sábado, 10 de maio de 2014

Vem aí o I Seminário de Inclusão do Agreste Meridional



A primeira edição do Seminário de Inclusão do Agreste Meridional Pernambucano – SIAMP, com o tema “Repensando a Prática Pedagógica para Crianças com Autismo e Outros Transtornos” acontecerá nos dias 6 e 7 de junho no Auditório do Colégio XV de Novembro, em Garanhuns-PE, tendo como palestrantes: Eugênio Cunha (Doutorando, Mestre em Educação e escritor sobre inclusão) e Kilma Gouveia ( Mestranda em Educação, Especialista em Educação Inclusiva, e professora). 

A apresentação cultural do evento, fica a cargo de Hercinho Gouveia (artista garanhuense participante do The Voice Brasil que já cantou com Ivete Sangalo).

VALE CULTURA: Vereador Paulo Leal quer criação do benefício em Garanhuns

O vereador Paulo Leal (PSB), requereu ao Governo Municipal a criação do Vale Cultura Municipal, a fim de contemplar os servidores públicos e estudantes da rede de ensino de Garanhuns.

O objetivo é promover uma nova política pública que proporcione a democratização do acesso à arte e à cultura, como expressão da cidadania, de modo a propiciar o pleno acesso ao consumo cultural sustentável e universalizado.

“Essa ação é baseada na aprovação na Câmara dos Deputados e sanção da presidente Dilma Rousseff do Vale-Cultura que beneficiará em um primeiro momento mais de 16 milhões de trabalhadores com carteira assinada em todo país. O projeto municipal e objetiva incluir os funcionários públicos e estudantes de Garanhuns entre os trabalhadores beneficiados por este mecanismo que revoluciona o conceito de que a Cultura é tão necessária quanto a Educação, Saúde e demais áreas sociais,” avalia Paulo Leal.

Laura Muller é a grande atração da II Bienal Internacional do Livro do Agreste



A programação da II Bienal Internacional do Livro do Agreste, deste sábado, tem a presença da sexóloga Laura Muller, conhecida pelo público jovem pelo seu quadro no programa Altas Horas na TV Globo. Laura irá fazer um bate-papo descontraído sobre sexo a partir das 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado. 

Ainda na programação de hoje, a Bienal terá Pe. Agnaldo com a palestra A presença dos anjos em nossa vida, às 14h, e Arnauld Mattoso, que irá falar sobre Mitos e verdades sobre os ataques de tubarões em Recife, às 17h. As duas palestras acontecem no auditório da Feira do Livro. 

A II Bienal Internacional do Livro do Agreste está acontecendo na Praça Mestre Dominguinhos, das 10h às 22h. Entrada gratuita.

Texto: Juliana Lopes 

MENSAGEM DIA DAS MÃES: Vereadora Luzia da Saúde


MARINA SILVA FALA: Aécio tem cheiro de derrota. Entrevista especial.


A cinco meses da eleição, a ex-senadora Marina Silva afirma que o PSDB de Aécio Neves já entrou na disputa com o "cheiro da derrota" no segundo turno. Ela diz que seu companheiro de chapa, Eduardo Campos (PSB), é o único capaz de impedir a reeleição de Dilma Rousseff (PT). A declaração de Marina à Folha de S. Paulo deverá incendiar a competição entre Aécio e Campos, haja vista que apenas um deles poderá avançar para um eventual segundo turno.

As declarações devem ajudar a sepultar o clima de trégua entre os dois candidatos, que vinham atuando em parceria para desgastar a petista. Incomodada com as comparações entre Campos e Aécio, Marina afirmou que o aliado defende ideias mais progressistas que o tucano. Também atacou Dilma, a quem acusou de usar a propaganda oficial para esconder os problemas do governo.

A ex-senadora se mostrou incomodada com o relato do ex-presidente Lula, revelado na segunda pela coluna Mônica Bergamo, da Folha, de que ela teria consultado Deus antes de pedir demissão do Ministério do Meio Ambiente.

Assista a entrevista em vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=ALtbfhL7pOk



SEGUNDO TURNO
A ex-senadora disse que Eduardo Campos, hoje em terceiro lugar nas pesquisas, é o único candidato capaz de bater a presidente Dilma Rousseff. Para ela, o ex-governador de Pernambuco é "sem dúvida alguma" mais competitivo que Aécio Neves.

"O PSDB sabe que já tem o cheiro da derrota no segundo turno. E o PT já aprendeu que a melhor forma de ganhar é contra o PSDB."

CAMPOS x AÉCIO
Marina reclamou das comparações entre Aécio e Campos, que têm feito críticas semelhantes ao governo. "A gente tem que parar com essa história de querer diluir as diferenças." "Quando alguém fica muito ansioso para dizer que é igual, é porque sabe que é diferente", acrescentou.

Para Marina, as diferenças estão "nas trajetórias de vida e em algumas propostas estruturantes". "Campos protagoniza uma agenda progressista de respeito aos direitos sociais, de não ir pelo caminho mais fácil de reduzir a maioridade penal e as conquistas dos trabalhadores."

PALANQUES ESTADUAIS
A ex-senadora disse que PSB e Rede terão autonomia para apoiar candidatos diferentes nos Estados em que não houver acordo. Afirmou que não subirá ao palanque dos tucanos Pimenta da Veiga, em Minas, e Beto Richa, no Paraná. Os dois cortejam Campos em busca do apoio formal do PSB.

Em São Paulo, Marina disse que o apoio ao tucano Geraldo Alckmin está descartado. Questionada se pedirá votos para Márcio França, caso ele venha a ser o candidato, foi evasiva: "Não vamos vetar nenhuma candidatura do PSB. Mas a Rede não é o PSB."

DILMA EM CAMPANHA
A vice de Eduardo Campos criticou a estratégia de comunicação de Dilma, que usou pronunciamento oficial na TV para anunciar medidas populares como o reajuste do Bolsa Família e a correção da tabela do Imposto de Renda.

"Acho excessiva a propaganda que tem sido feita. Geralmente, o excesso de propaganda é para compensar as dificuldades que estão sendo vividas", disse. "Fazer o que é necessário para se reeleger, e não o que é necessário para os interesses do país, cria essa ambiguidade."

GOVERNO E ECONOMIA
"A presidente encerra o governo sem uma marca, como a estabilização econômica de FHC e a inclusão social de Lula. A marca de Dilma é o retrocesso", criticou. "O Brasil atravessa um momento com baixo crescimento e aumento da inflação e dos juros."

'VOLTA, LULA'
Marina sugeriu ainda acreditar na possibilidade de o ex-presidente Lula substituir Dilma na eleição. "É uma dificuldade para ele, com certeza. Ele articulou a candidatura da presidente Dilma para criar uma nova liderança ou para fazer um intervalo e voltar?"

Ela também ironizou a preferência de siglas aliadas por Lula. "Dilma poderia ela própria liderar. Me parece que não é o que está acontecendo. Então as pessoas estão preferindo a interlocução direta com Lula."

REELEIÇÃO E 2018
A ex-senadora negou ter feito acordo com Campos para disputar a Presidência em 2018. Nas últimas semanas, o pré-candidato do PSB tem prometido acabar com a reeleição, o que abriria caminho para Marina voltar à cabeça de chapa daqui a quatro anos.

"Não fizemos nenhum tipo de acordo eleitoral. "Não tenho como objetivo de vida ser presidente do Brasil."

CONVERSA COM DEUS
A ex-ministra do Meio Ambiente demonstrou incômodo com o relato do ex-presidente Lula a aliados sobre uma conversa reservada entre os dois. Meses antes de sair do governo, Marina teria dito ao petista que conversou com Deus e decidiu pedir demissão.

"Sou uma mulher de fé. Não nego a minha fé. O que eu disse para o Lula foi: 'Essa minha decisão eu pedi muito a Deus que confirmasse no meu coração. E acho que é o melhor para mim'. Isso não tem nada a ver com dizer 'Eu falei com Deus, tive uma resposta de Deus'".

Ela contou que a conversa aconteceu no fim de 2006. Disse que pediu demissão, mas ficou no cargo por apelo de Lula. Depois disso, manteve a história em segredo.

"Jamais iria dizer que pedi para sair e o Lula pediu que ficasse. Isso não faz parte do meu caráter. Se isso não fosse revelado dessa forma enviesada, ia morrer comigo, porque não tenho necessidade de me afirmar em cima do Lula ou de ninguém", disse, demonstrando mágoa com o episódio.

RADIOLA DE FICHA faz a Festa das Mães no Terraço Churrascaria e Chopperia


Uma grande festa está sendo preparada pela equipe da Radiola de Ficha, para comemorar o Dia das Mães.

O palco será o Terraço Churrascaria e Choperia, que no próximo sábado, 10 de maio, receberá seresteiros, duplas sertanejas e cantores românticos de Garanhuns e região, fazendo a alegria de mães e filhos de todas as idades.

A festa começa às 22 horas e vai até às 03 da madrugada.

Carla de Zé de Vilaço quer nutricionistas nas Escolas de Garanhuns


Pensando em oferecer uma alimentação saudável, gerando mais qualidade de vida à criança e ao adolescente, a vereadora Carla de Zé de Vilaço (PROS), por meio de requerimento, solicitou ao Governo Municipal de Garanhuns, a contratação de nutricionista para as Escolas Municipais.

De acordo com a vereadora, o profissional nutricionista terá como funções a elaboração de cardápios para as refeições escolares, o controle de qualidade no armazenamento, no preparo e no consumo dos alimentos. Além da elaboração e supervisão de programa de educação alimentar voltado à realidade de cada região do município.

Carla de Zé de Vilaço afirma que hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados e praticados desde a mais tenra idade. “É nesta fase da vida que as crianças para darem conta do desenvolvimento cognitivo, motor e físico, necessitam ainda mais de substâncias como as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais contidas nos alimentos. 

Quando o consumo destes nutrientes é adequado, isto é, ajustado às necessidades individuais, as crianças terão um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos. Com isto o entendimento é maior e o aprendizado se dá de uma forma bem natural e com muita satisfação”, considerou a parlamentar.



NOTA DO BLOGUEIRO: Neste sábado está nascendo a filhinha da vereadora, Maria Cecília. Que Deus oferte saúde a mãe e filha, neste Dia das Mães especial para a família.

Bacia Leiteria pernambucana terá Plano de Desenvolvimento‏. SAIBA MAIS!


A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CONDEPE/FIDEM, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), inicia nesta segunda-feira (12) os trabalhos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Área de Influência do Município de Bom Conselho. Com recursos na ordem de R$ 246.426,82, dos quais 95% são oriundos do Ministério da Integração, por meio da SUDENE e o restante da contrapartida do Governo do Estado, a iniciativa visa apoiar o fortalecimento de processos de desenvolvimento local sustentável de Pernambuco.

Compreender o atual quadro econômico e social da Bacia Leiteira é o principal objetivo do Plano que visa, a partir da análise do raio de influência do complexo industrial Perdigão/Batavo no município de Bom Conselho, traçar diretrizes que auxiliarão gestores públicos locais, entes privados e população na gestão eficiente dos recursos, organização e planejamento da região. Os municípios de Águas Belas, Buíque, Iati, Itaíba, Pedra, Saloá, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Brejão e Lagoa do Ouro também integrarão o estudo, cujo critério de análise se deu pelo potencial produtivo de leite registrado nos últimos anos. 

O estudo será realizado em cinco etapas. Nesta primeira, os técnicos realizarão a mobilização de representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada, bem como o desenvolvimento da metodologia do estudo. De acordo com o técnico da Gerência de Apoio à Articulação Regional da Agência CONDEPE/FIDEM, Glieldson Alves, o Plano possibilitará a proposição de futuros projetos, nas mais diversas áreas. "Como este estudo será realizado de forma integrada com os atores locais, ele permitirá entender as reais demandas da região, uma vez que serão identificados os problemas e as potencialidades de cada município. Além disso, o Plano não se restringe ao diagnóstico dos produtores de leite, mas de todo o contexto socioeconômico e logístico da área. Sendo assim, a partir dos dados contidos no documento, será possível elaborar políticas públicas mais direcionadas", ressalta.

As outras etapas consistem na realização de oficinas de diagnóstico, elaboração de propostas e validação das diretrizes. Segundo o coordenador executivo do projeto, Paulo da Fonte, a área de abrangência do estudo poderá sofrer alteração no decorrer da mobilização e oficinas. "Se no decorrer dos trabalhos percebermos que algum município possui uma rede de influência significativa com o área estudada, poderemos incluí-lo no Plano", salienta.

O Plano de desenvolvimento Sustentável da Área de Influência do Município de Bom Conselho integra os trabalhos de apoio ao desenvolvimento local e regional, de forma sustentável, realizados pela Agência CONDEPE/FIDEM. Com duração de seis meses, as ações garantem o fortalecimento de organizações sociais e econômicas, facilitando o acesso delas às políticas públicas. Ainda de acordo com o coordenador, o projeto surge como mais uma ação estratégica do Governo para proporcionar o avanço na economia, ampliando sua capacidade de gerar novas oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.