quinta-feira, 20 de março de 2014

Pesquisa Ibope pra Presidente da República


A presidente Dilma Rousseff (PT) mantém 43% das intenções de voto na primeira pesquisa realizada pelo Ibope em 2014. É a mesma taxa obtida no levantamento anterior do instituto, realizado em novembro.

O senador Aécio Neves (PSDB) variou de 14% para 15%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ficou estável com 7%.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (20) no blog Radar Político, do jornal O Estado de S.Paulo. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. As entrevistas foram realizadas entre 13 e 17 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-00031/2014.

De acordo com o blog, em um cenário com a inclusão de cinco pré-candidatos "nanicos", Dilma fica com 40%, contra 13% de Aécio e 6% de Campos.

Somados, os adversários da presidente teriam 23% das intenções de voto, o que seria insuficiente para impedir a vitória de Dilma ainda no primeiro turno.

Testando hipóteses de segundo turno, o Ibope mostra que Dilma venceria Aécio por 47% a 20%. Contra Campos, Dilma seria eleita com 47% ante 16% do governador pernambucano.

Marina Silva

Segundo o Radar Político, o Ibope testou cenários em que Marina Silva aparece como candidata do PSB no lugar de Campos.

No primeiro turno, Dilma lidera com 41%, frente a 14% de Aécio e 12% de Marina. Em um eventual segundo turno, Dilma venceria com 45%, ante 21% da ex-ministra do Meio Ambiente.
.
AGORA COMIGO: Como a própria matéria diz, não houve mudanças. Dilma e Eduardo repetem os números da última pesquisa Ibope (é a que dá menos pontos ao governador pernambucano) e Aécio cresce um pontinho, dentro da margem de erro, e portanto, sem grande entusiasmo.

Um dado me chamou a atenção, e talvez seja bom para Eduardo. Acho que os números de Marina baixaram. Ela que era segunda colocada até pouco tempo, já aparece em terceiro. Isto pode arrefecer os ânimos de quem torcia que a ex-senadora ainda fosse a candidata. A sombra Marina praticamente desaparece. Não que ela fosse a candidata, mas com isto diminui os argumentos de quem pudesse ainda pensar na troca da candidatura no PSB, principalmente entre os seus 20 milhões de eleitores da última campanha. 

Fica o desafio de Eduardo entrar neste eleitorado quando consolidar a chapa com Marina na vice.

8º Fórum Mundial da Água debaterá os desafios dos recursos hídricos no mundo



O lançamento oficial do 8º Fórum Mundial da Água Brasília - Brasil 2018 ocorreu, nesta quinta-feira (20), na capital federal. Brasília foi a cidade escolhida para sediar o fórum, que será realizado em 2018. O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou do encontro. A pasta é responsável pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco, que, quando concluído, levará água a 12 milhões de brasileiros.

De acordo com o ministro, o Brasil é um País de contrastes em termos de disponibilidade hídrica. “Precisamos aperfeiçoar o nosso planejamento. A garantia de oferta de água se passa pela ampliação da estrutura hídrica de forma racional e bem planejada, e uma gestão cada vez mais eficaz desses recursos. Não há momento melhor para termos um fórum mundial aqui no Brasil”, disse Teixeira.

O tema escolhido para a oitava edição foi “Compartilhando Água”, que integrará os assuntos abordados nos eventos anteriores e dará continuidade aos debates realizados sobre os desafios do setor de recursos hídricos. O fórum deverá reunir 35 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

IFPE abre seleção de estágio remunerado em Garanhuns‏




  • Universitários de áreas diversas podem se inscrever, desta segunda (24) até 28 de março, para a seleção de estágio do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no Campus Garanhuns. As vagas ofertadas são para estudantes de Ciências Biológicas, Matemática, Secretariado, Administração, Pedagogia, Letras (habilitação Português) e Ciências da Computação. Interessados devem procurar nos horários de 9h as 12h e das 14h às 17h, a Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus, localizado à Rua Padre Agobar Valença, s/n, bairro Severiano de Moraes Filho.

    O IFPE Garanhuns oferece dez vagas para contratação imediata, com 5% do total de vagas para pessoas com deficiência. O estágio tem duração de um semestre, podendo ser prorrogado por igual período. Candidatos devem obter o edital no site http://garanhuns.ifpe.edu.br.

    No ato de inscrição, o aluno deve levar os seguintes documentos: original e cópia do RG e CPF, declaração de matrícula, constando o curso e o período, e histórico escolar, ambos emitidos nos últimos dois meses, além dos documentos comprobatórios para a análise do currículo.

    A seleção acontece em duas etapas: análise de currículo escolar e prova discursiva. A divulgação do resultado da análise dos currículos está prevista para 2 de abril, a partir das 17h, no site do Campus. A prova discursiva será realizada no dia 5 de abril, das 8h às 10h30, no IFPE Garanhuns. Os aprovados terão a carga horária de 30h semanais e receberão uma bolsa no valor de R$ 520,00 além de auxílio-transporte de R$ 132,00. O resultado final será divulgado dia 11 de abril. 

    Conheça o quadro de vagas:


    Código opção
    Nível do Estágio
    Área de Atuação
    Requisitos
    Horário do Estágio
    Nº Vagas
    Curso
    Período do curso
    101
    Nível Superior
    Docência em Ciências Biológicas

    Licenciatura em Ciências Biológicas
    Cursando entre o 4º e 6º período
    10h às 12he 13h às 17h
    1
    102
    Nível Superior
    Docência em Matemática
    Licenciatura em Matemática
    Cursando entre o 5º e 6º período
    09h ás 12h e 13h às 16h
    1
    103
    Nível Superior
    Secretaria e Assessoramento
    Graduação em Secretariado
    Cursando entre o 3º e 6º período
    Manhã e Tarde/ a definir
    3
    104
    Nível Superior
    Administração
    Graduação em Administração
    Cursando entre o 3º e 6º período
    A definir
    2
    105
    Nível Superior
    Docência em Língua Portuguesa
    Licenciatura em Letras- habilitação em Português
    Cursando entre o 5º e 6º período
    09h às 12h e 13h às 16h
    1
    106
    Nível Superior
    Assessoria Pedagógica
    Graduação em Pedagogia
    Cursando entre o 4º e 6º período
    13h às 19h
    1
    107
    Nível Superior
    Programação e Desenvolvimento de Sistemas
    Bacharelado em Ciências da Computação
    Cursando entre o 5º e 6º período
    07h30minàs
    13h30min

    1

    Texto: Érika Targino

ADRIANO OLIVEIRA: A Copa do Mundo vai influenciar nas eleições???




Pesquisas de opinião que tentem desvendar o futuro tornam os cenários e as disputas eleitorais previsíveis. Mas previsão não significa ato de adivinhação. A previsão é a construção de cenários. Os cenários condicionam a criação de estratégias por parte do competidor com o objetivo de amenizar os riscos e para aproveitar as oportunidades da disputa eleitoral.

A eleição presidencial de 2014 tem sugerido variadas especulações quanto ao seu possível resultado. Tais especulações advêm, em parte, de eventos que ocorreram e que irão ocorrer. Em junho de 2013, manifestações aconteceram em diversas cidades brasileiras. No decorrer e após as manifestações, a avaliação da presidente Dilma Rousseff declinou. E voltou a crescer. Pesquisa de fevereiro deste ano mostra que a gestão petista tem 39% de aprovação. As várias pesquisas realizadas em 2014 revelam que Dilma continua a ter frágil favoritismo de vencer a eleição no primeiro turno.

É importante salientar que a gestão dilmista recuperou popularidade e as manifestações perderam. Em fevereiro, pesquisa do Datafolha revelou que 52% dos eleitores aprovam as manifestações e 42% a reprovam. Neste instante, a expectativa está em torno das consequências da Copa do Mundo para a eleição presidencial. A razão causal sugerida é que a Copa do Mundo pode trazer benefícios e malefícios para os presidenciáveis. 

Segundo pesquisa do Ibope realizada em fevereiro do corrente ano, através de pergunta espontânea, 21% dos eleitores brasileiros afirmaram que sentiam, naquele momento, alegria em razão da Copa. Numa escala de 0 a 10, 7,0 foi a nota média obtida para aprovação ou desaprovação da frase “Eu sou um grande torcedor da seleção brasileira de futebol” – Ibope, fevereiro de 2014. Portanto, existe aprovação. A pesquisa do Ibope revelou que 58% dos brasileiros são favoráveis a realização da Copa do Mundo no Brasil. No Nordeste, região onde Dilma tem alta popularidade, 72% são favoráveis.

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Mauricio de Nassau (IPMN) realizada no Recife em março deste ano revela que: 1) 73,3% dos entrevistados pretendem assistir aos jogos da Copa do Mundo; 2) 71,5% são favoráveis à realização da Copa do Mundo no Brasil; 3) 48,3% estão torcendo muito pela seleção brasileira; 4) 69,6% ficarão muito felizes ou felizes se a seleção brasileira conquistar a Copa; 5) 66,2% são contrários que ocorram manifestações durante a Copa.
  
Os dados das pesquisas do Ibope e IPMN sugerem que: 1) A maioria dos brasileiros é favorável à realização da Copa do Mundo no Brasil, apesar do volumoso gasto público em razão dela; 2) O declínio do apoio às manifestações diversas em virtude dos atos de violência indica que elas serão focalizadas e de baixa intensidade durante a Copa. As manifestações durante o evento esportivo da FIFA não serão semelhantes às de junho de 2013 – Alta intensidade; 3) Já que a Copa será realizada, parte dos brasileiros a deseja, torcerá pela seleção e ficará feliz com as vitórias.

Portanto, não vejo a Copa, neste instante, como evento que proporcionará intensas e grandiosas manifestações capazes de interferir fortemente de maneira negativa na disputa presidencial, em particular no desempenho de Dilma Rousseff. Outro dado importante: 55,3% dos recifenses não acreditam que as obras da Copa ficarão prontas antes do seu inicio. E neste universo, 52,6% consideram que a não conclusão das obras é de responsabilidade dos governos Federal e Estadual – IPMN, fevereiro de 2014. Portanto, as consequências negativas da Copa serão democratizadas entre os gestores.

Por Adriano Oliveira –  Doutor em Ciência Política. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sócio da Contexto Estratégia. Autor de variados artigos e livros sobre o comportamento do eleitor brasileiro. 

Mais informações sobre o novo HOSPITAL REGIONAL MESTRE DOMINGUINHOS

 

No Festival de Inverno de 2013, na inauguração da UPAE, o Secretário de Saúde do estado, Dr. Antônio Figueira e o governador Eduardo Campos, pegaram o público de surpresa ao anunciar a construção de um novo Hospital Regional em Garanhuns, e mais, com a municipalização do Hospital Dom Moura, já que não temos uma unidade de saúde para fazer os atendimentos básicos, de responsabilidade do município. Assim, o novo hospital cumpriria sua função de ser uma unidade de referência regional.

Na última quinta-feira, 13, na inauguração da nova Emergência e do novo Bloco Cirúrgico do Hospital Dom Moura, o governador assinou a desapropriação do terreno que vai receber o Hospital Regional Mestre Dominguinhos e anunciou que o projeto já está pronto, pretendendo iniciar a obra no início do segundo semestre. A intenção de municipalização do Hospital Dom Moura permanece, e deve acontecer em 2016, quando for inaugurado o novo hospital.

O novo Hospital terá 12 mil metros de área construída, contará com emergências adulto e pediátrica, atendimento em clínica geral e especialidades, com cirurgia, obstetrícia e pediatria. Contará com 106 leitos.

O Hospital Regional Dom Moura atende 21 municípios, no entanto 70% dos pacientes são de Garanhuns. Em 19 dos 21  municípios que fazem parte da regional de saúde, apenas Jucati e Garanhuns não contam com hospital municipal. Jucati não teria demanda para manter um hospital, e Garanhuns, com 130 mil habitantes, não contar com seu próprio hospital justifica a doação do Hospital Dom Moura ao município.

O Hospital Regional Mestre Dominguinhos ficará às margens da BR-423, próximo à entrada do aeroporto, em um terreno que pertencia ao empresário Jeová Barros, que aceitou a proposta do governo estadual.

Sobre informações do Jornal do Commercio, edição de sábado, 15/03

GARANHUNS: Vereador consegue inclusão de mais ruas em projeto de saneamento do Governo do Estado‏

Sivaldo com lideranças governistas recebem o governador no aeroporto

O Vereador Sivaldo Albino (PPS) solicitou pessoalmente ao governador Eduardo Campos na última quinta-feira, por ocasião da sua visita a Garanhuns e região, a inclusão da Sub-Bacia 2.2 que contempla ruas da Vila do Quartel na primeira etapa do saneamento do Bairro Novo Heliópolis. O pedido faz parte do requerimento 016/1º 2014 do gabinete do vereador.

Na visita ao canteiro de obras, na comunidade da Vila Lacerdópolis, durante a explanação da COMPESA, o Governador interpelou a empresa sobre a solicitação do vereador, e diante da possibilidade apresentada, de imediato autorizou a inclusão da Sub-bacia 2.2 nesta primeira etapa, para beneficio dos moradores daquela comunidade.

Foi também da autoria do vereador Sivaldo Albino, a solicitação do saneamento para as comunidades da Vila do Quartel, Lacerdópolis, Village, Loteamentos Arco-íris e São Matheus que já estão com suas obras em andamento.

CONCURSOS PÚBLICOS: Alguns concursos nacionais e regionais que valem a pena fazer. INSCRIÇÕES ABERTAS!


RECIFE

CBTU
Vagas:525, 178 para Recife
Cargos: vários
Níveis: médio, médio/técnico, superior
Salários: até R$ 5.393,72
Inscrições: até 22/04/2014
Taxas: de R$ 12,50 a R$ 33,80
Prova: 25/05/2014
Mais informações: www.consulplan.net.

NACIONAL

Receita Federal
Vagas: 278
Cargo: auditor fiscal
Nível: superior
Salário: R$ 14.965,44
Inscrições: até 27/03
Taxa: R$ 130
Provas: 10 e 11/05
Mais informações: www.esaf.fazenda.gov.br

Banco do Brasil
Vagas: formação de cadastro de reserva
Níveis: médio e superior
Salários: de R$ 3.673,03 a R$ 8.707,19
Inscrições: até 20/03
Prova: 04/05
Mais informações: www.cesgranrio.org.br

PERNAMBUCO

UFPE Edital Nº5 (Docentes)
Vagas: 110
Cargo: professor
Nível:superior
Inscrições: presenciais, até 20/03/2014 (reabertas)
Salários: de R$2.700,51 até R$8.049,77
Provas: até 60 dias do encerramento das inscrições
Taxa: R$200
Mais informações: www.ufpe.br/progepe

UFPE Edital Nº4(Docentes)
Vagas:18
Cargo: professor
Nível: superior
Salários: de R$1.914,58 até R$5.466,55
Inscrições: até 20/03/2014 (reabertas)
Taxa: R$200
Provas: 60 dias após o término das inscrições
Mais informações: www.ufpe.br/progepe

Agente de Trânsito de Jaboatão
Vagas: 50
Nível: médio
Salário: R$ 937,37
Inscrições: de 29/03 até 11/05
Prova: 08/06
Mais informações: www.upenet.com.br

Guarda Municipal de Jaboatão
Vagas: 100
Cargo: guarda municipal
Nível: médio
Salário: R$1.300,16
Inscrição: até 08/04
Taxa: R$60
Prova: 27/04
Mais informações: www.upenet.com.br

Prefeitura de Arcoverde (SUSPENSO DEVIDO À SUSPEITAS  SOBRE A EMPRESA)
Vagas:411
Cargos: vários
Níveis: superior, médio e fundamental
Salários: de R$800 até R$4.000
Inscrições: até 24/04
Mais informações: www.conpass.com.br

Facepe
Vagas: 13
Cargos: vários
Níveis: médio e superior
Salários: de R$ 1.631,86 a R$ 4.009,74
Inscrições: até 04/04
Taxas: R$ 40 e R$ 80
Prova: 11/05
Mais informações: www.covest.com.br

Câmara Municipal de Garanhuns
Vagas: 28
Cargos: diversos
Níveis: fundamental, médio e superior
Salários: de R$ 750, 00 a R$ 2.250,00
Inscrições: até 30/03
Taxa: R$ 40, R$ 50 e R$ 70
Prova: 13/04
Mais informações: www.upenet.com.br

EBSERH (PE)
Vagas: 832
Cargos: vários
Níveis: médio, técnico e superior
Salários: de R$ 7.774 a R$ 1.630
Inscrições: até 27/03
Taxas: R$ 30 e R$ 50
Prova: 11/05
Mais informações: www.idecan.org.br

Univasf
Vagas: 47
Cargos: vários
Níveis: médio e superior
Salários: de R$1.942,75 a R$3.230,88
Inscrições: até 27/03
Taxas: R$ 50 e R$ 70
Prova: 04/05
Mais informações: www.concurso.univasf.edu.br

UFPE
Vagas: 52
Cargos: vários
Níveis: médio e superior
Salários: de R$ 1.942,75 a R$ 3.230,88
Inscrições: de 26/03 até 15/04
Taxa: R$ 45 e R$80
Prova: 25/05/2014
Mais informações: www.covest.com.br

OUTROS ESTADOS

Tribunal de Justiça do Ceará
Vagas: 238
Cargos: técnico e analista
Nível: médio e superior
Salários: R$ 3.980,17 e R$ 8.937,28
Inscrições: até 19/03
Prova: 11/05
Mais informações: www.cespe.unb.br/concursos

Coordenadores do IAUPE da Universidade de Pernambuco falam sobre o Concurso da Câmara de Garanhuns‏


Coordenadores do CONUPE - Comitê Permanente de Concursos do IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, estiveram em Garanhuns nesta quarta-feira, 19, concedendo entrevistas aos meios de comunicação sobre o Concurso Público da Câmara de Vereadores de Garanhuns, que está sendo organizado e realizado pela instituição estadual.

Prof. Gledson Emerenciano conversou com profissionais de rádio, jornais e blogs, tirando dúvidas e dando mais detalhes sobre o certame que vai oferecer 28 vagas na Câmara Municipal, divididos em cargos para todos os níveis de escolaridade: Superior, Médio e Fundamental. As inscrições custam R$ 70,00, R$ 50,00 e R$ 40,00, respectivamente. Os salários variam de R$ 750,00 a R$ 2.250,00, de acordo com o cargo.

"O IAUPE já conta com 15 anos de experiência em concursos e tem o respeito de todos por ser ligado à Universidade de Pernambuco. Não temos neste tempo uma só mácula em nossos concursos. É uma instituição séria, muito procurada por instituições públicas para seus concursos, como foi o próprio Governo do Estado com o concurso da Polícia Militar, que contou com mais de 100 mil inscritos" - Afirmou Prof. Emerenciano, que veio a Garanhuns acompanhado do prof. Darlan Moutinho, também do CONUPE.

Todo o concurso é regulado pelo IAUPE, desde a inscrição, elaboração das provas (feitas por professores da UPE) até a aplicação e resultados, sempre com pessoal gerenciado pelo Instituto Estadual. "Infelizmente a Constituição que legislou sobre os concursos públicos não criou o provimento das despesas, por isto precisamos cobrar as inscrições para arcar com todo o processo" - afirmou o Coordenador do CONUPE. Sobre as provas, Prof. Gledson Emerenciano afirmou que a elaboração busca entender a realidade local, com temáticas regionais.

O Presidente do Poder Legislativo, Vereador Audálio Ramos Filho registrou a importância da instituição:"Temos visto muitos Concursos Públicos que acontecem sob a suspeita da população, feitos por
empresas desconhecidas, algumas delas privadas. Por isto a Mesa Diretora desta casa buscou o IAUPE - da Universidade de Pernambuco, uma das instituições mais sérias e respeitadas do país. Temos recebido elogios pelo processo seletivo e temos certeza que o Concurso Público da Câmara Municipal de Garanhuns será de muito sucesso" .

As inscrições seguem até o dia 30 deste mês, e podem ser feitas no site de concursos da UPE: http://www.upenet.com.br/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.