CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG: CONTATO (87) 9.9988.0423

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 2 de março de 2014

O governador no Carnaval do interior de Pernambuco

Eduardo Campos com FBC e Paulo Câmara na folia de Bezerros


O segundo dia de folia carnavalesca foi marcado pela irreverência do povo pernambucano. O governador Eduardo Campos dedicou o domingo (02/03) para percorrer o Interior de Pernambuco e acompanhar as manifestações culturais. A primeira parada foi o município de Bezerros, no Agreste. O governador destacou o crescimento do Carnaval da cidade, que é conhecido pela irreverência dos Papangus, e ressaltou a qualidade da festa. "O Carnaval de Bezerros é a marca da descontração e da festa de rua", afirmou o governador.

Após conferir a festa dos foliões na terra dos Papangus, o governador seguiu para o município de Pesqueira, também no Agreste. A atração deste domingo foi o bloco Lira da Tarde, que é conhecido também como Galo do Agreste. Eduardo caminhou pela cidade até a concentração do bloco, cumprimentando os foliões e levando a mensagem de muita alegria e paz nos festejos de momo. "É muito importante mostrar ao Brasil a beleza do Carnaval do Interior", observou.

Eduardo também destacou a importância dos festejos de Momo para o turismo local. "De acordo com dados do Ministério do Turismo, Pernambuco é o maior receptor de turistas deste período, considerando o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste", detalhou o chefe do Executivo de Pernambuco. Os municípios de Pesqueira e Bezerros estimam receber, juntos, cerca de 600 mil foliões por dia durante o Carnaval.

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto, lembro que o Governo de Pernambuco investe em ações que priorizam a cultura popular. "Neste Carnaval, nós disponibilizamos recursos para 21 cidades, da Região Metropolitana ao Sertão, garantindo assim a celebração da festa em todas as regiões do nosso Estado", relatou o secretário, explicando também que esses recursos foram aplicados em segurança, na rede de saúde local e na programação artística do período.

Além das agremiações de rua, que este ano serão 110, Pesqueira é famosa pelos Caiporas, uma lenda local que inspirou um bloco criado ainda na década de 1960. Nos dias atuais, a figura é a marca do Carnaval da cidade. "Pernambuco tem muitas riquezas culturais, que nós devemos divulgar e nos orgulhar de cada detalhe", disse o governador.

Homenagem a Dominguinhos marca abertura do Garanhuns Jazz




Na primeira noite de shows da sétima edição do Garanhuns Jazz Festival (GJF), ontem (01), a Praça Cultural Mestre Dominguinhos estava lotada. Passava das 21h quando a primeira atração, os irmãos Eduardo e Roberto Taufic, direto do Rio Grande do Norte, subiram ao palco Ronildo Maia Leite. Com o clima bastante agradável, logo toda a estrutura da praça ficou tomada pelo público.

A segunda atração da noite, pela primeira vez no Nordeste, foi a banda catarinense Headcutters, uma das maiores revelações do blues nacional. Depois foi a vez de um grupo de peso da música regional homenagear o garanhuense Dominguinhos. A filha do sanfoneiro, Liv Moraes, juntamente com Josildo Sá, João Neto, o Projeto Batuque e Marcos Cabral, apresentaram uma série de canções que misturava a música do artista com um toque de blues e jazz.

Quem encerrou o sábado de carnaval, deixando um gostinho de quero mais, foi a cantora Izzy Gordon, que contou com a participação especial do cantor Ed Mota.

Foto: Renand Zovka (Secom/PMG)

Gilberto Gil diz que carnaval do Recife é igual ao de Salvador


AGORA COMIGO: A Logomarca do Carnaval do Recife avisa logo que nada é igual a sua festa. Gil descorda!



"O Carnaval do Recife é igual ao de Salvador", afirmou Gilberto Gil pouco antes de subir ao palco do Marco Zero, no Recife, e esquentar ainda mais a temperatura da folia na capital pernambucana, na madrugada deste domingo (2). "Trios elétricos, as bandas, o sopro com percussão forte, o repertório eclético ligado a todos os tipos de música popular, é tudo igual à Bahia", disse. 

O músico declarou que foi importante ter vindo justamente para desfazer um mal-entendido entre Recife e Salvador. "Há um boato de que o Carnaval daqui não gosta de utilizar os elementos da Bahia, não vi nada disso, é tudo igual, fiquei encantado".

No show do Marco Zero, Gil botou os foliões para dançar, em um espetáculo de carisma e essencialmente retrospectivo, com homenagens a Dominguinhos, Nação Zumbi e ao frevo.

Subindo ao palco por volta de 1h18, o cantor apresentou sucessos como "Tempo Rei", "Palco", "Esperando na Janela" e "Palco", que foram intensamente saudados pela multidão. Comparecendo em peso, o público praticamente não deixou espaços vazios em toda a extensão da tradicional praça do centro histórico do Recife.
.
AGORA COMIGO: Gil não quis polemizar, mas é claro que existem diferenças enormes entre os carnavais de Recife e de Salvador. Sem querer dizer qual é melhor nem pior, depende do gosto. Mas ele viu apenas o Marco Zero, que é o Recife Antigo, mais lírico e "comportado". 

A diferença de ter a orquestra no chão com o povo fazendo sua própria festa difere também do carnaval de trio elétrico e abadá de Salvador.

A declaração de Gil para não polemizar. E pronto!


Renovação Carismática Católica e Comunidade SHALOM realizam retiro de carnaval em Garanhuns

A Renovação Carismática Católica - RCC Garanhuns e a Comunidade Católica Shalom realizam retiro de carnaval na cidade durante o período de carnaval. 

A RCC realizará seu retiro na Catedral de Garanhuns enquanto a SHALOM utilizará as dependências do Colégio Estadual, no período de 02 a 04 de março com início as 08:00h. 





Eduardo Campos e a chapa governista começam encontros regionais. Garanhuns na sexta, 07

Inteligente marketing nas camisas estampadas com as bandeiras


A primeira agenda de viagens da chapa majoritária do PSB deve ser divulgada na Quarta-feira de Cinzas (5). Segundo o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), pré-candidato ao Senado, eles devem ir a Garanhuns, Petrolina e a municípios do Pajeú e das Matas Norte e Sul, além da Região Metropolitana do Recife (RMR). "Vamos cumprir agendas administrativas realizar encontros políticos", disse Bezerra Coelho no café da manhã do Galo da Madrugada, no Forte das Cinco das Cinco Pontas, neste sábado (1º).

O ex-ministro estava ao lado do deputado federal Raul Henry (PMDB), pré-candidato a vice-governador, e aguardava a chegada do governador Eduardo Campos (PSB) e do secretário Paulo Câmara, pré-candidato a governador pelo PSB. 

As visitas vão começar na quinta-feira (6) e algumas delas contarão com a presença de Eduardo Campos. No primeiro dia, eles devem ir para o Sertão do Pajeú. Na sexta-feira (7), eles estarão em Garanhuns, no Agreste. Nesta cidade, o governador deve cumprir agenda administrativa, com a inauguração de obras, e depois participar das reuniões políticas. No sábado, o grupo vai para municípios das Matas Sul e Norte e, no domingo, eles estarão na RMR. Já na segunda-feira (10) depois do carnaval, a chapa majoritária irá para Petrolina no Sertão. 

Paulo Câmara deve deixar a Secretaria da Fazenda depois do carnaval. A previsão é que ele peça exoneração do cargo na sexta-feira. Até lá, ele deve cumprir as agendas partidárias à noite, fora do horário de expediente. 

Com informações da repórteres Rosália Rangel e Júlia Schiaffarino, do Diario de Pernambuco


Jornalista de Petrolina escreve maravilhado sobre o Festival Viva Dominguinhos



*Por Ney Vital-Jornalista-Petrolina PE

Dominguinhos encantou o Brasil com sua sanfona e voz, simplicidade e humildade. Dominguinhos tornou-se um cantador que melhor soube interpretar a alma brasileira e vive na boca do povo, no puxado da sanfona em todos os recantos desse Brasil.

Visitei recentemente Garanhuns, lugar onde nasceu Dominguinhos e numa animada conversa com o prefeito Izaias Regis, a Secretaria de Comunicação Jaqueline Alves, Secretaria de Cultura e professor Vilela, parabenizei-os pela rica e valiosa proposta da realização do I Festival Viva Dominguinhos, programado para os dias 25, 26 e 27 de abril.

Sugeri para o Festival Viva Dominguinhos a realização de um Seminário de Turismo e Identidade Cultural. A questão é importante para reunir jornalistas, pesquisadores, professores, estudantes, crianças, jovens e adultos para discutir a Política Cultural no mundo globalizado e mais uma oportunidade de Garanhuns atrair desenvolvimento econômico e social.

Garanhuns nesse sentido vai consolidar um calendário que será um dos principais acontecimentos do Nordeste. Garanhuns firma com o Festival Dominguinhos o incentivo e valorização da cultura e arte, um festival ancorado na alma e no profissionalismo do filho mais ilustre da música brasileira.

Garanhuns abastecerá todo o Brasil, Estado, através da impressionante riqueza de ritmos e artes, do cordel aos cantadores de viola, do aboio ao frevo, do armorial ao maracatu, do baião ao xote e xaxado, as múltiplas variações da música nordestina/brasileira presentes na sanfona, triangulo e zabumba, “uma autêntica orquestra”, na definição de Luiz Gonzaga.

O professor paraibano, radicado no Rio de Janeiro, Aderaldo Luciano, sempre me lembrou que Luiz Gonzaga foi pedra angular, referência -mor do forró, mas o Rei do Baião, não trilhava sozinho. Havia por trás de si, uma constelação de compositores, músicos, além de profícuos conhecedores do seu trabalho, amigos talhados de sol, nascidos do barro vermelho, com almas tatuadas por xique-xiques e mandacarus.

Ney Vidal
E por isto Garanhuns é o local apropriado para ser o palco capaz de reunir milhares de admiradores, com sede e fome de ouvir, cantar, silenciar, transformar e aplaudir em noites e nuances do céu estrelado sanfonado do mestre Dominguinhos, o discípulo que inovou a arte do mestre Luiz Gonzaga.

Garanhuns vai proporcionar com o Festival Viva Dominguinhos a oportunidade de conhecermos e ampliar o debate sobre compositores, músicos, artistas que sabem divisar o Cruzeiro do Sul do Sete Estrelo e muito além disso discutir e como lidar com a máquina capitalista avassaladora dominante hoje da “indústria musical”.

Dominguinhos Vive. Garanhuns é agora um pedaço de terra de todos nós brasileiros. Dominguinhos, qual Luiz Gonzaga tornou-se uma estrela luminosa a brilhar. Como disse Fernando Pessoa, “quem, morrendo, deixa escrito um belo verso, deixou mais ricos os céus e a terra, e mais emotivamente misteriosa a razão de haver estrelas e gente.

Viva Garanhuns. Viva o Nordeste. Viva Petrucio Amorim, Xico Bizerra, Três do Nordeste, Jorge de Altinho, Viva o Fole de Oito Baixos, Elba Ramalho, Anastácia, Paulo Vardeley, Luiz Ceará, Quinteto Violado, Flávio Leandro, Cezinha, Flávio José, Targino Gondim... Viva o Festival Dominguinhos.

.

AGORA COMIGO: Venho dizendo isto há alguns anos em Garanhuns. talvez sendo um jornalista de fora alguém (que possa fazer algo) escute. 

Kefi Saladas funciona no carnaval. Inclusive delivery



Prezados Clientes e Amigos,

Estamos com as portas abertas durante o carnaval – confira em anexo o nosso horário de funcionamento – e estamos com muitas novidades para vocês, lançando nosso cardápio novo.

Atendendo a pedidos de nossos clientes, trazemos muitas novidades para vocês, além de tudo que você já conhece, são mais 11 opções de pratos executivos, seguindo a nossa linha de comida leve, saudável e muito saborosa, mais uma salada e 5 opções de sucos detox.

Aceitamos cartões de crédito, INCLUSIVE PARA AS ENTREGAS.
Confiram em anexo nosso cardápio completo e venham saborear as novas delícias do KEFI!
Kefi Comidas Leves - 3761-1664 ou 9606-6912

Programação do Carnaval de Recife 2014



Os homenageados do Carnaval desse ano são o pernambucano Antônio Nóbrega e o Frevo. As principais atrações do Carnaval 2014 em Recife são: Mundo Livre S/A, Zeca Baleiro, Lenine, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Nação Zumbi, André Rio, Alceu Valença e Sandra de Sá. 

Outras atrações que animam os 5 dias do Carnaval são Gustavo Travassos, Marrom Brasileiro, Eddie, Erasmo Vasconcelos, China, Nena Queiroga, Jorge Aragão, Martinho da Vila, Silvério Pessoa, Geraldo Azevedo e Fafá de Belém.

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA... CLIQUE AQUI.


POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.