segunda-feira, 9 de junho de 2014

Aécio confirma apoio a Paulo Câmara em Pernambuco


Aécio Neves viria a Pernambuco, mas o nascimento prematuro de seus filhos (gêmeos) mudaram seus planos, entretanto, por telefone, o senador mineiro deu entrevista à Rádio Jornal, confirmando o apoio do PSDB à candidatura de Paulo Câmara (PSB). "É o entendimento da maioria dos que fazem meu partido em Pernambuco, e vamos manter nossa palavra" - afirmou Aécio.

Havia um pacto entre Aécio e Eduardo de um apoiar o candidato do outro em seus estados natais, mas pressionado por Marina e a Rede, o PSB está pensando em palanque próprio em Minas, isto fez com que os Tucanos ameaçassem lançar Daniel Coelho em Pernambuco. O deputado estadual mostrou ser bom de campanha, ficando em segundo lugar para prefeito do Recife, na frente de Humberto Costa e Mendoncinha.

Segundo o jornalista Jamildo Melo, o apoio foi garantido pelo presidente estadual, deputado Bruno Araújo, que prometeu um grande trabalho do partido para a vitória de Paulo Câmara.

SÃO JOÃO DE ANTIGAMENTE: Os palhoções, as festas tradicionais e uma sugestão!

Verdadeiros clubes populares, principalmente nos bairros, onde as pessoas podiam se divertir ao som de bandas de pé-de-serra, as palhoças desapareceram do cenário junino.

Construídas nas praças e nas ruas, as palhoças eram (o verbo no passado mesmo) populares, feitas de madeira, depois cobertas com palhas, dando um visual regional. Hoje as palhas apenas enfeitam as festas escolares.

As palhoças ou palhoções eram populares de duas formas, primeiro pra fazer, depois pra se divertir. Pra levantar as palhoças, geralmente, juntavam-se os amigos e cada um cuidava em alguma coisa. Só isso já era uma festa.

Hoje as festas são para milhares de pessoas, com super estruturas, bandas famosas, etc. As festas pagas com dinheiro público têm que juntar milhares e milhares de pessoas, têm que ter empresas com infraestruturas que possam montar mega palcos, camarotes, etc, etc, etc.

Entretanto, vê-se que existe um público adormecido e que pode voltar a ser consumidor deste tipo de festa, música, tradição, fogueira, quentão, roupas de xita, trio de forró, etc. 

Lembro que na Vila do Quartel se montavam as palhoças e todos participavam. Aliás, a Vila sempre foi um local de forró de verdade, a tradição era montar na Praça Olinda (da Igrejinha) um verdadeiro arraiá com cara de sítio, até os animais tinha nos currais improvisados, e a Quadrilha Arrasta-Pé dava seu espetáculo.

Mais um pouco no passado, tinha o Comercial, o clube dos jovens, que era uma verdadeira palhoça, na mesma praça, que fazia festas com bandas, como Impulso Musical e até Assisão já cantou por lá.

Se o Comercial era dos jovens, tinha o Clube dos Compadres, que Seu Aníbal organizava, numa casa na primeira rua, também fazia festas e reunia os amigos para torneios de dominó, porrinha, damas e outros jogos de mesa. A tradição na Vila do Quartel sempre foi de boa música e as pessoas próximas, fazendo as coisas acontecer pela união. Era uma grande festa popular com a participação da comunidade.

Sou saudosista, sou sim, mas vejo que as pessoas também sentem falta dessas coisas, e por isso há um potencial adormecido de se tornar real novamente.

Já que Garanhuns não fez esta escolha, muitos municípios da região têm condições de emplacar a ousadia de fazer o maior Arraiá Junino do Nordeste, com forró de verdade. Uma vila de taipa, onde os quiosques funcionassem como barracas típicas. O forró tomando conta!

Continuo achando que o município que investir originalmente em uma festa de verdadeiro pé-de-serra pode lucrar com os dividendos turísticos, e mais que isso, contribuir para o resgate da nossa tradição. Imaginem um ARRAIÁ todo construído na palha, onde as barracas fossem casinhas de taipa, apresentação de quadrilhas, outras danças da época, queima de fogos, forró pé-de-serra o dia todo em palhoças, violeiros, comidas regionais, e ao final da noite a apresentação dos grandes nomes da música forrozeira, como Flávio Jose, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho, Santanna, Dominguinhos, Trio Nordestino, etc.

Além disso, vai sair mais barata que qualquer contratação dessas bandas que levam o dinheiro todo do município. E mais, ao investir no evento cultural, seria mais fácil de conseguir recursos para viabilizar a ideia.

Mas tem que ser com ousadia, pois a pressão popular e dos agentes de bandas de forró de plástico estão poluindo as programações do São João do Nordeste. É mais fácil hoje contratar uma banda de R$ 200 mil que investir em artistas regionais, pela facilidade do recurso e pela pressão da mídia!
.

publicado originalmente em junho de 2010.

Fernando Ferro é prioridade para o MST‏

MST prioriza reeleição de Fernando Ferro


O MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, anunciou durante reunião em Caruaru que dará prioridade à reeleição de Fernando Ferro para a Câmara Federal. A conversa aconteceu em Caruaru e o líder Jaime Amorim reiterou a importância de ter um parlamentar como Fernando Ferro na Câmara Federal. "Os movimentos sociais precisam de representantes com sensibilidade e experiência, para que nossas ações tenham eco. Por isso, em Pernambuco vamos apoiar Ferro para Federal". diz.

Para o parlamentar, que cumpre o quinto mandato federal, a notícia é motivo de alegria. "Ver estes homens e mulheres acreditando no nosso projeto político só dá mais forças para seguir no caminho. Reconheço a importância da luta da sociedade organizada para um mundo melhor. Movimentos como o MST fazem história no nosso país", finalizou o Ferro.

Central vence Tigre e coloca uma mão na Taça da Copa Pernambuco de Futsal


O Central goleou o Tigre de Garanhuns, por 4 a 1, no Ginásio do Arrudinha pela primeira partida da final da Copa Pernambuco de Futsal. Os gols da Patativa foram marcados por: Índio, Edy e Ewerton (duas vezes). O gol de honra da Fera da Cidade das Flores foi convertido por Eder Negada.

As equipes já se enfrentaram em quatro oportunidades e o alvinegro leva a vantagem, com três vitórias e um empate. O time caruaruense também continua invicto, com 100% de aproveitamento na competição.

O jogo da volta - e o quinto encontro entre as equipes - será realizado no Ginásio do Sesc, em Caruaru, na próxima terça-feira às 20h. O campeão do torneio terá o direito de participar da Liga Nordeste de Futsal 2015, que será realizada no Ceará.

GARANHUNS: Rede Municipal de Ensino tem recesso em junho

Os 17 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns passarão, durante o período de 12 a 24 de junho, por um recesso escolar. 


As secretarias das 64 escolas, bem como a sede da Secretaria de Educação, permanecem funcionando normalmente, com exceção nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo, atendendo ao decreto nº 033/2014 do Governo Municipal, que determina ponto facultativo a partir das 14h.

Ministério Público requer urgência na posse do Secretário de Meio Ambiente de Garanhuns

O blogueiro Geraldo Mouret fez uma reportagem sobre a Audiência Pública onde se debateu os problemas relacionados ao Meio Ambiente em Garanhuns. Pela relevância da matéria, transcrevemos parte dele, mas seria interessante conhecerem o teor de todo o artigo no blog do profissional de comunicação:


VemPraRua, CODEMA, Governo Municipal, Câmara, MP e outras instituições debateram Meio Ambiente em Garanhuns


No dia Mundial do Meio Ambiente, celebrando na quinta feira (05/06, aconteceu uma audiência pública, promovida pelo Ministério Público de Pernambuco a pedido do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Garanhuns (Codema). A pauta com mais de 20 itens demonstrava o agravamento de questões ambientais nas áreas urbanas e rurais do município. Participaram representantes da Organização Ambientalista Econordeste, Movimento Vem Pra Rua, produtores rurais, Câmara de vereadores, Faculdades e os Secretários de Planejamento, Obras e Governo do município.

Os problemas ambientais tem comprometido a qualidade de vida da população. Por falta do manejo correto do solo a cada dia surgem novas voçorocas. Os ambientalistas apresentaram ao promotor Alexandre Bezerra, uma situação bastante preocupante do que concerne ao cumprimento da Legislação Ambiental. São problemas relacionados à saneamento básico, esgotamento do aterro sanitário de Garanhuns, falta de compostagem de material orgânico, coleta e encaminhamento de resíduos sólidos e limites de calçadas e passeios públicos.

No dia em que comemora 135 anos, Palmares ganha orla e duas novas pontes‏



No dia em que completa 135 anos de fundação e depois de ter sido quase devastada pelas enchentes de 2010 e 2011, a cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul, tem muito a comemorar. De presente, o município ganhou, hoje (09/06), a Orla fluvial Poetas dos Palmares e duas novas pontes construídas em substituição às que foram arrastadas pela força das águas: a do Engenho Limeira e a do Riacho Guaraná. As três obras foram construídas pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Casa Militar. Só na Orla foram investidos mais de R$ 2,3 milhões. 

Para o chefe da Casa Militar e coordenador da Operação Mata Sul, Mário Cavalcanti, também cidadão palmarense, a cidade vê se concretizar o sonho de ter uma orla urbanizada. “Os moradores veem, aos poucos, a cidade se transformar. Além dos quatro novos conjuntos residenciais, onde já entregamos 2,3 mil, das 2.610 casas previstas, concluímos a orla, duas pontes e temos mais uma ponte para inaugurar no próximo mês”, destacou. 

A Orla Poetas dos Palmares já é considerada um novo equipamento de lazer. A Lei Nº 1968/13, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito José Bezerra Cavalcanti tornou o espaço de utilidade pública e de preservação ambiental. A cidade é a primeira da Mata Sul a possuir uma orla fluvial urbanizada. “Vale salientar que os 113 imóveis comerciais que existiam naquele lugar foram retirados sem problemas com os proprietários, sem qualquer reclamação judicial”, acrescentou o chefe da Casa Militar.

CONCURSOS PÚBLICOS com salários de quase R$ 20 mil. SAIBA MAIS!



Os concursos públicos oferecem 38.383 vagas em várias regiões do país. Existem oportunidades em diversos cargos, destinados a candidatos de todos os níveis escolares. As remunerações iniciais podem chegar a R$ 19.128, dependendo da função desejada.

Confira na tabela abaixo uma lista resumida, que tem apenas os principais concursos. Para ver uma lista completa, com todas as opções, clique aqui.

Bandidos assaltam sergipanos e levam quase R$ 13 mil em Garanhuns

http://ne10.uol.com.br/

Compradores que seguiam do Estado de Sergipe para o Parque das Feiras, em Toritama, no Agreste de Pernambuco, foram alvos da ação de bandidos quando passavam por Garanhuns, no Agreste pernambucano, na noite desse domingo (8). Quase R$ 13 mil foram levados do grupo após assalto no bairro Manoel Xéu.

De acordo com informações da polícia, cinco pessoas que estavam em um carro – de cor e placa não informadas - foram surpreendidas por quatro assaltantes armados que estavam em outro veículo – também de cor e placa desconhecidas - e anunciaram o assalto.

Na ação, a quadrilha tomou do grupo a quantia de R$ 12.800, além de aparelhos celulares e outros pertences. Após o assalto, as vítimas foram deixadas no Sítio Riacho da Espera, na zona rural do município, e os suspeitos fugiram sem levar o automóvel em que as mesmas se deslocavam.
.
AGORA COMIGO: Não sei se o assalto aconteceu nas lombadas no trevo de acesso ao bairro de Manoel Xéu, mas quando passei ali a primeira vez senti que ficou muito perigoso, além de ser um trecho em curva, os carros quase têm que parar para passar sobre as lombadas. É um lugar escuro, onde bandidos de toda região podem se esconder facilmente nas madrugadas e aguardar os ônibus.

Nos últimos tempos se tornou comum cobrar lombadas a todo acidente, onde tem outras medidas que podem ser tomadas além de diminuir o ritmo dos veículos na passagem pela cidade, que já é extensa, dificultando este trajeto. 

No caso de Manoel Xé, fica claro que ali precisa de uma passarela, se possível por baixo da pista, para melhor acessibilidade. Acho que o perímetro entre a Ceaga e a UPAE ficou complicado com uma lombada eletrônica e outra física, ainda assim é menos ruim por se tratar de um trecho mais iluminado e de grande movimentação, ao contrário do acesso a Manoel Xéu.

Acho que 40km para o trecho de frente ao Detran deixou muito lento, criando pequenos congestionamentos. Tem que se repensar aquele Detran ali. Ficou muuuuito ruim, pior que dentro da cidade, sinceramente.

Em Lagoa de Itaenga, Armando e João recebem apoios do PSB‏


O pré-candidato ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), asseguraram neste domingo (08) o apoio de quatro socialistas históricos da Mata Norte pernambucana. 

O prefeito de Lagoa de Itaenga, Lamartine Mendes, a presidente da Câmara de Vereadores, Betânia Mendes, o vereador Lucas da Camboa e o ex-prefeito do município, Sebastião Menino, receberam os pré-candidatos no município e confirmaram que vão marchar com Armando e João.

Em Garanhuns, Fernando Bezerra Coelho, candidato ao senado, afirmou que a Frente Popular tem 154 prefeitos, dos 184 municípios pernambucanos.

FERIADOS E COPA DO MUNDO: Expresso Cidadão em Pernambuco. Datas e horários de funcionamento!

Tabela mostra os horários nos Expressos Cidadãos do Recife e RMR, além de Garanhuns, Petrolina e Caruaru

Durante os jogos da Copa do Mundo e os feriados municipais do mês de junho, as unidades do Expresso Cidadão terão seus horários alterados. Quem precisar utilizar os serviços oferecidos deve ficar atento.

Confira abaixo os horários de funcionamento:

Recife e Região Metropolitana:
Nos dias de jogo do Brasil (12 e 17 de junho), o funcionamento será até 12h30.
Nos dias dos jogos na Arena Pernambuco (20, 23, 26) não haverá expediente.
No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.


Garanhuns:
Nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23), o expediente será até às 12h30.
Nos dias 13, 19 e 24, feriados municipais, não haverá Expediente


Petrolina:
Nos dias de jogos do Brasil (12, 17 e 23), o atendimento será até às 12h30.
No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.


Caruaru:
Nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23), o expediente será até as 12h30.
No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.


**No sábado, 21, o expediente cumprirá horário normal.
** Na quarta-feira, 25, o atendimento será normal.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.