quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

OPORTUNIDADE de estágio no projeto Perpart Credtodos. Vagas para diversos municípios de Pernambuco



Em parceria com o Governo do Estado, o Instituto Euvaldo Lodi em Pernambuco (IEL/PE) está com 230 vagas abertas para estagiários interessados em atuar junto ao projeto Perpart CredTodos. As oportunidades, em sua maioria, são na capital e na Região Metropolitana, incluindo vagas de Ensino Médio (58) e Superior (8) espalhadas por 18 municípios.

Indo para o interior, a quantidade aumenta substancialmente. Ao todo, são 187 municípios contemplados, sendo as oportunidades distribuídas em 53 vagas na Zona da Mata, 68 no Agreste e 66 no Sertão. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, com horários a combinar. O programa oferece bolsa de R$ 200 para ensino médio e R$ 250 para superior, além de auxílio transporte aos beneficiários.

As vagas para universitários são voltadas a graduandos em administração entre o 1º e o 6º período de faculdade, para auxiliar na execução de visitas informativas, desenvolvimento de processos e apuração de informações. Para as vagas de ensino médio, as vagas são para estudantes do 1º e 2º ano, com trabalho é voltado para ações gerais de escritório, como produção de eventos e apoio na divulgação de produtos e no atendimento de empresas. O programa oferece bolsa e auxílio transporte aos beneficiários.

Trabalhando com estagiários desde 2009, a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), uma sociedade de economia mista sob governança da Secretaria de Administração do Estado (SAD), tem o objetivo social de facilitar o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia. Em parceria com o Banco do Nordeste, vem experimentando êxitos no trabalho com profissionais em formação. O intuito do apoio é incentivar o estágio como ato educativo escolar supervisionado, visando a preparação para o trabalho produtivo dos beneficiários.

Para se inscrever, o estudante deve estar cadastrado no Site do Estágio do IEL (www.sitedoestagio.com.br/pe) e encaminhar currículo para o endereço currículos@ielpe.org.br. Mais informações através das unidades do IEL no Recife, em Caruaru (atendimento Zona da Mata e Agreste) e Petrolina (atendimento no Sertão). Contatos: IEL Recife – 3334.7000 / ielpe@ielpe.org.br; IEL Caruaru - (81) 3722.7979 / caruaru@ielpe.org.br; e IEL Petrolina - (87) 3861.8433 / ielpetrolina@hotmail.com.

• Confira todas a distribuição de vagas disponíveis por municípios no link:

Armando inclui agentes de trânsito e guardas civis em cursos de qualificação


O senador Armando Monteiro (PTB) incluiu os agentes de trânsito e guardas civis municipais entre os beneficiários da bolsa-formação concedida no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O parecer foi apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e comunicado aos profissionais do setor em reunião no gabinete do senador pernambucano, em Brasília, nesta quarta-feira (12). 

Armando é relator do PLC 92/2013 que dispõe sobre a matéria. Com a medida, o senador amplia e intensifica o alcance do programa e atende a uma demanda antiga da categoria. Ele argumenta que esses trabalhadores também são importantes para a segurança pública, pois, durante o exercício do trabalho de fiscalização nas ruas se deparam com diferentes problemas e risco pessoal, como sequestro relâmpago, porte ilegal de armas, veículos roubados, entre outros.

Hoje, o Pronasci oferece bolsas de estudos para que policiais e bombeiros, dentre outros, possam estudar e se aprimorar. Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Pernambuco, Jair Fidélis, a decisão do senador ajudará a valorizar a categoria, que terá acesso a cursos de qualificação profissional. 

A matéria – que aguarda inclusão na pauta da CCJ para ser apreciada -, concilia duas vertentes da atuação parlamentar de Armando Monteiro: a qualificação profissional e a segurança pública. A expectativa do senador é de que o projeto seja aprovado com celeridade na Comissão.

Legenda da foto – Armando entrega projeto ao presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Pernambuco, Jair Fidélis, ao lado de guardas municipais

Crédito da foto: Ana Luiza Sousa/divulgação

Fernando Bezerra Coelho e os alunos do Projovem


O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, foi convidado pelo diretor do Sest/Senat de Petrolina, Marcílio Cavalcanti, para fazer uma saudação especial aos alunos do Projovem. A unidade é destaque nacional e, no ano passado, qualificou mais de 9.500 pessoas nas áreas de serviços, comércio e indústria.

"Esta é uma das demandas mais importantes que há hoje no Brasil. Precisamos capacitar mais e mais pessoas, para que esta geração possa ocupar os postos de trabalho que estão sendo abertos. Em Pernambuco avançamos muito nos últimos anos, mas sabemos que ainda temos um trabalho pela frente", disse Fernando Bezerra.

Ele visitou as instalações da unidade e aproveitou para cumprimentar alunos e professores de vários cursos. Os estudantes fizeram muitas perguntas ao ex-ministro, mas a principal curiosidade era com o futuro do Estado. "O que podemos esperar para os próximos 10 anos", questionou um aluno do curso de Espanhol. "Pernambuco vive um ciclo virtuoso. Estamos mudando nossa matriz econômica, nos transformando num estado industrial. Isto exige muita qualificação, mas traz melhores empregos, com mais qualidade e melhores salários", respondeu Fernando Bezerra.

CIOSAC e 9º BPM apreendem mais armas no Agreste Meridional


Após recebimento de informações repassadas pelo Disque-Denúncia, sobre comércio ilegal de armas de fogo na cidade de Calçado, a Subseção de informações da CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga) averiguou a denúncia e, ao constatar a veracidade do fato, uma equipe companhia, juntamente com uma guarnição daquele município, realizou uma Operação na manhã desta quarta-feira (12), onde foram aprendidas 06 armas de fogo. 

Na residência de José Josenildo Gomes Barbosa, 45 anos, conhecido popularmente como Zé Rita, foram encontrados 01 (um) revólver cal. 38, marca Taurus; 01 (uma) espingarda cal. 36, marca Boito; 01 (um) revólver cal. 32, marca Taurus e uma pequena quantidade de chumbo, pólvora e espoleta. Com o irmão do mesmo, José Juarez Gomes Barbosa, 38 anos, foram encontradas, no Posto em que o mesmo trabalha, 01 (uma) espingarda cal. 12, marca Boito, com 15 (quinze) munições; 01 (um) revólver cal. 38, marca Taurus, com 16 (dezesseis) munições e 01 (uma) espingarda cal. 20, marca CBC, com 15 (quinze) munições. 

Os imputados e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Garanhuns, para as providências legais cabíveis.

Jamesson assume prefeitura de São João nesta quarta-feira


Em ato solene na Câmara Municipal, o presidente da Casa Legislativa, vereador Jamesson Guilherme, foi empossado prefeito, atendendo ordem judicial, com a cassação do prefeito Genaldi Zumba pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Com a saída de Jamesson, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pierre Santiago, assume a presidência do Legislativo.O quadro fica assim até o próximo prefeito eleito em 06 de abril tomar posse, ou se Genaldi Zumba conseguir em Brasília reverter a decisão do TRE Pernambuco.

Fica a expectativa sobre as primeiras decisões do novo prefeito, já que ele faz parte da oposição ao prefeito cassado.

Ciência e Frevo se misturam em Troça Carnavalesca de Recife que vem a Garanhuns

"Com Ciência na Cabeça e o Frevo no pé" foi fundada pelo Espaço Ciência (maior museu interativo de ciência da América Latina) e por outros órgãos parceiros em 2006 e a cada ano faz um novo boneco gigante de um cientista que contribuiu significativamente em alguma área específica, sendo a primeira carnavalesca de ciência do Brasil. 

A troça tem feito 2 trajetos tradicionais em Olinda e em Recife desde a fundação, porém neste ano de 2014 ela pela primeira vez na história irá para o interior pernambucano através da articulação entre a coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional (PJU) e Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns com o Espaço Ciência, apoiados pela Secretaria de Cultura do município de Garanhuns e pela ADUFERPE.

O desfile contará com a participação dos bonecos do Bloco de Zé Puluca (oriundo da cidade de Bom Conselho).

O trajeto será da seguinte forma: concentração realizada às 15h30 na UFRPE –UAG, indo se reunir com os estudantes e comunidade na Escola Municipal Artur Maia (uma das escolas que funciona o PJU em Garanhuns) descendo até o centro para finalizar no Espaço Colunata (em frente a Ferreira Costa) com muito frevo e animação.

Toda a comunidade está convidada, venha prestigiar essa festa cultural.

FOTOREPORTAGEM: Manifestação na PONTE DA MORTE em Canhotinho

Noticiamos na segunda-feira o acidente que matou mais duas pessoas naquela que chamamos a PONTE DA MORTE, em Canhotinho. Nos últimos meses, vários acidentes, inclusive com mortes, têm preocupado cada vez mais os moradores, pois nada tem sido feito para evitar.

A ponte de pouco mais de dez metros fica sobre o Rio Canhoto, e tem uma altura de uns quinze metros. Fica logo após uma curva fechada no final de uma onde os carros que vêm de Canhotinho no sentido Garanhuns, descem com certa velocidade, e como não há nada que avise sobre a ponte, ela se torna uma armadilha satânica.

Para completar, a cabeça da ponte está totalmente danificada, sem nenhuma proteção, e não há mureta nem nada que impeça os carros de caírem. É traiçoeiro!

Algo precisa ser feito urgentemente, se não mais gente vai continuar morrendo ali. Trago do facebook da Lu França e do Ronaldo Toresin, nossos amigos de Canhotinho, as imagens desta manifestação que mostra a participação popular, pois sabem eles que enquanto continuar assim, as próximas vítimas podem ser qualquer um de nós.












Ivo Amaral - 80 Anos - Homenagem de Tony Lucas


Tenho um enorme carinho e respeito, as conversas com ele são sempre muito agradáveis.

Homem de postura, ético, educado, respeitador, organizado, capaz! São marcas que Ivo Amaral carrega pela vida! Homem importante para a história de Garanhuns. 

Agradeço os conselhos, ensinamentos e oportunidade. Feliz pelos seus oitenta anos, abraços a família.

Parabéns "Seu Ivo" !
Tony Lucas é jornalista. 

Vereador solicita reabilitação de poço artesiano na Vila do Quartel em Garanhuns‏


O vereador Gersinho Filho (Solidariedade), apresentou requerimento ao Governo Municipal de Garanhuns, no sentido que o mesmo por meio dos órgãos competentes possa realizar um estudo para reabilitação do poço artesiano que atendia a Vila do Quartel e adjacências.

O vereador ressalta em seu pedido a necessidade de que seja feito um trabalho de eliminação do Nitrato existente na água, para que desta forma, juntamente com outras medidas de prevenção da degradação ambiental, a população seja beneficiada com esta rica fonte de água.

"Queremos que a população volte a ser beneficiada com o funcionamento deste poço, mas também que seja feito um trabalho de reabilitação, para que a água seja própria para o consumo das pessoas que tanto precisam" - Afirma o vereador Gersinho Filho.

SOBRE O NITRATO:
O nitrato é íon encontrado em águas naturais, geralmente ocorrendo em baixos teores nas águas superficiais, mas podendo atingir altas concentrações em águas profundas. O nitrato é um composto de nitrogênio em estado de oxidação. A concentração desse composto pode ser representada através de duas fórmulas: N-NO3 ou NO3.

O Ministério da Saúde utiliza N-N03 e limita a sua concentração em 10mg/L (de N-NO3). Na fórmula NO3, o valor numérico corresponde ao padrão limite estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 45mg/L de NO3. Assim, se a água para o consumo humano apresentar valores acima de 10mg/L de N-NO3 ou 45mg/L de NO3, esta deixa de ser potável.

Casa das Balas inaugura Atacadão em Garanhuns


Casal de empresários de Garanhuns
O empresário Gláucio Queiroz reuniu amigos, familiares, colaboradores e autoridades para a inauguração do mais novo investimento do grupo: Atacadão Casa das Balas, que substitui a casa anterior que funcionava na Rua Melo Peixoto.

O novo Atacadão Casa das Balas, na Rua Barão do Rio Branco, 296, funciona no sistema de Atacado/Varejo, com auto-atendimento, e o mix de produtos comercializados vão além do que os seus clientes estavam acostumados. Agora o novo empreendimento dispõe de produtos de supermercados, com frios, estivas, etc. 

Os convidados puderam conferir como vai ficar o Atacadão, com espaço amplo e excelente oferta diversificada, claro, com preços reduzidos de atacado.

O Atacadão Casa das Balas abre suas portas nesta quinta-feira, às 10h.


Imagens: Saullo Paes / facebook

Novas revelações sobre a vida de Dominguinhos - As pesquisas de Antônio Vilela

Antônio Vilela encontrou a casa que Dominguinhos nasceu. Está reformada.

Mausoléu de Dominguinhos

Mauro Moraes, filho de Dominguinhos, autor do processo que
pediu a vinda do corpo de Dominguinhos para Garanhuns

Dominguinhos com a ex-esposa Guadalupe e a filha do casal, Liv Moraes

No pandeiro, Dominguinhos começou tocando com os irmãos. 
Valdomiro está internado em uma UTI no Rio de Janeiro

Viva Dominguinhos. Artistas de Pernambuco reverenciaram o Mestre durante o FIG 2013

O grande público cantou junto os sucessos de Dominguinhos no FIG 2013

Um momento para entrar para a história do Festival de Inverno de Garanhuns

Funeral de Dominguinhos no Recife contou com grande participação popular

A grandeza do funeral mostrou a dimensão da perda

Artistas, políticos e o povo em geral deram o primeiro adeus ao Mestre

A história de Dominguinhos, vida e obra, começa a ser recontada

Em várias cidades, como Maceió, os fãs foram às ruas pelo sanfoneiro

Em Exu, pudemos acompanhar os últimos momentos do nosso conterrâneo no palco.
Aqui com João Danado de Bom Silva, que morreu no fim do ano passado.

Dominguinhos recebeu algumas homenagens em Garanhuns. Este encontro aconteceu na CDL

No FIG 2013, artistas contaram e cantaram a obra do Mestre 

Liderados por Santanna, forrozeiros de Garanhuns e da capital se uniram na homenagem

Esta é a imagem que fica do nosso músico maior:
A alegria com cara do povo e percepção de gênio.
População está escolhendo onde vai ficar a estátua do Mestre Dominguinhos, feita pelo artesão José Veríssimo

José Domingos de Moraes nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941, na Rua José Leitão, 191, no alto da Boa Vista em Garanhuns - PE. A informação certeira é do professor historiador Antônio Vilela, que aprofundou nas pesquisas para trazer coisas novas, principalmente para elucidar o nascimento e a infância de Dominguinhos, o sucessor de Luiz Gonzaga.

A história mais conhecida relata que tocava com seus irmãos nas feiras de Garanhuns e na frente do Hotel Tavares Correia, quando certa vez foi levado para tocar para Gonzagão, que gostou do menino e convidou para ir ao Rio de Janeiro. Dois anos depois a família partiu e a história todo mundo já sabe.

Mas agora Professor Vilela nos conta mais.

Dominguinhos era filho de Francisco Moraes da Silva (Chicão) e de Maria de Farias (Mariinha), alagoanos do município de Paulo Jacinto, antigo distrito de Palmeira dos Índios. Dominguinhos era o segundo de uma prole de dez irmãos. Maria da Conceição Moraes, Maria das Neves Moraes, maria Auxiliadora Moraes, Rosângela Maria Moraes, Maria Valdecir Moraes, Manoel Moraes, Cícero Moraes e Valdomiro Moraes.

Segundo o próprio Dominguinhos, em entrevista ao programa Ensaio da TV Cultura de 1987 e em especial feito em julho de 2012 pela Globo News, no Hotel Tavares Correia, e de posse do pesquisador, o músico afirmou que nasceu em Garanhuns: "Uma terra fria como São Paulo. Friinha, friinha, mas gostosa, nasci no alto da Boa Vista, em 1941" - afirmou Dominguinhos.

Chicão fazia farinha de meia e o garoto Dominguinhos gostava de beijú, para chegar até a casa de farinha passava por dentro do cemitério, que o historiador admite ser o São Miguel, que está recebendo o corpo do sanfoneiro ilustre de Garanhuns. Dominguinhos disse que o cemitério que atravessava o deixava amedrontado.

Chicão possuía o seu conjunto musical acompanhado por Oto no banjo, Benedito no tambor e Lula Preto no pandeiro. 

No documentário gravado do Hotel Tavares Correia, Dominguinhos afirma que seus pais eram descendentes direto dos índios. Francisco Moraes, o Chicão roubou Mariinha, que tinha na época entre dez e doze anos, e pouco tempo depois vieram morar em Garanhuns.

As informações do pesquisador, têm como fonte os programas Ensaio da TV Cultura, Especial da Globo News e o livro "De Neném a Dominguinhos" de Ranílson França (2006).

*É autorizada a reprodução, desde que citada a fonte e o link da postagem

Imagens no Banco do Brasil explodido em Brejão

 



O Banco do Brasil de Brejão foi praticamente destruído por cerca de quinze assaltantes que utilizaram explosivos e roubaram uma quantia ainda não divulgada, nesta madrugada de terça para quarta-feira (12).

Os assaltantes utilizaram carros e motos e conseguiram fugir sem dificuldade, provavelmente se dividindo. Um dos veículos foi encontrado entre Bom Conselho e Lagoa do Ouro. 

Os caixas eletrônicos foram destruídos e não temos informação se os bandidos tiveram acesso ao cofre da agência.

As imagens são do Leydson dos Santos, tiradas logo após o roubo, que mostram que a agência vai precisar ser totalmente reconstruído.

Vendem-se dois terrenos em Garanhuns


Vendem-se dois terrenos por trás da garagem da Transtil, com construção em ponto de laje. Medindo 6m X 12m cada um.

Valor R$ 40.000,00... Interessados, contatar Iran: (87) 9619.9350

Consultas ao CNPJ direto no celular pelo aplicativo da RECEITA FEDERAL.



A Receita Federal lançou nesta segunda-feira, 10, um aplicativo para consulta de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que permite o acompanhamento de informações cadastrais sobre as empresas.

O dispositivo permite o acompanhamento de solicitações, como alteração de norma empresarial, de endereço, ou de porte da empresa. É possível ainda visualizar em um mapa a localização de uma empresa a partir de seu CNPJ.

O aplicativo permite também a consulta ao Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e o acesso a informações do Simples Nacional. Também está disponível um teste de conhecimento sobre CNPJ e uma área de avaliação do aplicativo.

Segundo a Receita, a avaliação é importante para que o Fisco conheça os anseios dos cidadãos. Não é possível, entretanto, fazer inscrição no CNPJ por meio do aplicativo.

O app pode ser baixado para android e IOS.  Para saber mais... EXAME INFO

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.