quarta-feira, 5 de março de 2014

Casarão está sendo restaurado para receber Instituto Histórico e Museu em Garanhuns‏


Garanhuns na próxima segunda-feira, 10 de março, comemora 203 desde a Carta Régia que elevou à categoria de vila o antigo povoado, em 1811, marco do desenvolvimento do interior do Nordeste.

Para comemorar a data recentemente resgatada pela Câmara Municipal, o Instituto Histórico e a Prefeitura Municipal estão promovendo uma série de eventos, com palestras, exposições, lançamento de livros e shows culturais.

Dentre as atividades, será aberta oficialmente a casa sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, que abrigará também o Museu Municipal. A casa pertenceu a vultos políticos e comerciantes de Garanhuns, como ex-prefeitos, a exemplo de Souto Filho, que se tornou a principal referência do imóvel localizado próximo à Praça Cultural Mestre Dominguinhos. A atual gestão municipal, tendo à frente o prefeito Izaías Régis, fez a cessão da casa ao Instituto, para o objetivo cultural e histórico municipal.

A restauração está em fase final de acabamento, e durou mais de dois meses. "Não foi possível a restauração completa, como gostaríamos, diante do quadro de descuido nos últimos anos, mas com muito esforço, o Instituto Garanhuns fez os investimentos necessários para esta abertura. Contamos com futuros projetos para dar continuidade às obras" - relata o presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Filho, membro do Insituto Garanhuns.

O presidente do Instituto, o professor e historiador Cláudio Gonçalves, presidente do Instituto,afirma que a programação conta também com o apoio de outras instituições: "Teremos palestras com membros do Arquivo Público Estadual, que conta com vários documentos históricos de Garanhuns, em uma programação que resgata nosso município no tempo, aliás, em 203 anos, neste 10 de março, como sempre foi comemorado ao longo dos anos".

ESCOLAS DE SAMBA: Unidos da Tijuca ganha tri-campeonato do carnaval do Rio de Janeiro. Saiba qual foi rebaixada!

A Unidos da Tijuca fecha os desfiles na Marquês de Sapucaí com o enredo "Acelera, Tijuca!


A Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval 2014 do Rio de Janeiro. A escola que fez um tributo a Ayrton Senna para encerrar os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na madrugada de terça-feira, conquistou 299,4, um décimo à frente da segunda colocada, que foi a Salgueiro. Esse é o quarto título da agremiação (1936, 2010 e 2012) e o terceiro em cinco anos com o carnavalesco Paulo Barros à frente da escola.

A Império da Tijuca recebeu apenas um dez dos jurados, no quesito evolução, e foi rebaixada para o Grupo A.

Com personagens da velocidade, a Unidos da Tijuca fez seu desfile em 1h06, tempo mínimo da duração regulamentar, que é entre 1h05 e 1h22. Além representar a Fórmula 1 com carros da McLaren de Ayrton Senna, o enredo "Acelera, Tijuca" trouxe outros personagens da velocidade, como Sonic, Speed Racer, Papalégua, The Flash, Penépole Charmosa, Dick Vigarista e o corredor Usain Bolt, para disputar a pole position na Sapucaí. Animais como o Falcão Negro e invenções do homem, como o trem bala e a internet, também fizeram parte do enredo.

PARA CONTINUAR LENDO... CARNAVAL UOL


SUCESSO: Nairê fecha Carnaval de São João. Confira relação dos melhores shows


Prefeito e vereadores se confraternizam com a banda Nairê

Nairê foi considerada a melhor banda do Carnaval 2014
Na verdade o carnaval de São João, que se consolidou como maior do Agreste Meridional, só acaba nesta quarta com o Bacalhau do Mamá, às 20h, mas os shows de palco foram até esta terça, e não podia acabar de melhor forma, a banda Nairê, com repertório baseado em Chiclete com Banana, levou a multidão ao delírio. Já passava de uma da manhã quando o público cantou a última canção junto com a banda, que mostrou muita simpatia no palco e nos camarins, quando recebeu fãs para fotos, inclusive o prefeito Jamesson Guilherme, o presidente da Câmara, Pierre Santiago, e demais vereadores da base aliada.

Consultando as pessoas que conferiram os quatro dias de shows, chegamos à relação dos melhores shows do carnaval:

Sem camarote, prefeito e vereadores no meio do povo
1. Nairê
2. Geraldinho Lins
3. Mano Walter Elétrico
4. Rogério Rangel
5. Roberto Cruz

A relação mostra que os forrozeiros se adaptaram facilmente ao frevo, mostrando que na verdade não se pode estigmatizar o artista, pois fazendo um trabalho de qualidade se pode investir culturalmente em qualquer segmento, a exemplo de Elba Ramalho e Alceu Valença. Cantor bom se dá bem em qualquer estilo.

Somando os públicos de todos os dias e eventos, o carnaval de São João ultrapassou a marca dos cem mil foliões, mostrando que a cidade deve continuar investindo nas festas tradicionais, grande filão econômico, cultural e turístico, que faz girar dinheiro no município. 

Diante das dificuldades econômicas e políticas deste ano, é de se elogiar a realização por parte da administração municipal, que fez um grande carnaval, contando com a parceria com o Governo do Estado, através da Fundarpe e Empetur, além de deputados aliados.

Panorâmica da Praça de Eventos lotada, que se repetiu todas as noite do Carnaval 2014


*Este profissional realizou trabalho de assessoria para o evento, contratado pela prefeitura, por isto, agradecemos aos que indicaram nosso nome, e um reconhecimento especial ao produtor Edu Cabral, incansável batalhador cultural.

Garanhuns Jazz Festival encerra mais uma edição de sucesso



A última noite do Garanhuns Jazz Festival 2014 deixou o público com gosto de quero mais. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos, local do Palco Romildo Maia Leite reuniu gente de vários cantos do país para curtir jazz e blues. “Só Pernambuco para proporcionar um Festival de Jazz em pleno carnaval. Por isso eu vim de Belo Horizonte para curtir o Festival em Garanhuns”, afirmou a turista Alessandra Meira. “Jazz em Garanhuns, acreditem, foi maravilhoso, vou indicar”, disse entusiasmada Márcia Bittencourt, de Florianópolis (SC).

A noite foi aberta com o som de Pedro Black, o vencedor do Concurso Cultural de bandas do GJF que voltou a fazer uma performance especial na última noite do evento.

Mocidade faz homenagem a Pernambuco e ao título do Sport em 87 para provocar Flamengo!


O desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel, que tinha Pernambuco como tema, acabou tornando-se o assunto mais discutido nas redes sociais do país na noite desta segunda-feira. O motivo: uma homenagem (ou provocação?) dos diretores de harmonia da escola, que cruzaram a Sapucaí utilizando camisas do Sport com o número 87 - numa referência direta ao título brasileiro de 1987.

Em entrevista ao Globo.com, um dos integrantes da Escola, con
fessou que, além de uma homenagem a Fernando Pinto (carnavalesco fanático pelo Sport), era sim uma provocação à rival Imperatriz Leopoldinense, que homenageou Zico no carnaval deste ano.

As hashtags #CaiMocidade e #SalveMocidade dividiram o Twitter. A escola passou a ser a "inimiga número 1" dos rubro-negros cariocas e, claro, caiu nas graças dos rubro-negros pernambucanos. O perfil oficial do Sport Club do Recife, inclusive, entrou na onda: "#SalveMocidade, Sport campeão brasileiro de 1987".

Fonte: superesportes.com.br
.
AGORA COMIGO: Pelas projeções, nem Mocidade nem Imperatriz brigam pelo título. Também, possivelmente, não correm risco de rebaixamento. A apuração acontece nesta tarde e este ano torço pela Portela (de Paulinho da Viola e Clara Nunes), que não é campeã há décadas. Também não gostaria que a Vila Isabel e Unidos da Ilha fossem rebaixadas. A Vila é a escola de Martinho, e a Ilha tem o samba mais entusiasmado de todos os tempos: É hoje o dia da alegria, e a tristeza nem pode pensar em chegar...

Arte: Jornal do Commercio

CAMPANHA DA FRATERNIDADE COMBATE TRÁFICO HUMANO: É Para a liberdade que Cristo nos libertou



A Campanha da Fraternidade deste ano terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, cujo lema será: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.

A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo como site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes, psicologicamente e sem recursos.

Eduardo Campos comemora carnaval de paz e enaltece cultura de Pernambuco


"É gratificante passar pelos municípios pernambucanos e perceber a força e o crescimento da nossa cultura. Nós fizemos um Carnaval democrático, irreverente e tranquilo. É uma alegria ver o Brasil falando da nossa cultura e não só a festa de Recife ou Olinda, mas também as manifestações do Interior". Foi o que disse o governador Eduardo Campos, durante sua passagem pela Mata Norte, nesta terça-feira (04/03).

No início da tarde, o chefe do Executivo estadual e sua equipe visitaram o município de Aliança, e conferiram de perto diversas apresentações de grupos populares no 24º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Em seguida, o governador se dirigiu a Timbaúba, onde percorreu o trajeto de 2,5 quilômetros realizado por um bloco popular na cidade, que reuniu mais de cinco mil pessoas.

"Hoje, após anos de incentivo do Governo do Estado e de setores da sociedade, temos mais 150 maracatus no Interior e na Região Metropolitana do Recife", comemorou o governador, ressaltando a importância da preservação da cultura popular pernambucana. Eduardo também lembrou que o encontro de maracatus começou em 1990 e foi idealizado pelo rabequeiro Mestre Salustiano (1945-2008).

A maratona carnavalesca do governador começou no último sábado (1º/03), no desfile do Galo da Madrugada, no Recife. No domingo, Eduardo levou mensagens para os foliões do Agreste, nos municípios de Bezerros e Pesqueira. Na segunda-feira, além de participar do Encontro de Maracatus na Casa da Rabeca, em Olinda, que fica na Região Metropolitana do Recife, Eduardo visitou os municípios de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Paudalho e Chã de Alegria, todos na Mata Norte.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.