GOVERNO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG DO RONALDO CESAR

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG DO RONALDO CESAR

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Vereadores, prefeitura e moradores buscam solução para Cohab III‏


Em novo encontro entre a comissão dos vereadores e moradores da Cohab III, que estão sendo citados pela justiça devido irregularidades na posse das casas, a Casa Legislativa recebeu também representantes da Prefeitura de Garanhuns, a exemplo de Ana Angélica, que respondeu pela Secretária de Assistência Social, Célia Sobral, e o secretário de Governo, Wanderley Lopes, que tranquilizou os moradores, colocando o poder público municipal à disposição de novos encontros que busquem resolver a situação.

A comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal tem acompanhado de perto o problema jurídico da invasão das casas, que pode levar à Ação de Reintegração de Posse. Na reunião da última segunda-feira, 17, estiveram presentes o presidente do Poder Legislativo Municipal, Audálio Ramos Filho, o vereador Gil PM, que tem atuado na defesa da comunidade, a vereadora Luzia da Saúde, integrante
da comissão e o vereador Haroldo Vicente.

O encontro contou ainda com a presença do Dr. Paulo Couto, presidente da Subseccional da OAB em Garanhuns e Procurador-Geral da Câmara, que já havia passado informações à comissão dos moradores.

Algumas ações foram programadas e uma nova agenda de encontros que devem agilizar a defesa e facilitar a possibilidade de acertos entre os moradores, a prefeitura e a Caixa Econômica Federal deve acontecer nos próximos dias.

Política motiva manifestação em São João





No final da tarde desta quarta-feira, 19, ninguém entrava ou saía de São João, município vizinho a Garanhuns, que está passando por um longo período de instabilidade política. Partidários de Genaldi Zumba, prefeito cassado pela justiça eleitoral, não aceitam a decisão do TRE, confirmada pelo TSE, e a chamada de novas eleições, e para demonstrar a revolta, promoveram esta manifestação com o fechamento da PE-177 colocando fogo em pneus. A polícia militar se fez presente.

Tomara que este não seja o clima para os próximos dias, já que a eleição está marcada para 06 de abril. Genaldi foi à Rádio Marano ontem, terça, e fez acusações. O prefeito interino, Jamesson Guilherme, promete responder nesta quinta, em entrevista nas emissoras de rádio.

Além desta batalha, outra de bastidores, com lances jurídicos, promete ser também acirrada.

A campanha já começou e tem três candidatos: Genival, Nelsinho e Dantas, mas a eleição deve ser mesmo polarizada entre os dois primeiros. Vamos torcer que seja civilizada, debatendo o município e promovendo a paz.

Ônibus de estudantes é assaltado em Garanhuns

Por volta das 18h da terça-feira (18) um ônibus com estudantes, professores e agricultores foi interceptado por dois homens e dois menores, na zona rural de Garanhuns, no Sítio Borges. Eles levaram computadores, celulares e dinheiro dos passageiros.

É provável que os bandidos já tinham informações sobre o horário que o ônibus passa pelo local, pois o caminho é repetido diariamente.

Saiba mais na reportagem de Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal Garanhuns

Jamesson, Pierre e Nelsinho vão à Fundarpe e têm encontro com Tadeu Alencar e Santanna no Recife

Aliados em busca de recursos do estado para São João

Desde que assumiu a prefeitura de São João, na semana passada, com a cassação do ex-prefeito Genaldi Zumba, o vereador Jamesson Guilherme tem buscado regularizar a situação do município. Diversas irregularidades estão sendo levantadas para apresentar aos órgãos de justiça e à população, através da imprensa. No tocante às contas municipais, não ficou dinheiro em caixa que possam movimentar a administração.

Reunião com Tadeu Alencar
A situação de emergência foi motivo para buscar o Governo Estadual. Nesta terça-feira, 18, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Pierre Santiago, Jamesson Guilherme cumpriu uma extensa agenda de visitas a órgãos públicos. Esteve na Assembleia Legislativa, com o deputado estadual Marcantônio Dourado, na Fundarpe, quando foi recebido pelo presidente Dr. Severino Pessoa, e no Palácio do Campo das Princesas, em audiência com o Chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar.

Jamesson com Santanna, o Cantador
Na Fundarpe, o produtor cultural Eduardo Cabral apresentou uma proposta de realização do carnaval em parceria com o estado, com a realização da prefeitura municipal e investimentos da Fundação. "Temos o maior carnaval do Agreste e precisamos de parcerias, já que o município se encontra em situação complicada financeiramente" - afirmou o prefeito Jamesson Guilherme.

Acompanhados das lideranças políticas Marcantônio Dourado e de Nelsinho Barbosa, Jamesson Guilherme e Pierre Santiago tiveram audiência com Tadeu Alencar, onde apresentaram um quadro da situação atual de São João, e solicitaram o empenho do estado em investimentos para o município.

O dia terminou com um encontro com Teresa Accioly, presidente da Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra, que estava acompanhada do cantor Santanna, cuja finalidade foi realizar parcerias para futuros eventos no município. Santanna mostrou conhecimento do município e revelou o desejo de retornar ao Agreste.

Reunião com presidente da Fundarpe

Governador abre Seminário Internacional de Gestão Pública


O governador Eduardo Campos apresentou, na manhã desta quarta-feira (19/02), a palestra de abertura do Seminário Internacional de Gestão Pública, em hotel na Zona Sul do Recife. Com o tema "O papel da gestão no Brasil do futuro", o governador classificou o papel do diálogo com a população e a transparência como fundamentais para um modelo de gestão eficaz. "É preciso pensar qual sociedade queremos construir, que valores queremos ver. Para isso, é necessário uma maior participação popular, uma aposta na sustentabilidade, uma visão de longo prazo, um planejamento estratégico, tudo isso com muita transparência", pontuou.

Eduardo reforçou a necessidade de uma maior desburocratização do Estado para facilitar a vida da população. "O Estado tem complicado a vida do cidadão, exigindo, por exemplo, documentações que cabem aos próprios órgãos públicos, colocando de joelhos quem paga por isso, que é o cidadão. É preciso um processo de simplificação, como a Receita Federal fez para a declaração do Imposto de Renda. Esse processo tem de estar na cabeça dos gestores, temos o dever de nos colocar no lugar das pessoas", afirmou.

GÉNESIS CARMONA: Fotos da Miss Venezuela que morreu em manifestação contra o governo



Um tiro disparado por homens em uma moto atingiu a cabeça e provocou a morte da Miss Turismo da Venezuela e estudante de marketing Génesis Carmona, 22 anos. Ela participava de um protesto contra o governo, ontem, na cidade de Valencia, no estado de Carabobo. Morreu nesta quarta-feira (19), por volta de 14h30, no horário de Brasília.

Na clínica em que foi atendida, está internado Enyerson Alejandro Ramos, estudante de 17 anos, baleado no peito. Segundo os médicos, o rapaz é acompanhado na Unidade de Terapia Intensiva e seu quadro é estável. Outros seis feridos nas mesmas circunstâncias foram levados para a clínica, mas não há informação sobre a gravidade dos ferimentos.

Os jornais de Valencia relatam que pessoas encapuzadas golpearam violentamente um jovem que fazia parte da manifestação. O governo venezuelano não se manifestou sobre a morte da Miss Turismo.


Fonte: Agência Brasil

Comissão da Verdade de Pernambuco faz SESSÃO SOLENE pelo desaparecimento de militantes políticos



Em sessão solene realizada ontem (18) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pernambuco, a Comissão da Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) marcou os 40 anos do desaparecimento dos militantes pernambucanos da Ação Popular Maxista-Leninista (APML) Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier. Durante o ato, que contou com as participações do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e de integrantes CEMVDHC, os familiares dos desaparecidos durante a ditadura militar receberam cópias de documentos secretos do Ministério da Aeronáutica.

Na ocasião, o secretário Tadeu Alencar enalteceu o trabalho da comissão em busca da verdade acerca de um dos períodos mais obscuros do Brasil e de Pernambuco, lembrando que o Estado é historicamente um dos mais tradicionais na defesa dos ideais de liberdade e da democracia. Pernambuco foi pioneiro na instituição da comissão por força de uma lei estadual estando a CEMVDHC ligada à Casa Civil, secretaria que recentemente editou, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro “Réquiem por Tatiana”, da ex-presa política pernambucana, Sylvia de Montarroyos.

Ainda segundo o secretário, o ano de 2014 é um ano emblemático para o Brasil. “Além da passagem dos 50 anos do golpe militar, temos que levar em conta que as manifestações presenciadas ao longo do ano passado são um exemplo de que no país não há mais espaço para saúde, educação, segurança e serviços públicos de má qualidade”, destacou.

Durante o ato, foram devolvidos às famílias dos desaparecidos políticos documentos que foram digitalizados pela Cepe e que farão fazer parte do acervo do Memorial da Democracia. Em muitos estados esses memoriais têm sido montados nos antigos locais de prisões e torturas de presos durante a ditadura, a exemplo dos Departamentos de Ordem Política e Social (Dops).

Foto: César de Almeida

AINDA DÁ TEMPO: Mega-Sena acumulada



Nenhum apostador acertou os seis números da Mega-Sena e mais uma vez, o prêmio acumulou. O concurso de número 1574 foi sorteado na noite deste sábado (15) na cidade de Crato, no Ceará. O concurso, que poderia pagar um prêmio de R$ 62 milhões, teve arrecadação total de R$ 112.259.582.

As dezenas sorteadas foram: 06 - 27 - 28 - 33 - 46 - 48

É a oitava vez seguida que a Mega-Sena acumula e a estimativa é que, para o próximo concurso, que será sorteado na quarta-feira (19), o prêmio chegue a R$ 105 milhões.

Vereadora Nelma Carvalho pede construção de creche no Loteamento Jardim Petrópolis‏


Requerimento de autoria da vereadora Nelma Carvalho (Diretora Nelma PR), encaminhado ao Governo Municipal de Garanhuns, solicita que seja autorizada a construção de uma creche no Loteamento Jardim Petrópolis. A vereadora justifica que os moradores daquela localidade cobram há muito tempo a implantação desse benefício.

A parlamentar explica que são inúmeras famílias daquela comunidade que as mães têm que trabalhar para ajudar na renda familiar, e por isto, necessitam de um local adequado e com pessoas capacitadas para deixarem suas crianças com segurança.

"Essa solicitação tem também por objetivo associar a questão da mulher enquanto participante da vida social, econômica e cultural, sem renunciar à função de mãe, cuidadora educadora de seus filhos, e neste sentido elas precisam contar com uma instituição social que lhes dê suporte no cumprimento da função materna", salienta Nelma Carvalho.

AESGA realiza doação de alimentos às pessoas atendidas pelo NPJ



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, por meio da Coordenação de Pré-Vestibular Cidadão, arrecadou neste mês de fevereiro mais de 100 quilos de alimentos através de inscrições dos candidatos para o Pré-Vestibular da Instituição.

Esta semana, diversas famílias atendidas diariamente pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), serão beneficiadas com a entrega dos alimentos. “Percebemos que muitas das pessoas atendidas pelo Núcleo necessitam destas doações e nossa intenção é ajudá-las a amenizar um pouco da carência das famílias”, argumentou o professor Paulo Falcão, coordenador do Pré-Vestibular Cidadão da AESGA.

A distribuição dos alimentos será feita nos próximos dias, sendo realizada na sede do Núcleo e na Comunidade da Maçaranduba.

Sivaldo espera se eleger com 25 mil votos


O Partido Popular Socialista reuniu sua Executiva Estadual na noite de ontem (17/02) na sua sede na Ilha do Leite na Capital Pernambucana para tratar de assuntos referentes as composições nas eleições de outubro próximo.

O PPS a nível nacional já está definida sua composição com o PSB partido do Governador Eduardo Campos que deve ser candidato a Presidência da República, já aqui em Pernambuco o PPS ainda não definiu as suas coligações, embora a tendência seja caminhar com o candidato também do PSB para Governo do Estado .

O Vereador Sivaldo Albino participou da reunião e saiu animado com as possíveis composições que deverão acontecer entre a legenda do seu partido PPS e outros partidos, viabilizando as chamadas chapinhas proporcional, onde possa se viabilizar a oportunidade de eleger três ou quatro deputados estaduais com votação em média de 25 mil votos. Outra alternativa seria o PPS sair sem coligação para Assembléia Legislativa lançando em média 30 candidatos a Deputado Estadual, nesse caso poderia eleger de um a dois Deputados Estaduais.

Da assessoria do vereador

Governo Municipal realiza a Copa Garanhuns Sub 17



O Governo Municipal, por meio da Diretoria de Esportes, estará promovendo, nos meses de março e abril, a Copa Garanhuns de Futebol Sub 17. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser realizadas na sede da diretoria, localizada no Parque Euclides Dourado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A equipe interessada poderá inscrever apenas 20 atletas, nascidos nos anos de 1997, 1998, 1999 e 2000. Para realizar as inscrições, os competidores deverão apresentar documento de identidade. De acordo com o diretor de Esportes do município, César Brasil, o objetivo da competição “é oportunizar a prática esportiva revelando atletas que, ao final da competição, possam ingressar na seleção de Garanhuns sub 17 participando, posteriormente, de competições oficiais”, comenta. 

A Copa Garanhuns Sub-17 terá a participação de, no máximo, 16 equipes e os jogos serão realizados aos sábados e domingos pela manhã. Outras informações pelos telefones: (87) 9920 8934, (87) 9982 0102, (87) 9945 8581 ou (87) 9601 7161.

Governador recebe estudantes premiados da Imagine Cup‏



O governador Eduardo Campos recebeu, na tarde desta terça-feira (18/02), no Palácio do Campo das Princesas, um grupo de estudantes e professor da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam) premiados com o melhor projeto empreendedor na categoria Cidadania no desafio online da Imagine Cup, competição mundial de tecnologia da Microsoft.

O projeto do grupo da Etepam é o "Can Game", um software que utiliza smartphone e o videogame Kinect, um sensor de movimentos do Xbox, da Microsoft, para ajudar crianças autistas a aprender habilidades sociais, motoras e matemáticas. A ideia surgiu durante as aulas de empreendedorismo ministradas pelo professor Eraldo Guerra. 

Na Etepam, a exemplo de todas as demais escolas técnicas ou de referência, empreendedorismo é uma das disciplinas da grade curricular. Professor e estudantes dos cursos de Manutenção e Suporte em Informática, Design de Interiores e Comunicação Visual formaram a Life Up – célula empreendedora que, com a premiação na Imagine Cup, está em vias de se transformar em empresa já de olho nas possibilidades do mercado.

Apevisa abordou caminhões-pipa em Garanhuns



Na manhã da terça-feira (18), foi instalada em Garanhuns, às margens da BR 424, a barreira sanitária para execução do Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água de Carros Pipa – Água Pura. O programa é uma iniciativa da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental de Garanhuns, polícias Militar e Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). A ação começou por volta das 8h e seguiu até o meio-dia.

O procedimento visa garantir que a água seja fornecida sem nenhum risco para a saúde. Na ação, é coletada uma amostra do líquido em que será verificado o índice de cloro que o veículo está transportando. Se o índice estiver abaixo do recomendado pela vigilância, o proprietário do carro pipa recebe uma notificação e a equipe que está no local faz a complementação desse cloro e, em seguida, libera o veículo para que ele possa conduzir água de qualidade à população.

De acordo com a coordenadora municipal do órgão, Katharina Almeida, “o objetivo do programa é abordar os carros pipas que estão passando no ponto de bloqueio, na BR 424, e fazer a averiguação da qualidade da água além dos itens de segurança do veículo”, reforça.

MAURÍCIO COSTA ROMÃO: Pesquisa mostra dificuldades de Dilma‏


Os movimentos insurgentes de junho do ano passado permanecem pouco latentes nas ruas reais, mas suas inquietações e demandas continuam ocupando grande espaço na mídia e nas ruas virtuais.

Como decorrência desse contexto, ou perda de confiança nas instituições para resolvê-lo, ou mesmo pelo aparecimento de novos elementos indutores de indignação, é visível que o ambiente nacional descortina certo ar de tensionamento social (rolezinhos, vandalismo, insegurança, mobilidade, apagões, copa do mundo, inflação, baixo crescimento, etc.).

As pesquisas eleitorais são um bom termômetro dessa ambiência e funcionam como caixa de ressonância do pensamento da população. A queda na avaliação positiva do governo Dilma Rousseff é reflexo desse quadro turvo da conjuntura do país.

O Instituto MDA acaba de publicar pesquisa nacional sobre vários tópicos, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte, realizada entre os dias 9 e 14 de fevereiro de 2014, com margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.