segunda-feira, 12 de maio de 2014

Negros podem ter cota em concursos públicos


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (07), proposta que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais para afrodescendentes. A medida terá validade de dez anos de acordo com o PLC 29/2014. O texto, que pode ser votado ainda hoje no plenário da Casa, estabelece que poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso público segundo quesitos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A reserva vale para concursos com vagas para a administração pública federal, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista controladas pela União como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras.

Ainda pela proposta, a reserva para negros e pardos vale apenas em concursos públicos que disponibilizem mais de três vagas. A nova regra não se aplicará a certames cujos editais tenham sido publicados antes da entrada em vigos da lei.

Caso seja constatado que a declaração de preto ou pardo é falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se já tiver sido nomeado, poderá ter sua admissão anulada e responder a procedimento administrativo.

Para o relator da proposta na CCJ, senador Humberto Costa (PT-PE) a reserva de vagas em concursos repete o sucesso da política de cotas adotada em universidades federais brasileiras. “Constatou-se que, havendo oportunidade para todos, o mérito de cada um é semelhante, sendo os benefícios sociais inestimáveis. Criou-se, dessa maneira, um círculo virtuoso, que esfacelou a naturalização de uma cultura racista”, ressaltou.

Ainda segundo o senador Humberto Costa, estimativas do Ministério do Planejamento indicam que apenas 30% dos servidores públicos federais ativos são negros [pretos ou pardos], contrastando com os 50,7% de negros que compõem a população brasileira, conforme dados do Censo 2010. Em carreiras com maior remuneração a desigualdade é ainda maior: entre os diplomatas apenas 5,9% são negros; entre auditores da receita são 12,3%; e na carreira de procurador da fazenda nacional, 14,2%.

Caso o texto aprovado pela CCJ seja aprovado sem alterações no plenário da Casa a proposta vai à sanção presidencial.

COPA DO BRASIL: Pela SulAmericana, Sport vai entregar jogo para o Paysandu


O Blog do Torcedor, do NE10, traz a informação que o Sport resolveu perder para o Paysandu, pela segunda fase da Copa do Brasil, para que possa se garantir da Copa SulAmericana no segundo semestre. A vaga foi conquistada com o título da Copa do Nordeste.

O regulamento da Copa do Brasil proíbe que quem esteja disputando o certame nacional, chegando às oitavas de final, não pode disputar o continental, criando uma situação esdrúxula, onde é mais vantagem perder.

O Sport vai mandar os reservas dos reservas para o Pará. E independente do resultado vai ter que jogar em casa, sendo desclassificado na própria Ilha do Retiro no jogo de volta.

A questão seria anti-ética, mas o regulamento força a isto. Copa do Brasil todo ano tem, enquanto que disputar um torneio internacional é muito mais difícil.


Inscrições para o ENEM 2014


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram hoje (12). Os interessados podem se candidatar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até sexta-feira (23).

Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, que está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.

No site do Inep é possível também tirar dúvidas sobre o Enem. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem alguma limitação auditiva. Os candidatos podem ainda obter informações pelo telefone 0800-616161.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o exame também aumentou de 1,1 mil, em 2013, para 1,6 mil.

Para evitar as ausências, o Inep vai enviar uma mensagem aos inscritos no ano passado que não fizeram a prova. Eles serão alertados de que não fazer o Enem leva a um desperdício de recursos públicos.

Fonte: Agência Brasil

ENTREVISTA: Secretário de Agricultura do Estado detalha ações de convivência com o semiárido Pernambucano


Em entrevista ao Pernambuco Ponto a Ponto, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, detalha as ações de governo que convergem para a consolidação de políticas pública de convivência com o Semiárido, região que concentra 122 dos 184 municípios pernambucanos, entre outros temas relevantes para o desenvolvimento da agropecuária no Estado. 

Assista ao vídeo.


Maio é Amarelo na Alves Motos e no CFC Driver


Neste mês de Maio a Alves Motos e o CFC Driver se vestem de amarelo para aderir e disseminar o movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito "Maio Amarelo”. 

Acompanhando outros movimentos, como o "Outubro Rosa" e "Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo" estimula você a promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. 

O Detran-PE, em parceria com os mais diferentes setores da sociedade civil, difunde ao Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro por meio da educação e da fiscalização. O mesmo estará à frente das ações do projeto Pernambuco Amarelo, marcando a adesão do Estado ao Movimento Internacional Maio Amarelo. O objetivo dessas ações, é promover ações durante todo o mês com base nas propostas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). 

Para mais informações, acesse: 

Fitinhas amarelas estão sendo distribuídas pela Alves Motos e Driver para colaboradores e clientes e também ações nas Redes Sociais.

Junte-se a nós por um trânsito mais consciente e seguro.

CONCURSO PÚBLICO: Exército Brasileiro oferece 160 vagas



O Exército Brasileiro lançou edital de concurso público para formação de Sargentos de Saúde e Músicos, sendo 80 vagas para cada especialidade. As oportunidades na área de saúde são para o cargo de técnico de enfermagem. Para participar é necessário ter concluído o ensino médio e ter entre 17 anos e 26 anos de idade.

O processo será composto por exame de escolaridade, intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste físico e validação documental. Os aprovados no concurso iniciarão o curso em maio de 2015. A prova intelectual conterá questões de matemática, português, história e geografia do Brasil, mais os conhecimentos específicos.

A seleção será realizada, simultaneamente, em localidades distribuídas por todo território nacional. No Recife, as etapas deverão acontecer no Comando da 10a Brigada de Infantaria Motorizada (Cmdo 10ª Bda Inf Mtz). A primeira prova está prevista para o dia 12 de outubro.

As inscrições serão recebidas no período de 12 de maio até 07 de julho de 2014, através do site da Esa (www.esa.ensino.eb.br). A taxa de participação custa R$ 70.

Para saber mais, clique aqui.

www3.folhape.com.br/blogdosconcursos/

No Sertão, prefeito do PSDB anuncia apoio a Armando e Dilma para presidente

Em almoço promovido em sua residência na sexta-feira (9), o prefeito de Sertânia, Guga Lins, do PSDB, reuniu mais de 200 lideranças do Sertão, de diversos partidos, para declarar seu apoio às pré-candidaturas de Armando Monteiro (PTB) a governador de Pernambuco e do deputado federal João Paulo (PT) a senador. Guga também aderiu à reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

O almoço, realizado especialmente para formalização dos apoios, ocorreu durante maratona de viagens de Armando e João Paulo pelo Sertão. “Sem sombra de dúvidas, Armando é hoje o nome mais preparado para governar Pernambuco. Ele tem experiência, é respeitado em todo o Brasil, é sério e está pronto para conduzir nosso Estado nos próximos anos. João Paulo vai ser o senador do povo, foi um grande prefeito do Recife. E a presidente Dilma, junto com Lula, fizeram muito por Pernambuco”, disse Guga Lins.

Armando e João Paulo iniciaram a viagem pelo Sertão na quinta-feira (8) por Arcoverde, onde participaram da terceira plenária do projeto Pernambuco 14. Depois seguiram para Ibimirim, onde foram vistoriar as obras de construção da Adutora do Jatobá. Em seguida, foram para Sertânia, de onde partiram para mais duas plenárias do Pernambuco 14 em São José do Belmonte, nesta sexta-feira (9), e Salgueiro, no sábado (10).

Qualificare: Oportunidade de negócios na Bienal de Garanhuns


A Qualificare está trazendo para Garanhuns e Região uma excelente oportunidade de negócio e trabalho, recrutando Revendedores Autônomos para comercializar cursos pela Internet, Educação a Distância (EaD).

"Estamos com um estande da IESDE - Qualificare (www.iesde.com.br) na II Bienal do Livro em Garanhuns. Em nosso estande estamos entrevistando os interessados a ser Revendedores Autônomos" - afirma Rai Barreto, representante regional.

Rai Barreto: (87) 9139-3653 (TIM) ou 8837-1745 (OI)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.