quarta-feira, 23 de abril de 2014

CONCURSO PÚBLICO da Polícia Federal tem 600 vagas em 2014



Está autorizada a realização de um novo concurso público para provimento de 600 novos cargos de Agente de Polícia Federal. Poderão participar deste concurso candidatos com nível superior em qualquer área.

O prazo para a publicação do edital é de até 6 meses contados a partir da publicação da portaria, ou seja, deve sair até setembro. A expectativa é que seja mantida a mesma organizadora dos últimos concursos da PF, o Cespe/UnB.

O último concurso para agente da PF foi em 2012 e o salário oferecido era de R$ 7.514,33. Na ocasião, havia 500 oportunidades e a banca organizadora da seleção foi o CESPE/UNB.

O número de inscritos para participar deste último concurso foi de 107.799. Ou seja, mais de 215 pessoas disputando cada uma das vagas oferecidas.

Servidor público reclama da prefeitura

Recebemos de um leitor, que não citaremos, o pedido para divulgar duas questões que estão prejudicando servidores da prefeitura. Cortamos alguns trechos onde as críticas são mais fortes, para poder evidenciar no texto o que de fato está sendo cobrado. Vamos lá.


Ronaldo, 

Se você puder nos ajudar com isso, ficaremos muito gratos.

1º A elaboração do estatuto dos servidores municipais, no qual, entre outros desfavores aos servidores, constará um aumento da carga horária dos funcionários assalariados de 6h/d para 8h/d, sem o proporcional aumento da remuneração.

2º Quando será resolvida a situação dos professores permutados? Em 2013, toda a documentação já estava em ordem e assinada pelo prefeito em janeiro. Em 2014, já estamos nos aproximando do final do mês de ABRIL, e NADA! NENHUMA PERMUTA OFICIALIZADA! A Educação diz que mandou a documentação para a Administração, a Administração diz que enviou para o prefeito assinar, o Gabinete do prefeito informa que não recebeu nenhuma documentação relativa às permutas. E aí? 

Já tem município dizendo que em 2015 não permutará mais nenhum professor com Garanhuns. 

Com a palavra, o município.

Crianças de Garanhuns têm a chance de aprender mais sobre sanfona



Começou hoje (23), e segue até a próxima sexta-feira (25), o workshop “Desmistificando a Sanfona”. A iniciativa, idealizada e concretizada pela parceria da Secretaria Municipal de Cultura e da Escola de Acordeon Garanhuns Dominguinhos, tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela música. Três escolas da Rede Municipal de Ensino recebem as aulas. Amanhã (24), será a vez da Escola Gabriela Mistral. Ao todo, mais de 200 estudantes terão a oportunidade de participar do curso.

De acordo com o professor Éder dos Santos, a ideia de levar a história da sanfona surgiu numa conversa com a secretária de Cultura, Cirlene Leite. Segundo ele, o instrumento é fácil de se tocar, caso a metodologia seja a mais adequada. “Há muitos que dificultam o processo de aprendizagem daqueles que têm interesse. Mas com preparo e estudo, além de prática, é possível aprender rapidamente. Esperamos que muitos saiam das aulas querendo disseminar o conhecimento”, comenta.

O workshop compõe a proposta do Festival Viva Dominguinhos – evento que entra para o calendário de eventos do município este ano. Durante as instruções, a história do músico José Domingos de Moraes é apresentada.

PERNAMBUCO 14: Armando vai fazer reuniões como a Agenda 40 do PSB

Do blog de Inaldo Sampaio

Jornalista Inaldo Sampaio
Em contraponto à “Agenda 40” do PSB, o senador e pré-candidato ao governo estadual, Armando Monteiro Neto (PTB), anunciou ontem o lançamento do “Pernambuco 14”.

Trata-se de reuniões políticas que o partido pretende fazer nos 14 municípios da área metropolitana, começando por Igarassu, cujo prefeito, Mário Ricardo, é petebista.

A reunião de Igarassu está marcada para o próximo sábado no Centro Mariápolis, a partir das 8h da manhã.

No dia seguinte, 27, a caravana petebista estará em Petrolina para receber o apoio oficial do prefeito Júlio Lossio (PMDB) e no dia 3 de maio, em Salgueiro, para receber o apoio do vice-prefeito Dr. Cacau (PSB).


Vejam como ficou a Praça Campos Sales em Garanhuns


O Governo Municipal vem executando, desde o ano passado, uma série de revitalizações em suas principais praças públicas e atrativos turísticos. 

A Praça Campos Sales, localizada no bairro Magano, é uma das recentes conquistas das últimas obras na cidade. Os moradores da localidade ganharam uma melhor infraestrutura de espaço coletivo ao ar livre, com pista de cooper, iluminação, bancos e área verde.




Segundo a dona de casa Maria José Costa, de 70 anos de idade, a comunidade já cobrava uma melhoria há anos e, para ela, a reestruturação é a realização desse anseio. 

“Antes era um abandono, um lixo, agora está maravilhoso. Eu moro aqui há 50 anos. Hoje as crianças brincam o dia todo aí. Eu faço caminhada todo dia também. Quando chega no fim da tarde é cheio de gente também”, comenta.


De acordo com o arquiteto da Secretaria de Planejamento, Magno Pontes, responsável pelo projeto, a ideia da praça era a de proporcionar mais conforto. 

“Fizemos tudo traçando o pedido dos próprios moradores. Com isso, tivemos a preocupação de instalar desde os assentos até uma iluminação de acordo com o tamanho da praça”, afirma.

Texto e fotos: SECOM GARANHUNS

BLOG DO MAGNO: Rebatendo críticas, prefeito de Gravatá explica apoio a Paulo Câmara

Filiado ao PTB do senador e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto, o prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano, causou polêmica na política estadual ao anunciar, na semana passada, seu apoio a Paulo Câmara (PSB), pré-candidato de Frente Popular e principal adversário do representante do seu partido na disputa ao Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com a carta aberta à população gravataense, publicada pelo próprio gestor municipal, o principal motivo do não comprometimento com a pré-candidatura de Armando Monteiro se deu pela falta de investimentos federais na cidade.

Tendo em vista o ingresso do petebista na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o caminho mais natural a ser seguido, segundo o prefeito, foi apoiar o candidato do ex-governador Eduardo Campos (PSB), que, nas palavras de Bruno Martiniano, foi o responsável direto por grandes obras executadas no município, tais como a reforma do Hospital Paulo da Veiga pessoa e a pavimentação da rodovia PE-87.

Leia, na íntegra, a carta de apoio de Bruno Martiniano a Paulo Câmara:



“Tendo em vista as recentes especulações, tratando de meu apoio ao pré-candidato a governador, o socialista Paulo Câmara, decidi trazer à população gravataense os motivos que justificam nosso engajamento nesta causa, que é a melhor para o Brasil, para Pernambuco e para Gravatá.

Durante o exercício de 2013, percebemos uma grande queda nos repasses de recursos federais para os municípios, queda esta que vem se perpetuando em 2014, e mesmo com os esforços dos prefeitos em diversas frentes, não foi possível, em 15 meses de tentativas, rever esta política do Governo Federal que vem sufocando as administrações municipais.

No contraponto, assistimos um franco crescimento da economia estadual, com desenvolvimento perceptível em saúde, educação, no segmento industrial e comercial, este refletindo no crescimento contínuo do ICMS e dos índices sociais no estado.

Posso citar ainda a proposta do ex-governador e futuro presidente do Brasil, amplamente divulgada, que traz para o campo da realidade a discussão sobre o Pacto Federativo, que pretere os municípios na distribuição do bolo de recursos. Considero a proposta de Eduardo Campos séria, comprometida com os municípios e melhor para o Brasil, para Pernambuco e para Gravatá.

Na busca por apoio do Governo Federal, diversos projetos foram formatados com o intuito de conseguir recursos para executar obras de importância para Gravatá, que trouxessem um crescimento estruturador, mas, também não estamos tendo sucesso nesta frente, apesar de todos os esforços compreendidos. Mesmo com atenção máxima aos procedimentos e burocracia exigidos, sem causa aparente, estamos perdendo os recursos já empenhados, como a implantação do atendimento em especialidades médicas em Gravatá, que teve o empenho anulado sem promessa de novos pleitos.

Posso registrar que municípios menores foram contemplados com mais recursos, e que esses recursos estão sendo repassados aos municípios, muito diferente do que acontece conosco, em Gravatá. Nesta esteira, mais uma vez contraponho com a atitude do governo estadual, reconhecendo que pela ação direta do deputado Waldemar Borges, foi autorizada a reforma do Hospital Paulo da Veiga Pessoa, custeada 90 % com recursos do estado e que está em fase de liberação dos recursos, traduzindo uma política verdadeira e de apoio, melhor para o Brasil, para Pernambuco e para Gravatá.

Não tivemos a oportunidade de receber uma só obra nova custeada com recursos federais, apenas estamos executando lentamente uma obra que vem da gestão anterior e que não se conclui pela falha no projeto herdado da administração federal, com diversas omissões e falhas de projeto, já discutidos amplamente inclusive em programas de televisão de audiência nacional.

O governo estadual entregou o Parque da Cidade, entregou a Escola Técnica Estadual e se comprometeu a fazer a regularização das rodovias e ruas do município e em finalizar a pavimentação da PE-87, que liga o Centro de Gravatá aos distritos de Mandacaru e Uruçu. Melhor para o Brasil, para Pernambuco e para Gravatá.

No campo da governabilidade, trabalhamos uma ampla reunião de forças, abrindo a discussão com os vereadores, suplentes de vereador, lideranças comunitárias, pessoas ligadas aos sindicatos e todos os que compõem nosso grupo político, promovendo a discussão com todo o grupo e observamos uma clara tendência ao grupo socialista, quase que sempre motivada pela ausência dos trabalhistas nos eventos do município, no cotidiano das atividades sociais e políticas desenvolvidas.

Em clara demonstração de uma atitude de interesse com os que fazem o município de Gravatá, tivemos a presença permanente do então governador Eduardo Campos, junto com todo o seu grupo técnico e político, em mais uma atitude que não discriminou o povo de Gravatá, não trouxe prejuízos, pelo contrário, enriqueceu nosso grupo e fortaleceu nossos atos, sendo muito melhor para o Brasil, para Pernambuco e para Gravatá.

Sou representante deste povo, que admiro, respeito e sirvo. Recebi da maioria da população gravataense a incumbência de fazer nossa terra crescer e se desenvolver, e para conseguir isso sou impulsionado a buscar as melhores condições de trabalho e de apoio para cumprir meu objetivo. Não vou falhar nesse trabalho, não vou me omitir nesse compromisso, preciso sempre buscar e oferecer o melhor para Gravatá, para Pernambuco e para o Brasil.

Com muita satisfação, caminho junto dos amigos de Gravatá: Eduardo Campos, Paulo Câmara, Fernando Bezerra Coelho e Waldemar Borges.

Bruno Martiniano (PTB).
Prefeito de Gravatá.”

O Náutico pode surpreender o Sport e ser campeão pernambucano?


Chegou a hora da grande decisão. Náutico e Sport vão pisar no gramado da Arena Pernambuco, a partir das 22 horas, na luta pelo título de campeão do Pernambucano Coca-Cola 2014. 

E existem vários motivos para que as duas equipes lutem a cada segundo de jogo, fazendo com que o confronto ganhe tons de dramaticidade e transborde em emoção. A começar pelo fato de saber quem será o campeão da 100ª edição do Estadual. E quem será o primeiro campeão na Arena, palco de cinco jogos da Copa do Mundo 2014? 

De um lado, o Timbu querendo acabar com o jejum de nove anos sem comemorar um título estadual. Para isso, o time alvirrubro precisa vencer para forçar as cobranças de pênaltis. Do outro, o Leão que vem amargando três vice-campeonatos e querendo levantar a taça pela 40º vez. O time precisa de um empate para comemorar, mas todos só pensam na vitória. 

Enfim, são elementos de sobra para que o torcedor receber uma descarga de emoção durante a partida. Haja coração!

Para saber mais: Blog do Torcedor

Produção artesanal é intensificada para o Festival Viva Dominguinhos‏



A Casa do Artesão de Garanhuns já está se preparando para receber o grande fluxo de turistas que virá ao município durante o Festival Viva Dominguinhos, que começa na próxima sexta-feira (25) e segue até o domingo (27).

Os mais de 40 associados ao estabelecimento colocarão à venda diversos artigos artesanais voltados para homenagear o músico José Domingos de Moraes. A expectativa, para o período do evento, é de um aumento de 100% nas vendas.

Oito artesãs estão à frente da produção das peças personalizadas – entre elas, camisetas, bolsas, porta-chaves, revisteiros, licores e porta-canetas.

Os produtos irão custar entre R$ 10 e R$ 40 reais e serão vendidos na própria sede da Casa do Artesão, localizada no prédio do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, de 9h às 17h, e na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, durante as noites de shows.

TV GLOBO: Porto Digital e o mercado de Economia Criativa em Recife serão destaques na nova novela Geração Brasil!


Há bons motivos para dar atenção à próxima novela das 7 da Tv Globo, cuja estreia está prevista para dia 3 de maio. E não é só a presença da atriz norte-riograndense Titina Medeiros no elenco. Escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, “Geração Brasil”deverá causar uma identificação natural com o telespectador que anda cansado de estereótipos regionalistas. 

 Depois de “Amores Roubados”, o Nordeste contemporâneo volta a ganhar corpo na história, mas agora é o Recife antigo quem surge como ambiente de efervescência criativa, onde games (e gamers), cinema, jornalismo e alta tecnologia se misturam à cultura local. Existe uma relação explícita com lugares como o Porto Digital, a incubadora de projetos e programas na área de softwares e economia criativa, que surgiu na capital pernambucana no começo deste século e hoje é referência no Brasil.
João CottaTecnologia e cultura urbana se encontram no Recife Digital, um dos cenários da nova novela das 7, que estreia em maio na GloboTecnologia e cultura urbana se encontram no Recife Digital, um dos cenários da nova novela das 7, que estreia em maio na Globo


“Recife é o nosso Vale do Silício”, corrobora a atriz Titina Medeiros, cuja personagem, Marisa, é uma pequena golpista que mora com o marido e filhos na casa da sogra. Titina falou um pouco sobre sua segunda novela, antes de embarcar para o Rio de Janeiro, onde participa da coletiva de lançamento da novela dirigida por Denise Saraceni, Maria de Médicis e Natália Grimberg. 

Na trama, o verdadeiro Vale do Silício, na Califórnia, região conhecida pelos grandes indústrias e negócios na área de ciência e tecnologia, é o ponto de partida para revelar a história da rica família Parker-Marra. E é ela quem está diretamente conectada com o Recife Digital, na capital pernambucana. É entre esses dois pólos de tecnologia que circularão personagens, tramas e histórias. 

O elenco pernambucano também ganha peso na trama, como a jovem atriz Chandelly Braz, uma das protagonistas, o cantor e compositor de glam rock Johnny Hooker e o baterista da banda de rock Mombojó, Samuel Vieira. 

QUAL O MAIOR PROBLEMA DO MUNDO? Pesquisa revela, e a gente já sabia!



A corrupção é um problema comum a todos os países. Uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), realizada em 65 países, com 66.806 entrevistados, mostra que 21% citam a corrupção como o principal problema do mundo. No Brasil, esse índice é ainda maior: 29% consideram a corrupção como o problema mundial mais grave.

Os maiores índices, entretanto, estão no continente asiático: 50% nas Filipinas e 40% na Indonésia. Por outro lado, apenas 2% dos japoneses veem a corrupção como o principal problema do mundo. Na média, 26% dos moradores da região citam a corrupção como principal problema do mundo.

As Américas aparecem em segundo lugar, com 19% da população colocando a corrupção no topo da lista de problemas. Além do Brasil, Peru e México também registram 29% da população preocupada com corrupção.

Na parte ocidental da Europa, onde a média é de apenas 8%, a exceção é a Espanha: 20% dos espanhóis consideram a corrupção o problema mais grave do mundo, enquanto na França, Alemanha e Reino Unido os percentuais são de 4%, 6% e 8%, respectivamente.

Economia - As questões econômicas aparecem em segundo lugar na lista dos principais problemas mundiais, citadas por 14% da população global. Os países africanos lideram a lista, com média de 21%, seguida das Américas (16%) e da Europa Ocidental (14%).

Isoladamente, por país, os índices mais altos foram identificados na Malásia (47%) e na Grécia (43%). Nos Estados Unidos, esse é o principal problema, mencionado por 26% dos norte-americanos, enquanto no Brasil ele é citado por apenas 6% da população.

Desigualdade social – A distância existente entre ricos e pobres é, segundo a população mundial, o terceiro principal problema do mundo, citado por 12% dos entrevistados da pesquisa. No entanto, para os habitantes da Europa Ocidental esse é o principal problema do mundo. Lá a média é o dobro da média global (24%). Em alguns países o índice é ainda maior, como na Alemanha (34%), Áustria (32%), Espanha (27%) e França (25%). A menor média é a do Reino Unido, de 16%. Por outro lado, as menores citações aparecem na Indonésia (5%), Tailândia (3%) e Malásia (1%). No Brasil, apenas 9% consideram o desequilíbrio social o principal problema do mundo.

Em quarto lugar na lista dos principais problemas mundiais aparece o desemprego, mencionado por 10% dos entrevistados. As nações que mais citam a falta de emprego como problema mundial são Itália (34%), Bósnia (32%) e África do Sul (30%). No Brasil, desemprego é o principal problema mundial apenas para 8% da população e na Argentina, para 2%.

  
Os 3 principais problemas do mundo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.