CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG: CONTATO (87) 9.9988.0423

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Governo do Estado fará acompanhamento permanente da Operação Pernambuco, que seguirá até o dia 29‏


O Governo do Estado de Pernambuco fará um acompanhamento permanente das ações que vem sendo realizadas pela Força Nacional e o Exército Brasileiro, integradas com a Secretaria Estadual de Defesa Social. Na próxima segunda-feira (19/05), será divulgado o relatório das ações o final de semana O anúncio foi feito após reunião do governador João Lyra com o general Jesus Correia, comandante da 7ª Região Militar e responsável pela Operação Pernambuco, deflagrada na última quinta-feira (18/05). A partir da próxima semana, serão divulgados relatórios diários de acompanhamento da operação, que se estenderá até o dia 29 deste mês, conforme decreto de garantia e ordem.

"A Comissão Permanente, formada por integrantes do Governo, através da Secretaria de Defesa Social, e por membros do Exército e da Força Nacional, irá monitorar o comportamento neste final de semana e apresentar o balanço dessas ações na segunda-feira. Esses balanços passarão a ser divulgados diariamente. Vamos utilizar essa mesma estrutura para fazer o acompanhamento da Região Metropolitana e do Interior do Estado", explicou secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, pontuou que mesmo com o fim da greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e o consequente retorno dos militares às suas atividades, a decisão do governador João Lyra é de manter a operação conjunta com o Exército brasileiro e a Força Nacional nos próximos dias. "Após a declaração de encerramento da greve, acompanhamos o efetivo retorno dos policiais militares e dos bombeiros ao serviço. Isso se deu de forma gradual, em todas as unidades, incluindo as trocas de turno. Tudo correu bem, colocamos todas as viaturas e todo o nosso efetivo na rua", destacou. "O policiamento retornou à condição normal. Tudo corre como corria antes do movimento. Mas o efetivo da Força Nacional e do Exército continuará no Estado. O decreto de garantia da lei e da ordem vai até o dia 29. Estamos avaliando, dando mais tempo, porque é prudente, apesar de tudo estar normal, e já que houve todo esse trabalho de logística, que a tropa permaneça por mais tempo, além de ser viável o seu retorno, na data máxima, ou antes, a depender de decisão do governador", completou Carvalho.

"Fizemos um périplo por boa parte da cidade do Recife, percorrendo os principais pontos, nos quais temos tropas do Exército e da própria Polícia Militar já retornando às suas atividades. Constatamos que a vida da população vem sendo retomada, dentro do seu cotidiano de normalidade e tranquilidade. Acreditamos que com o continuar da operação, prevista para seguir até o dia 29 de maio, teremos totalmente restabelecidas as condições de vida da sociedade", afirmou o general Jesus Correia, que informou ainda a presença de 1.300 militares na Região Metropolitana do Recife e outros 900 no Interior pernambucano.

Ações de Cidadania e Direitos Humanos beneficiam 2.407 pessoas em Garanhuns, Lajedo, Capoeiras, Itaíba, Saloá, Águas Belas, Buíque, Tupanatinga e Jurema.



Como o próprio nome traduz, a Semana de Direitos Humanos traz uma reflexão sobre os direitos de todo mundo, o seu, o meu, o do nosso vizinho, de nossa família, da pessoa idosa, da criança e do adolescente, da pessoa com deficiência, do egresso e liberado do Sistema Penitenciário, da População LGBT.

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, está percorrendo as regiões de Pernambuco, e por onde passa oferece ações e serviços para população, gestores e rede parceira. São: retirada gratuita de documentação, como: Carteira de Trabalho e 2ª vias de Certidão de Nascimento e Casamento; Notificação de violência contra a pessoa idosa; oficinas de saúde e educação para o público LGBT; exposições, seminário e feira de cidadania.

No Agreste Meridional foram 2.407 pessoas contempladas com 24 ações realizadas em 10 municípios: Garanhuns, Lajedo, Capoeiras, Itaíba, Saloá, Águas Belas, Buíque, Tupanatinga e Jurema.

Dentre as atividades programadas, que buscou sensibilizar os municípios sobre a importância do combate às violações, foi realizado o trabalho de Notificação da violência contra o idoso, através da Superintendência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A atividade foi executada junto às equipes do Programa de Saúde da Família – PSF, para que elas identifiquem os casos de violência contra esse público. O levantamento será feito em todas as regiões do estado até o mês de Setembro.

SAIBA MAIS: Pernambuco avança na assistência às gestantes e na redução da mortalidade infantil



Lançado há sete anos pelo Governo do Estado numa ação integrada que reúne diversas secretárias, o Programa Mãe Coruja Pernambucana tornou-se referência nacional e internacional para cidades como Recife e Ipojuca e países como Cabo Verde, na África; Argentina, Uruguai, Peru, Cuba, México e Estados Unidos, nas Américas do Sul, Central e do Norte.

Em 2006, 18 dos 103 municípios atendidos pelo programa, apresentavam taxa de mortalidade infantil acima de 30 crianças para cada mil nascidas vivas. Já em 2011, essa estatística caiu para apenas quatro municípios – Jaqueira, Exu, Lagoa do Ouro e Terra Nova –, que estão sendo alvo de ações como a captação precoce de gestantes no pré-natal, monitoramento das gestantes e crianças, com foco no fortalecimento da investigação dos óbitos infantis, através de comitês e grupos técnicos de investigações, articulação com as políticas municipais, pastorais da criança e demais parceiros, além da realização de oficinas para a capacitação de profissionais para a identificação de riscos gestacionais e vigilância de óbitos infantis e maternos.

SAÚDE: Eventos debatem enfermagem no Agreste Meridional‏


Acontecem em Garanhuns, nos dias 16 e 17 de maio (sexta e sábado), dois eventos que reunirão os profissionais de enfermagem da região, e convidados de outras regiões do estado: O II Encontro de Enfermagem do Agreste Meridional e a VII Jornada de Enfermagem do Hospital Regional Dom Moura, ambos com realizações em parceria do Conselho Regional de Enfermagem - COREN, com a Unidade de Saúde de Referência do Agreste, o HRDM. O tema central dos encontros será: Segurança do cuidar: Compromisso Ético e Social da Enfermagem.

Clique para ampliar a programação
Várias palestras estão agendadas, com temas diversos, a partir das 14h da sexta-feira, no Chalé II Recepções. Também acontecerão mesas-redondas com representantes de instituições. Dentre os temas: Segurança do paciente, Vigilância Epidemiológica, Classificação de Risco, Relevância sócio-política do profissional de enfermagem, Prevenção de acidentes infantis, Transporte seguro do recém-nascido, Qualidade da assistência de enfermagem, Importância da Residência para a formação profissional, entre outros.

Várias instituições estarão presentes, além do próprio HRDM e o COREN, com destaques para representantes e palestrantes da ABen, SEEPE, V GERES, FAEB, AESA, CETA, SENAC, IFPE, entre outros.

O evento termina na tarde do sábado, com show de forró de Ronaldo Cesar.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: RESIDÊNCIA DO HRDM (87) 3761-8104

SERVIÇO:
Data: 16 e 17 de maio
Local: Chalé recepções
Inscrições: Residência do HRDM
Informações: 37618104 - falar com Bruna
inscrições gratuitas
vagas limitadas

Josália Pimentel inicia XI Campanha do Cobertor


Com a finalidade de proporcionar um inverno aconchegante às famílias que passam frio no inverno, a colunista Josália Pimentel já se articulou a Capela Nossa Senhora do Carmo, 71 BI MTZ e a Vereadora Luzia da Saúde para dar início à campanha do cobertor, em sua 11ª edição consecutiva. 

Os pontos de coletas estão localizados na Catedral de Santo Antonio, na Associação das Mulheres Lúcia Helena Resende na Rua Oscar Francisco, nº 185 e na Rádio Sete Colinas FM. 

Josália faz um apelo pedindo doações de cobertores e agasalhos. Apoio Imprensa Solidária.

Jogos de Sport e Náutico são adiados



Com o final da greve da Polícia Militar, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, tentou retomar os jogos de Náutico e Sport, válidos pelo Campeonato Brasileiro, para este final de semana, como estava previsto na tabela original.

No entanto, após consulta ao Governo do Estado, o presidente disse que não vai possível uma nova alteração. Dessa forma, as datas dos jogos Náutico x Vasco e Sport x Bahia serão as mesmas divulgadas no início da tarde desta quinta-feira.

O Timbu joga no dia seis de junho (sexta-feira), às 21h no estádio dos Aflitos, e não mais na Arena PE. Já o Leão, entra em campo no dia quatro de junho, também às 21h na Ilha do Retiro. A partida do Salgueiro contra o Paysandu, permanece para a próxima segunda-feira, às 21h30, no Cornélio de Barros.

Como está a questão do mototaxistas em Garanhuns?

Recebemos o seguinte e-mail, de um rapaz que passou na seleção de mototaxista em Garanhuns e está aguardando a conclusão do processo.

Ronaldo,

Durante a última chamada para a regularização da profissão de mototaxista em Garanhuns-PE, foram convocados 163 candidatos, dos quais 125 foram classificados. A divulgação com o nome dos aprovados ocorreu no dia 13 de março, ou seja, mais de dois meses. No entanto, até o presente momento, a AMTT ainda não definiu uma data para concluir o processo de efetivação dos candidatos aprovados, que consiste na colocação das placas vermelhas nas motocicletas e as devidas medidas para a conclusão do processo.

Os trabalhadores já fizeram sua parte, e aguardam uma resposta dos órgãos responsáveis. Terá esse atraso algum vínculo político? 

Agradeço em nome dos envolvidos no processo.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.