CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG: CONTATO (87) 9.9988.0423

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 18 de março de 2014

O Apelido do Hospital - Por Dr. Ivan Rodrigues


Fico impressionado, meus caros amigos, com o pensamento pequeno que predomina em nossa terra. Perdem-se sempre no acessório e esquecem o essencial. Olham apenas a moldura da janela e não conseguem avistar o panorama que ela descerra. 

Há pouco tempo, a iniciativa de trazer o corpo do Mestre Dominguinhos pra enterrá-lo em sua terra natal, por feliz iniciativa do nosso Prefeito Izaias, criou uma polêmica que se tornou um fato mais importante do que a morte do conterrâneo. Envolveu tristes disputas familiares, ameaças de querelas judiciais, plebiscitos, chegando a parecer com a ansiedade de Odorico Paraguassú para conseguir um defunto que lhe permitisse inaugurar o cemitério de Sucupira! Transformou-se em disputa pela paternidade da iniciativa que desfigurou 
toda a grandeza e justiça da homenagem. Felizmente, depois de muita discussão e controvérsia, o Mestre está repousando em Garanhuns.

Hospital Agamenon Magalhães
Agora começa tudo de novo... O Governador Eduardo Campos na inauguração da UPAE anunciou e prometeu a construção de um novo Hospital Regional pra servir a todo o Agreste Meridional e a doação do Hospital Dom Moura ao Município de Garanhuns. Na última quinta-feira, 13 de março, o Governador iniciando o cumprimento da promessa feita, assinou o Decreto de Declaração de Utilidade Pública e da Desapropriação Amigável que marcam o início da construção do novo Hospital. Na ocasião, o Sr. Governador anunciou que o novo Hospital seria denominado “Mestre Dominguinhos”, pelo que foi efusivamente aplaudido.Foi o bastante para despertar o sentimento mesquinho da ingratidão e aguçar a síndrome de vira-lata que se apossa de algumas pessoas, uma vez que nunca conseguem visualizar as grandezas e os benefícios e concentram-se nos detalhes e insignificâncias. 

Motivado por um pretenso cronista de Caruaru que, ao que se sabe, nunca criticou a denominação do novo Hospital de lá como “Mestre Vitalino”, mas entendeu de criticar a denominação de “Mestre Dominguinhos” dada ao novo Hospital de Garanhuns.Já começam os comentários no Face, criticando a denominação de "Hospital Mestre Dominguinhos" que foi anunciada pelo Governador, como se fora uma excrescência e apareceu até um debochado indagando da condição de "cirurgião" do nosso conterrâneo Dominguinhos. 

Até parece que esses críticos nasceram ontem e não conhecem os Hospitais: Dom Moura, Miguel Arrais, Dom Helder, Pelópidas Silveira, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães, Paulo Guerra, Dom Malan, Mestre Vitalino, Barão de Lucena e, ao que consta, nenhum desses nomeados têm qualquer titulação na carreira médica.

Hospital Pelópidas da Silveira - Recife
Agora reclamam que outros deveriam ser os homenageados e lembrando especificamente os nomes de Ivaldo Dourado Rodrigues, Luiz Lessa e Cristina Tavares (ao que eu saiba nossa querida Cristina nunca teve qualquer ligação com a Medicina). Transforma-se um grande benefício para a nossa terra em uma grande discussão sobre o apelido que lhe vão dar. 

E o que é mais grave, já surgiu uma ridícula disputa pela paternidade da idéia, exigindo exame de DNA para comprovação da autoria. Como as sugestões envolvem o nome do meu falecido e querido irmão Ivaldo, na qualidade de Patriarca da Família e em nome dela faço questão de registrar que somos muito gratos aos generosos amigos pela sugestão, mas já nos orgulhamos muito quando foi necessário instalar o seu velório na quadra coberta do Colégio Mons. Adelmar para permitir que a população inteira pudesse prestar a última homenagem ao seu médico dedicado e prestimoso amigo. Asseguro que a nossa família sente-se suficientemente honrada pela manifestação espontânea de tantos amigos e de toda a população de Garanhuns, a quem tanto serviu com o amor de que era capaz. Uma placa a mais não acrescentaria nada ao respeito e carinho que a população de Garanhuns demonstrou no seu velório.

Grande abraço de Ivan Rodrigues

Vereadora Nelma Carvalho pede colocação de luminárias em bairros de Garanhuns‏. Saiba quais!


Preocupada com o bem estar e a segurança dos moradores do bairros Jardim Petrópolis e Vila Lacerdópolis, a vereadora Nelma Carvalho ( Diretora Nelma PR), apresentou requerimento Nº 062/2014, na Sessão Plenária do último dia 12 de março, endereçado ao Governo Municipal, solicitando a colocação de luminárias nas ruas Rosas dos Ventos, Luzinete Lourenço Cavalcante, Sócrates Brasileiro, Helena Monteiro e Coronel Pitágoras, (Vila Lacerdópolis) e ruas João Trinta , Visconde de Cairú, Antônio Italiano, (Jardim Petrópolis).

Nelma Carvalho lembra que desde o ano passado vem se empenhando para que as referidas ruas sejam contempladas com as luminárias. ¨No ano passado visitei as comunidades e fiz o levantamento da numeração (barramentos) dos postes que não possuem luminárias, e em seguida encaminhei ofício a Secretaria de Serviços Públicos com todas as informações necessárias para que fosse realizado o serviço, destacou.

A vereadora relatou também que em resposta a sua solicitação o Secretário de Serviços Públicos Hélio Faustino enviou pedido no mês de agosto de 2013 a Coordenadora de Atendimento da CELPE / Garanhuns, Sra. Lucimere Maria de Almeida requerendo que fosse instaladas as luminárias nas referidas ruas.

¨Além das minhas solicitações através de ofício e requerimento, vou me empenhar mais ainda para que as ruas citadas das comunidades da Lacerdópolis e Jardim Petrópolis sejam contempladas com esse serviço de utilidade pública" - finalizou Nelma Carvalho.

Eduardo anuncia ampliação de hospital e entrega nova unidade do Corpo de Bombeiros em município do Agreste

Com secretários e deputados, Eduardo Campos faz inaugurações em Gravatá

"A saúde pernambucana, nos últimos anos, ganhou um novo ânimo. Os resultados positivos só atestam que estamos no caminho certo”. Foram essas as palavras do governador Eduardo Campos, no domingo (16/03), durante o anúncio da ampliação do Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa, em Gravatá, no Agreste do Estado. Antes da solenidade, o governador entregou o Posto Avançado de Bombeiros (PAB), também em Gravatá.

Eduardo explicou que o Governo de Pernambuco, por meio de um convênio com a prefeitura da cidade, vai investir R$ 1,5 milhão no hospital. Após a reforma, o Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa vai ganhar um laboratório, sala de raio-X e mais três enfermarias, passando de duas para cinco. A unidade realiza 8 mil atendimentos por mês. A obra será finalizada em agosto de 2014.

Sobre o Posto Avançado de Bombeiros, o governador destacou que a unidade conta com o efetivo de 13 militares, sendo um oficial e 12 praças. Além disso, o suporte será feito por uma viatura de atendimento pré-hospitalar. Uma viatura de combate a incêndio e um veículo administrativo, utilizados em vistorias técnicas, também ficarão à disposição. "É importante ressaltar que o posto ficará sob o comando do 2º Grupamento de Bombeiros de Caruaru, também no Agreste", afirmou Eduardo.

GARANHUNS: Sai edital da eleição para o Conselho Municipal de Assistência Social


A Secretaria de Assistência Social publicou nesta segunda-feira (17), por meio de edital, a eleição para a escolha das cinco entidades da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Assistência Social para o mandato de dois anos. A eleição acontece em 24 de abril, na sede do Conselho Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Siqueira Campos, 49, bairro Santo Antônio (centro), de 9h às 12h.

Estão aptos a votarem, as entidades e organizações da sociedade civil, representantes dos usuários, dos trabalhadores, de entidades prestadoras de serviços e organizações de assistência social. O Ministério Público Estadual será convidado para acompanhar o processo. A apuração dos votos será realizada no local, imediatamente após o voto do último eleitor. Serão proclamados eleitos como conselheiros titulares, as cinco entidades mais votadas por segmento representativo. Os representantes indicados serão nomeados pelo Prefeito Izaías Régis, até o dia 22 de maio.

O processo será regulado por regimento eleitoral, publicado na edição de hoje no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe, que pode ser acessado através do endereço:

Governo do Estado atende requerimento de Audálio Filho, e novo hospital fará homenagem ao Mestre Dominguinhos‏

Secretário Antônio Figueira e o Presidente da Câmara, Audálio Filho

Conforme anunciado pelo governador Eduardo Campos, na última quinta-feira (13/03), O Governo do Estado irá construir um novo hospital regional em Garanhuns, na ocasião também foi anunciado que esta nova unidade de saúde vai homenagear o cantor e compositor Dominguinhos, falecido em 2013.

A ação atende a solicitação do vereador Audálio Ramos Filho (PSDC) que através do Requerimento Nº 584/2013, em agosto do ano passado, logo após o anúncio do novo hospital, sugeriu ao Governador e à Assembléia Legislativa do Estado a indicação de "Mestre Dominguinhos" para nomear o novo Hospital Regional do Agreste Meridional.

"É uma justa homenagem ao Mestre Dominguinhos, que tão bem representou Garanhuns e nossa região no cenário nacional". Destacou o vereador Audálio Filho, presidente da Câmara Municipal de Garanhuns.

Saiba mais sobre a participação de Garanhuns no Congresso da AMUPE

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira
apresenta projeto no Congresso dos Municípios

Estamos na capital pernambucana, participando do Centro de Convenções de Olinda, do Congresso Pernambucano de Municípios. O evento, que tem como tema principal “O Desenvolvimento dos Municípios Sustenta o Crescimento do Brasil”, é promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e segue até a quarta-feira (19).

Entre as atividades, o Congresso vai premiar as práticas inovadoras e boas iniciativas de municípios Pernambucanos, 33 cidades estão participando. Garanhuns está participando e concorre com o projeto do programa “Garanhuns Saudável – Articulação local para o desenvolvimento econômico sustentável do município através da reciclagem.” Esse projeto aborda a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes do cidadão para que as práticas sustentáveis venham a ser inseridas no cotidiano da cidade e destaca a atuação da Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov), que existe há 11 anos e atualmente é a responsável pela coleta seletiva do município, arrecadando em média 20 toneladas ao mês de materiais recicláveis. O projeto vai ser apresentado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira. 

Garanhuns foi um dos municípios que aderiu ao Projeto Recicla Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

PARTICIPAÇÃO DO PREFEITO

O prefeito Izaías Régis, que também é vice-presidente da AMUPE, participou da abertura do evento, onde o governador Eduardo Campos anunciou a liberação do FEM 2014. O prefeito volta a participar do Congresso na tarde desta terça(18) em uma mesa de debates cujo tema será: “A Voz das Ruas, Gestão Pública e Eleições 2014”, com a presença dos jornalistas Magno Martins, Jamildo Melo e Maurício Costa Romão.

Estaremos presentes.

Sobre informações da SECOM/Garanhuns

Requerimento do Vereador Gil PM é atendido e Garanhuns ganha polo do Pernambuco Conduz‏



Na última quinta-feira (13) o vereador Gil PM (PRB), esteve presente juntamente com Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos do estado, na entrega do novo polo do programa Pernambuco Conduz em Garanhuns. As chaves do veículo foram entregues pelo governador Eduardo Campos ao vereador, na solenidade de inaugurações de novas instalações do Hospital Regional Dom Moura.

PE CONDUZ - O serviço criado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e direitos Humanos, para transportar pessoas com comprometimento severo de mobilidade e usuárias de cadeiras de rodas, já atende os 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, Caruaru - e nove cidades do entorno, e Petrolina. Na ocasião, foi entregue uma unidade móvel que será usada pelas pessoas com deficiência da região.

No ano passado o vereador Gil PM apresentou requerimento, solicitando ao Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência - SEAD, a implantação do Programa PE Conduz emGaranhuns.

Gil PM agradeceu mais uma vez primeiramente a Deus, e a todos que se empenharam para que fosse implantado esse serviço de acessibilidade na nossa cidade, que será de grande importância para nossa população.

Para Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, que na ocasião representou Bernardo D'Almeida, secretário da SEDSDH, esse é mais uma avanço no programa. "Esse novo polo do PE Conduz irá beneficiar mais pessoas com deficiência. O nosso objetivo é cada vez mais atender um público maior no nosso estado. Para isso trabalhamos na implantação de outros polos", destacou.

O cadastro no PE Conduz pode ser feito pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800-281-03-12, ou pelo site www.peconduz.pe.gov.br

Para participar da iniciativa, o beneficiado deve estar inserido na faixa de pessoa de baixa renda e também no programa Cadastro Único do Governo Federal. É necessário ainda que o participante não apresentem condições de se locomover com autonomia nos demais meios de transporte coletivo, a fim de viabilizar o acesso aos serviços de saúde, habilitação e reabilitação em tratamentos contínuos.

Rotas de Lazer - Nos fins de semana, as vans do PE Conduz levam os usuários do programa para atividades de lazer e cultura, nas chamadasRotas de Lazer. Semanalmente, a equipe da SEAD (Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência) monta as agendas em eventos de caráter público, garantindo o direito das pessoas com deficiência à diversão.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA: Bloco Cirúrgico e Emergência de Adultos em funcionamento no Hospital Dom Moura


A nova emergência melhora a entrada dos pacientes e ambulâncias

Nova sala de nebulização. Toda a emergência tem novas instalações.

Nova recepção da Emergência de Adultos do Hospital Dom Moura

Pacientes e acompanhantes no saguão de recepção

Totalmente construído, o novo bloco é interligado a todo o hospital internamente

O governador Eduardo Campos inaugurou novas instalações no Hospital Regional Dom Moura na última quinta-feira, 13, e já na sexta-feira, o novo Bloco Cirúrgico e a nova Emergência de Adultos estavam à disposição da população, com equipe médica, servidores, equipamentos, instalações, medicamentos e tudo mais. É muito grande a demanda do hospital, e a intenção foi acelerar os serviços para funcionar perfeitamente.

"Colocamos todo o pessoal de forma prioritária para as transferências de pacientes. A antiga Santa Terezinha que estava funcionando como emergência já foi fechada. Uma criança de seis anos que precisava fazer uma cirurgia de redução no braço inaugurou o novo bloco cirúrgico e a emergência está em pleno atendimento, inclusive temos seis novos leitos de CTI, além do funcionamento dos dez leitos de UTI, que também estão sendo utilizados normalmente" - afirma Luiz Melo, Diretor do Hospital Regional Dom Moura.

"Está uma maravilha. Fomos bem atendidas, o pessoal está com atenção com a gente. A comida está ótima, até minha acompanhante pediu para deixarem a janta para ela" - afirmou a primeira paciente da nova emergência de adultos, que completou: "Espero que conservem assim e que Deus abençoe todo mundo!".

Outras obras de reformas continuam na Unidade de Saúde Regional, e devem ser entregues nos próximos meses à população. A V GERES - Gerência Regional de Saúde, através da gestora Dra. Ricarda Samara, tem acompanhado diretamente as reformas, além de supervisionar os avanços na gestão do Hospital Regional Dom Moura.

Gersinho filho quer aplicação de lei municipal para bancos e solicita ações para os Conjuntos Manoel Camelo I e II‏

No intuito de que a população possa ter conhecimento de seu direito, bem como das obrigações das instituições de crédito o vereador Gersinho Filho (Solidariedade), apresentou na Câmara Municipal projeto de Lei de sua autoria no sentido de cobrar a efetiva vigência da Lei municipal nº 2.927 de 07 de dezembro de 1998, que dispõe sobre sanções administrativas a estabelecimento bancário infrator do direito do consumidor, o projeto dispõe sobre a implantação de cartazes, suas dimensões e afixação obrigatória em estabelecimentos bancários e de créditos no município de Garanhuns .

Gersinho Filho também solicitou por meio de requerimento encaminhado ao Chefe do Poder Executivo que viabilize a construção de uma creche para atender o Conjunto Residencial Manoel Camelo I e II , para que as crianças daquela comunidade possam receber educação e assistência de qualidade, e requereu a iluminação de todo o conjunto, bem como as vias que dão acesso ao local, tendo em vista que a escuridão tem causado grandes transtornos e insegurança a todos os moradores.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.