terça-feira, 19 de agosto de 2014

Renata Campos e PSB de Pernambuco apoiam Beto Albuquerque para vice de Marina



Filiado ao PSB desde os anos 80, o deputado federal e candidato ao senado pelo Rio Grande do Sul, Beto Alquerquer será o candidato a vice na chapa encabeçada por Marina Silva. O PSB de Pernambuco e os familiares de Eduardo Campos fecharam na tarde desta terça-feira o apoio à indicação do deputado Beto Albuquerque (RS), que é o líder do PSB na Câmara. Para a escolha, o presidente da legenda, Roberto Amaral, ouvir Renata Campos, mulher de Eduardo Campos. O parlamentar foi chamado na segunda-feira pelos dirigentes do partido no estado de Eduardo para discutir a viabilidade de sua candidatura. 

Beto Albuquerque é também muito próximo de Marina Silva, tornando-se um elo entre o PSB e a candidata.

Foram também sondados: o deputado Danilo Cabral, o ex-deputado Maurício Rands e o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho. 

A Executiva Nacional do partido se reunirá nesta quarta-feira para apresentar a chapa para a imprensa e cuidar dos trâmites junto à Justiça Eleitoral.

Sobre informações do Jornal O Globo

Redimix pretende instalar unidade em Garanhuns



O Prefeito Izaías Régis recebeu na manhã de hoje (19) o gerente regional João Carlos Marzuca e o gerente operacional Uverlan Garcia, do Grupo Thomaz Cruz, detentor da empresa Redimix 100% Brasileira. Os gerentes trouxeram a notícia de que o Grupo pretende instalar uma unidade concreteira em Garanhuns.

Garanhuns já conta com a Polimix, que também trabalha com produção de concreto.

De acordo com os executivos da Redimix, o Grupo demonstrou interesse na instalação em Garanhuns, devido ao aquecimento do mercado imobiliário e à chegada dos parques eólicos na região para geração de energia.

Após a visita ao gabinete do prefeito, os gerentes seguiram com o secretário de desenvolvimento econômico, Geandré Nogueira, para a identificação de áreas que possam receber a unidade. De acordo com João Carlos Marzuca, gerente regional a unidade precisa de uma área de cerca de 3 mil metros quadrados para a operacionalização. Caso a empresa venha a se instalar em Garanhuns o período de instalação deve ser de cerca de 4 meses. Quando em funcionamento a unidade deve gerar 30 empregos diretos e 30 indiretos.

Grupo Thomaz Cruz*
O grupo paulista, sediado atualmente no Rio de Janeiro e filiais em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará. Piauí, Maranhão, Paraíba, Goiás e Pernambuco.

Dentre as principais obras executadas, desde o início da Redimix, estão a Rodovia Anhaguera e o Estádio do Morumbi (São Paulo), ponte Rio Niterói e Edifício Central (Rio de Janeiro), Shopping Center e Complexo Portuário de Suape (PE).

*Fonte: Site da empresa

Secretaria de Saúde de Garanhuns divulga Nota de esclarecimento sobre falso médico



A Secretaria de Saúde de Garanhuns esclarece que o falso médico, identificado como Geraldo José da Silva, de 32 anos de idade, esteve, no município, durante um período de 10 dias, dos quais, apenas cinco dias teve contato direto com a população. 

No processo de análise de documentação para posterior contratação [que não foi efetivada], foram verificadas várias divergências na documentação e no registro profissional de Geraldo. Após essa minuciosa análise, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e a Polícia Civil foram acionados. 

O suspeito foi preso em flagrante, na manhã de hoje (19), pela Polícia Federal de Caruaru. Agora, o caso será investigado pelos órgãos competentes, já que existe a suspeita de que Geraldo José tenha atuado como médico em outros municípios do Agreste Meridional do estado.

Secretaria de Saúde de Garanhuns

A contratação do falso médico em Garanhuns



Repercutiu em Garanhuns a prisão, nesta terça-feira, de um falso médico no PSF do bairro da Boa Vista. Não costumamos dar notícias policiais, mas esta mostra uma negligência incomum, e vai além de uma simples prisão.

Sabe-se o desespero que hospitais, públicos ou particulares, e prefeituras, para seus postos de saúde, estão passando em busca de médicos que queiram atender nos ambulatórios. Mas esta grave necessidade por médicos não pode dar margem à displicência na contratação, como foi verificada neste caso. O falso médico estava atendendo no Posto de Saúde, mesmo que há poucos dias, fazendo consultas e passando receitas de medicamentos.

E o pior. O rapaz é figura conhecida na cidade. Encontrou outro médico com o nome parecido e assumiu profissionalmente sua identidade. A Secretaria de Saúde de Garanhuns engoliu o engodo e colocou o médico em contato com os pacientes no PSF. Foram dez dias de contrato, e cinco dias atendendo, segundo a própria secretaria, mas parece que foram três semanas. Provavelmente foi uma servidora do PSF que desconfiou do seu procedimento. 

Felizmente, foi preso e vai responder por falsidade ideológica, pois se passou por outra pessoa, e pelo exercício ilegal da medicina.

É preciso mais atenção, pois Garanhuns vai gerenciar a nova Upa 24h e o futuro Hospital Municipal Dom Moura. Imagina alguém com algum problema grave de saúde que tenha passado no consultório do rapaz. Por falar nisto, em seu blog, Carlos Eugênio registra: "A Secretaria de Saúde de Garanhuns orienta que as pessoas atendidas pelo falso médico retornem ao Posto da Saúde a partir desta quarta-feira, dia 20, para serem atendidos por um Médico – de fato e de direito - que já foi designado para tal finalidade."

UPA 24 horas começa a ser construída em Garanhuns




Uma boa notícia para a saúde regional: Teve início a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Garanhuns, que funcionará 24h por dia. A unidade está sendo construída no bairro Francisco Figueira - Cohab II. A UPA terá um serviço de emergência de 24h durante os sete dias da semana, que se diferencia da Unidade de Pernambucana de Atendimento Especializada (UPAE), que já funciona em Garanhuns. Ela vai funcionar intermediando as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os hospitais.

O secretário de Saúde do município, Arlindo Ramalho, comenta sobre a importância da obra para Garanhuns. “A UPA em Garanhuns será um ótimo suporte para o município, vai ajudar a desafogar o Hospital Regional Dom Moura, dando suporte aos 135.000 habitantes garanhuenses. Para a manutenção da unidade, 50% será de responsabilidade da prefeitura, a outra metade é pactuada com o Governo Federal”, detalha.

As UPA’s fazem parte da Política Nacional de Urgência, lançada pelo Ministério da Saúde, no ano de 2003. Elas têm por finalidade resolver grande parte das urgências e emergências, ajudando na diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Em localidades que possuem UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. A unidade em Garanhuns irá ampliar e melhorar o acesso da população aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

SECOM GARANHUNS

Zé Gomes lança Porquinho sem Rabo Preso



Após uma semana de atividades suspensas, em respeito à comoção pela morte do ex-governador Eduardo Campos, o candidato a governador Zé Gomes (PSOL) reiniciou nesta terça-feira (19/8) sua campanha nas redes sociais. 

Em seu perfil no facebook, ele reeditou um mascote, o Porquinho Sem Rabo Preso, para divulgar sua proposta de financiamento popular à campanha eleitoral. Nesta quarta-feira (20), serão retomadas as agendas de rua do candidato. 

O Porquinho Sem Rabo Preso simboliza a opção do PSOL por não aceitar dinheiro de empreiteiras, bancos e donos de concessionárias de serviço público. As vedações a doações eleitorais por empresas interessadas em receber benefícios do Estado se baseia na convicção de que o atual modelo de financiamento faz com que os governantes, uma vez eleitos, fiquem devendo favores aos seus doadores de campanha, em prejuízo da população.

"Esse tipo de financiamento transforma gestores públicos em lobbistas de grandes interesses privados, favorece a especulação imobiliária, a gentrificação, a privatização da saúde, o transporte precário... Ou seja: gera diversos problemas que nossa candidatura denuncia e enfrenta!", postou Zé Gomes no facebook.

"Nossa campanha é econômica e transparente. Mas precisa de recursos para custear gastos com assessoria, transporte e material de divulgação. Por isso contamos com o seu financiamento para fazer o debate que interessa à população de Pernambuco", acrescentou.

O Porquinho Sem Rabo Preso foi o mascote que o partido utilizou em 2012 no Rio de Janeiro, quando Marcelo Freixo disputou Prefeitura. Por lá, o talismã deu sorte: só pela internet Freixo arrecadou quase R$ 180 mil, em mais de 1.800 doações. Um recorde nacional.

Confira aqui: http://on.fb.me/1pXWUcB

Convocados de Dunga para a Seleção Brasileira


O técnico Dunga convocou a nova Seleção Brasileira, dos 22 chamados, dez estavam na Copa. O grupo vai se reunir para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, nos Estados Unidos. 

Dunga chamou alguns destaques de clubes brasileiros como Ricardo Goulart — artilheiro do Brasileirão — e Éverton Ribeiro, do Cruzeiro, e Diego Tardelli, do Atlético Mineiro.

Confira a lista:

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Rafael Cabral (Napoli)

Zagueiros
David Luiz (PSG)
Marquinhos (PSG)
Gil (Corinthians)
Miranda (Atlético de Madrid)

Laterais
Maicon (Roma)
Filipe Luís (Chelsea)
Alex Sandro (Porto)
Danilo (Porto)

Meio-campistas
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City)
Ramires (Chelsea)
Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
Oscar (Chelsea)

Atacantes
Hulk (Zenit)
Ricardo Goulart (Cruzeiro)
Willian (Chelsea)
Neymar (Barcelona)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

Quem está com Eduardo, está com Paulo


Principais lideranças socialistas do estado renovam a campanha liderada por Renata Campos


"Eduardo, nós não vamos desistir de Pernambuco". Foi o que garantiu o candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB), durante o encontro com lideranças e militantes dos 21 partidos da Frente Popular, na manhã desta segunda-feira (18). O ato, que reuniu cerca de cinco mil pessoas em uma casa de recepções na Benfica, serviu para mostrar que a ampla aliança construída no Estado continua unida, para garantir que o projeto iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente de avião no último dia 13, seja vitorioso nas urnas. Viúva do socialista, a ex-primeira-dama Renata Campos, convocou a reunião junto com o postulante e fez questão de discursar sobre a importância do engajamento de todos na campanha estadual.

"Vamos pegar no serviço", uma frase típica do ex-governador, foi lembrada por Paulo Câmara, assim como por outras pessoas que discursaram. "Esta é a hora de unir a tropa, de ir às ruas. Vamos mostrar quem somos, as transformações que iniciamos e com a qual vamos avançar. Vamos fazer uma campanha bonita, defendendo o nosso legado, que vai continuar, com mais força do que nunca. Pernambuco vai saber: quem está com Eduardo, está com Paulo. Quem não está com Paulo, não está com Eduardo", afirmou o postulante.

Segundo o candidato, quando o ex-governador lhe pediu que fosse candidato à sua sucessão, alertou que a campanha eleitoral "tinha muita intriga, muita fofoca". "Acho que, de propósito, ele não me disse as coisas boas. Que, na campanha, você reúne as pessoas, ouve o povo, cria relações e percebe quem está com você. Sei quem está comigo e, acima de tudo, que o povo de Pernambuco quer que o trabalho iniciado por Eduardo continue avançando", ressaltou Paulo.

Recebida com um coro de "Renata, guerreira do povo brasileiro!", a ex-primeira-dama lembrou que o evento desta segunda já estava programado, e que seria liderado pelo próprio Eduardo Campos, como uma preparação para a nova etapa da campanha, iniciada com o guia eleitoral. Foi a própria Renata que pediu que a reunião fosse mantida "como ele queria". "Sei da vontade de Eduardo, da importância de eleger Paulo Câmara governador. Depois de tantos anos de trabalho e de conquistas, somente com essa vitória poderemos garantir que Pernambuco continue no caminho certo", convocou ela.

Afirmando que, apesar da dor da perda, vai “participar por dois” (por ela e por Eduardo) das campanhas estadual e federal, Renata fez coro ao marido, ao afirmar que também não desistirá do Brasil. "Fica tranquilo, Dudu, temos a sua coragem para mudar o Brasil", prometeu, arrancando aplausos da plateia.

Inspirado pela força de vontade tantas vezes demonstrada pelo ex-governador Eduardo Campos, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), reforçou o compromisso da Frente Popular de manter as bandeiras levantadas pelo seu líder maior. O gestor destacou que a militância seguirá com energia nas ruas na defesa de um legado, que encontra em Paulo Câmara a representação do avanço nas transformações que Pernambuco vem vivenciando nos últimos anos. “Cada um de nós sabe como fazer. Cada um de nós tem o dever de fazer. Ninguém que está aqui dentro precisa perguntar o que deve fazer neste momento: dedicar-se à campanha para eleger Paulo governador”, disse Geraldo.

Muito emocionado, o candidato a vice na chapa encabeçada por Paulo Câmara, Raul Henry (PMDB), pontuou que a Frente Popular encarna os sonhos e desejos do ex-governador Eduardo Campos, que trabalhou com afinco para devolver a Pernambuco uma posição de destaque no cenário nacional. O peemedebista frisou que as bases desse importante processo de mudança estavam fincadas nas demandas populares. “Os sonhos de Eduardo serão transformados em realidade pela vontade do povo”, disse Raul Henry. Também se revezaram nos discursos o candidato socialista ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, os presidentes do PSB no Estado, Sileno Guedes, e no País, Roberto Amaral, e o governador João Lyra Neto, também do partido.

Senac oferta 185 vagas em cursos gratuitos em Garanhuns, Paulista, Glória do Goitá e Recife



Até domingo (24), o Senac, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), está com inscrições abertas para 185 vagas em cursos gratuitos nas cidades de Garanhuns, Paulista, Glória do Goitá e Recife. São oito cursos de diversas áreas como Imagem Pessoal, Gastronomia e Gestão, por exemplo. 

Entre as capacitações ofertadas estão: curso de Garçom, Cabeleireiro, Auxiliar de Cozinha, Cuidador de Idoso, Almoxarife, Auxiliar de Pessoal e Bartender. As vagas são destinadas para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, trabalhador empregado ou desempregado e estudante matriculado ou egresso da educação básica. Além dos requisitos do PSG, o candidato deve atender aos pré-requisitos do curso escolhido.

As inscrições são exclusivamente pela internet, no site do Senac www.pe.senac.br

Os candidatos deverão optar por apenas um curso e fazer somente uma única inscrição. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de inscrição. O resultado será divulgado no dia 25 de agosto, no site da instituição. Após o resultado, os candidatos às vagas oferecidas no Recife devem efetuar a matrícula no dia 25 de agosto, enquanto nos demais municípios as matrículas se estendem pelos dias 25 e 26 de agosto. 

Dependendo do curso escolhido, as aulas já iniciam a partir do dia 26. O edital completo deste processo, com o cronograma, a distribuição de vagas entre os cursos e local de realização das aulas, está disponível no site do Senac. 

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 081 1688.

Poesia popular de Antônio Marinho no velório de Eduardo Campos

Antônio Marinho é filho de Bia Marinho e Zeto, que faziam os versos para Miguel Arraes. A linhagem é de São José do Egito. 

O menino era a voz dos versos de Eduardo Campos. Neste domingo, no velório do ex-governador, coube a ele encerrar apresentações artísticas, das quais contaram com Petrúcio Amorim, Maciel Melo e Alceu Valença.

Marinho, antes de ler os versos, afirmou que não seria fácil, e que não sabia encerrar, já que suas participações sempre preparavam a fala de Eduardo Campos. Emocionado, mas vibrante, como sempre o faz, uniu a arte com o discurso político, nos versos abaixo:



Vamos plantar Eduardo e adubar este plantio
De sonhos pelo que é justo, do bem diante do hostil
Nosso guerreiro tombou, mas sua alma subiu
No céu brilhante da história, um astro novo surgiu
Guiando todos os olhos, do rebanho que pariu
E hoje se sente órfão, pelo farol que partiu
Mas partiu pra brilhar mais, no firmamento de anil
Será luz na caminhada, Deus consola quem feriu
Nós seguiremos unidos, pois ele nos reuniu
Vamos pegar no serviço, como ele sempre pediu
Pra levantar a bandeira, que a meio mastro caiu
Pois Eduardo está vivo, em tudo que construiu
Todo povo brasileiro, o seu legado assumiu
Vamos estar firmes na luta, seguindo quem nos uniu
Eduardo, todos nós 
seguiremos tua voz, 
sem temer nenhum algoz, 
sem desistir do Brasil

(Antonio Marinho - Poeta)

Campanha de Armando e João Paulo continua suspensa



A Coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PDT, PT, PRB, PSC e PTdoB) vem a público reafirmar o compromisso assumido com a sociedade pernambucana de manter suspensas as atividades da campanha majoritária até terça-feira (19), em respeito à memória do ex-governador Eduardo Campos e das demais vítimas do trágico acidente que enlutou o Brasil.

A decisão tomada pelos candidatos ao governo, Armando Monteiro, a vice-governador, Paulo Rubem Santiago, e ao Senado, João Paulo, de suspender as atividades pelo período de sete dias, continua mantida, independentemente da movimentação da coligação adversária.

Somente a partir desta quarta-feira (20), as agendas de Armando, Paulo Rubem e João Paulo voltam à normalidade, bem como a distribuição de material publicitário, a circulação de carro de som, o trabalho da militância nas ruas e as atividades nos comitês.

Entrevista de Dilma no Jornal Nacional é confusa



A presidente Dilma Roussef recebeu William Bonner e Patrícia Poeta no Palácio da Alvorada para a entrevista ao Jornal Nacional.

Em pouco mais de quinze minutos, os jornalistas focaram nos escândalos de corrupção, com William tentando forçar a presidente a reconhecer a incompetência do governo em tratar do tema, principalmente nos quadros do PT. O mensalão também foi lembrado, sem citar a expressão. Bonner chamou de corruptos os membros da cúpula do partido que foram condenados pela mais alta corte do país e cumprem penas. Dilma desconversou, e disse que não comentaria a decisão do Supremo. William queria saber como ela e o partido ainda defendiam os condenados. No início da entrevista, o jornalista citou uma série de casos de corrupção em alguns ministérios. Dilma registrou que seu governo e do presidente Lula, foram os que mais criaram mecanismos de combate à corrupção, oferecendo condições à Procuradoria Geral da República e ao Ministério Público de investigar os desvios de conduta de seus auxiliares.

A verdade é que a entrevista foi atropelada. As perguntas, por vezes muito compridas, não deixavam muito tempo para as respostas, que também fugiam do cerne da questão. Patrícia falou da situação da saúde no país, e Dilma fez um histórico do programa Mais Médicos. Patrícia tentou replicar, mas o tempo passava rápido e Bonner puxou de novo a conversa. 

O terceiro tema tocado foi a economia. William questionou a situação e o fato da presidente repassar a responsabilidade do baixo desempenho para a crise mundial. Provavelmente aí Dilma teve seu melhor momento, lembrando que não houve demissões e sem aumentar impostos "pelo contrário, diminuímos" - disse a Presidente. Mas as respostas eram sempre muito truncadas, ora pela dificuldade em elaborar uma resposta concisa, ora pelas sucessivas entradas dos jornalistas, que não se mostravam satisfeitos com as respostas.

Acho que o formato escolhido de pressionar os entrevistados por quinze minutos acabou por impedir respostas mais precisas, limitando a temas polêmicos de cada um. As entrevistas poderiam deixar os candidatos mais à vontade, mesmo tocando nestes mesmos temas polêmicos. No Jornal Nacional, principalmente nesta entrevista de Dilma, não houve uma "conversa". Os apresentadores tentaram focar nos temas mais polêmicos do governo e do PT, e a presidente tergiversou a maior parte do tempo, não tocando diretamente no tema perguntado.

A impressão que vai ficar é que estamos ruim de candidatos, todos eles com sérios problemas e sem qualidades para assumir o principal posto da nação.

Nesta terça-feira começa o guia eleitoral na Tv e rádio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.