de investir em algo de qualidade quando as maiorias dos municípios dão suas receitas aos produtores de bandas que estão dilapidando o patrimônio público e a arte de raiz do Nordeste.

Ivo Amaral ainda faz política, mas parece que alcançou o patamar dos intocáveis, daqueles que estão acima de simples convicções ideológicas, e recebe o reconhecimento de todos os lados, tanto que o próprio governador Eduardo Campos o prestigiou, dando-lhe o honorífico de ser o homenageado do FIG 2014.

Ivo Amaral recebeu praticamente todos os governador em sua casa, desde quando começou a militar na política, mas não seria diferente, pois sempre reservou o bom trato aos amigos, mesmo adversários políticos, como já afirmou Ivan Rodrigues, e Zé Cardoso, antes de morrer, quando confidenciou ser amigo particular de Ivo Amaral.

Portanto, pela soma de qualidades, na vida pública e particular, onde sempre valorizou a família, sentimo-nos bem em poder dedicar espaço neste blog para reverenciar alguém tão importante na história de todos nós. Durante a semana, estaremos publicando textos de autoridades e amigos de seu Ivo, na certeza que nossos leitores estarão participando desta justa homenagem!

Diocese de Garanhuns retoma causa de beatificação e canonização de Dom Expedito Lopes



Dom Expedito Lopes
Nomeado pelo Bispo Dom Fernando Guimarães para dar continuidade ao processo de beatificação e canonização de Dom Expedito Lopes, o novo postulador da Causa, o Cônego José Mário de Medeiros esteve em Garanhuns no início desta semana para assumir as funções relativas ao Cargo e obter mais informações sobre o andamento do Processo, que atualmente está em sua fase final de análise na Congregação da Causa de Todos os Santos em Roma. 

De acordo com o Cônego, o Processo está bastante adiantado graças à determinação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora de Fátima de Garanhuns e da Vice-Postuladora, Irmã Cândida Araújo Corrêa, que fez um ótimo trabalho de levantamento e registro documental, inclusive com relatos de algumas intervenções atribuídas ao Bispo. “O meu antecessor Monsenhor Assis, um homem muito competente, foi nomeado postulador por Dom Irineu, no entanto, com a sua morte, houve uma baixa no andamento do Processo. Graças à dinâmica e atuação da Vice-Postuladora, Irmã Cândida Araújo, as atividades tiveram continuidade e o trabalho por ela realizado foi um trabalho fantástico, correspondem às exigências da Congregação da Causa dos Santos. Porém, é necessário que a Congregação me informe oficialmente o que está faltando para darmos andamento às ações do Processo muito bem instruído. Estou cheio de esperança”, afirmou o Postulador.

Nesta quinta-feira, 6, o Cônego finalizou uma carta, que será enviada à Congregação da Causa dos Santos para que a Instituição informe os detalhes do Processo e em que ponto foi finalizado, de forma que se possa avançar na Causa. “Para mim, Dom Expedito já é beato e já é santo, porque, ninguém vira santo em um minuto, nem na hora de um disparo de uma arma. A vida de Dom Expedito foi de uma santidade sem tamanho. Eu já conhecia muita coisa da sua vida e agora cresceu o entusiasmo e o interesse. Considero uma graça e um privilégio, não obstante minha vida ser muito sobrecarregada, em poder contribuir para que um dia a gente veja Dom Expedito receber as honras dos altares”, acrescentou.

Cônego José Mário e Ir. Cândida
Devido ao grande número de Processos em Roma e as dificuldades que cercam os trâmites, a gestora do Colégio Monsenhor Adelmar, que também é Missionária de Fátima, Irmã Joelma Pinto, pede o apoio, tanto das Dioceses do Nordeste, quanto da população e, principalmente da imprensa na divulgação das ações relativas ao processo.

Dom Francisco Expedito Lopes fez seus estudos iniciais em Sobral – CE e os estudos filosóficos em Fortaleza. Em Roma, estudou Teologia e foi ordenado sacerdote em 30 de outubro de 1938. Em junho de 1941, doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

De volta ao Brasil, serviu ao povo de Deus na Diocese de Sobral. Depois de 10 anos de padre foi sagrado bispo no dia 12 de dezembro de 1948, tendo como lema: Restaurar tudo em Cristo. Sagrado bispo, foi designado para a Diocese de Oeiras-PI, ali permanecendo por mais de cinco anos.

Transferido para Garanhuns, foi empossado no dia 10 de fevereiro de 1955. Dom Expedito foi o 5º Bispo da Diocese de Garanhuns e Fundador do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil.

Viveu a solicitude do Bom Pastor junto ao seu povo. Já naquele tempo preocupou-se com as crianças pobres fundando a Associação de Proteção dos Meninos e Meninas de Rua. Foi Pastor da Diocese de Garanhuns durante dois anos e seis meses e foi assassinado em 2 de julho de 1957.

Outro pedido ao prefeito Izaías Régis

Caro Ronaldo, 

Gostaria de acrescentar a esta solicitação da leitora ao prefeito (área para uso de patins), que estrutura da BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO PARQUE EUCLIDES DOURADO, está muito pequena para atender ao grande público de leitores e estudantes. 

As prateleiras de livros, a sala de informática e a recepção ocupa 80% do prédio, e os 20% do espaço restante fica para as mesas dos estudantes.

É necessário que seja realizado uma ampliação, ou no térreo, ou construindo mais um piso, a população aumentou, juntamente com o número de estudantes.

Além disso, a biblioteca necessita receber sempre novos exemplares para consulta dos leitores.

Investir em educação é fundamental, por isso os estudantes,e os apreciadores da leitura solicitam essa ampliação da biblioteca.

João Ferraz

Campeonato Pernambucano já começa na justiça! (ou na injustiça)

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Szveiter, determinou que a rodada de abertura do Campeonato Pernambucano 2014 aconteça neste final de semana. No entanto, o clássico Náutico x Sport, previsto para acontecer na segunda-feira, na Arena Pernambuco, está suspenso. "A nova data é uma decisão que cabe a FPF", declarou, lamentando que a situação do campeonato tenha sido levado para o tribunal. "Isso é ruim para qualquer competição", disse.

Sendo assim, os jogos que estavam previstos para o domingo estão mantidos: no Arruda, o Santa Cruz encara o Central, no estádio do Arruda, enquanto o Salgueiro enfrenta o Porto, no estádio Cornélio de Barros, no Sertão. O Clássico dos Clássicos não tem data definida.

A Federação Pernambucana de Futebol deve se reunir nesta segunda-feira para definir uma nova data. Assim, as estreias de Sport e Náutico devem acontecer na próxima quinta-feira. Os rubro-negros encaram o Salgueiro, enquanto os alvirrubros pegam o Central.

PARA SABER MAIS... Blog do Torcedor
.
AGORA COMIGO: O campeonato começou para os intermediários em dezembro. Agora, com a chegada dos três grandes, a tabela mudou três vezes. O Náutico chiou. O presidente da FPF deu uma declaração polêmica de que o alvirrubro estava com medo do Sport. O Santa também reclamou, ia jogar fora mesmo sendo o atual campeão. O bafafá terminou na justiça, pois o Náutico se sentiu prejudicado em já começar o torneio em uma segunda-feira num clássico contra o Sport na Arena. Foi a terceira tabela divulgada pela federação.

Ai ai... Pobre futebol de Pernambuco que não tem um calendário fácil e inteligente.

Já demos uma proposta aqui com as Copas do Sertão, Copa do Agreste e Copa Metropolitana. Os campeões se juntariam aos três grandes para a final do Pernambucano. Pronto. Os times do interior comemorariam campeonatos e teríamos um torneio estadual motivado. 

As copas movimentariam 24 clubes, com oito em cada zonal. Já enviamos esta proposta inclusive para a federação através da presidência do Sete de Setembro. Mas não obtivemos resposta.

Quanto à declaração do presidente da FPF sobre o Náutico, creio que um dirigente maior de uma federação não pode menosprezar um associado desta forma, não poderia ser nem o mais simples clube do interior, quanto mais um clube com a história do Náutico, que está somente buscando seus direitos, tanto é que foram validados pelo Tribunal de Justiça.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.