sábado, 15 de fevereiro de 2014

Saloá planeja concurso público com instituição da Universidade de Pernambuco



O prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB) sancionou nesta quinta-feira (13) a Lei 503/2013 que dispõe sobre a realização do concurso público municipal. O certame deverá ser encaminhado por empresa pública, dispensada de concorrência, conforme determina a Lei nº 8.666/21 de junho de 1993, em seu artigo 24, inciso VIII. 

Em Pernambuco a instituição que está apta para esse tipo de modalidade é a Universidade de Pernambuco (UPE). O edital do concurso será lançado tão logo seja firmado o contrato, porém a lei que rege sobre a quantidade de vagas estará disponível no site da prefeitura, a partir das 16h desta sexta-feira (14) no endereço www.saloa.pe.gov.br. Estão disponibilizadas 846 vagas para os níveis fundamental, médio/técnico e superior.

Por sua vez a Câmara de Vereadores de Saloá também deverá realizar concurso público, possivelmente no mesmo certame. A Casa conta com 06 funcionários contratados e deverá atender às orientações do Tribunal de Contas que determina a realização do concurso para a substituição dos contratados por concursados.

GARANHUNS: Abertura oficial do ano letivo 2014 acontece segunda-feira

Trio da Educação: Giane Lira (AESGA), Pedro Falcão (UPE) e Janecélia Marins (Sec. de educação de Garanhuns)

Será realizada na próxima segunda-feira (17), às 8h, no salão de eventos do Clube da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), a solenidade de abertura oficial do ano letivo 2014. As aulas iniciaram desde o dia 5 deste mês. Na ocasião, os 800 professores efetivos da Rede Municipal de Ensino, participarão de uma programação com palestras, mesa redonda e a entrega de notebooks destinados aos profissionais.

No evento, será lançado o projeto “Nas Ondas da Leitura”. A ação é promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação. O projeto consiste essencialmente na mobilização de alunos e professores para, juntos, descobrirem o exercício da leitura e da escrita como construção criativa, partilhada, significativa, lúdica e prazerosa. 

Além do lançamento, os profissionais poderão conferir a palestra “Ser Professor Hoje” do renomado professor mestre em Ciências Humanas e autor de diversas obras educacionais no Brasil, América do Sul e Europa, Celso Antunes. Em seguida, os profissionais poderão acompanhar a discussão na mesa redonda intitulada “A tecnologia aplicada no contexto educacional”, ministrada pelo professor Msc. Alixandre Thiago Santana da Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Garanhuns (UAG/UFRPE), com a participação dos professores mestres Assuero Ximenes e Mariel Andrade, ambos, também da UAG/UFRPE.

Projeto de Armando sobre vandalismo começa a ser analisado


Após pedir no plenário do Senado maior velocidade na análise do projeto de sua autoria defendendo mais rigor para quem pratica atos de vandalismo, o senador Armando Monteiro foi informado de que a proposta terá relatoria do senador Pedro Taques (PDT-MT) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto de Armando (PLS 508/2013) caracteriza crime de vandalismo a promoção de atos coletivos de destruição, dano ou incêndio em imóveis públicos ou particulares, equipamentos urbanos, instalações de meios de transporte de passageiros, veículos e monumentos, estabelecendo penas de multa ou prisão de 4 a 12 anos. 

Em entrevista ao programa Argumento, da TV Senado, o parlamentar pernambucano falou sobre a proposta. Abaixo, os principais trechos da conversa, que também pode ser conferida na íntegra pelo link http://migre.me/hRJY4

Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil oferece 4 mil vagas

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, realizará em março a quinta edição do ‘Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil’. As aulas são gratuitas e serão ministradas na modalidade de educação à distância. Serão oferecidas quatro mil vagas para agentes de proteção e defesa civil de todo o país, com foco nos municípios localizados em áreas de risco listados pela Defesa Civil Nacional.

Durante o curso, os alunos aprenderão a disseminar a cultura da redução de risco de desastres naturais no País. Além disso, serão abordados os aspectos mais relevantes da atuação da defesa civil no Brasil, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, estudos de desastres, e a implantação e operacionalização de coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil.

Os alunos terão acesso ao conteúdo do curso, que terá duração total de 30 horas. Serão realizadas duas teleconferências e os agentes serão subsidiados com vídeo-aulas, livro-texto digital (em formato PDF) e serviços de tutoria. O curso é realizado em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As inscrições podem ser realizadas até 2 março no endereço: http://labgestao.ufsc.br/portal/dc5/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.