sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Projeto 200% Ação Solidária acontece neste sábado em Garanhuns



Neste sábado (20), o grupo de amigos que integra o projeto “200% Ação Solidária” estará realizando, no Espaço Colunata, centro da cidade, seu primeiro momento de arrecadação de brinquedos para serem distribuídos em instituições que trabalham com crianças carentes no mês de outubro.

A iniciativa existe há três anos em Garanhuns e tenta deixar o Dia das Crianças mais especial. O estande funcionará de 8h às 13h.

Os organizadores já estiveram, ao longo desses anos, atuando no abrigo Abraçar, asilo São Vicente de Paula, creche Aclafas, creche Santa Maria, creche Marta de de Abreu, comunidade João Paulo II, Centro Educacional Santo Antônio (Cesa), entre outros. A ideia é continuar dando maior assistência às instituições.

Nos dias 27 de setembro e 11 de outubro, o grupo também estará com o estande no Espaço Colunata, durante todo o dia, buscando o maior número de brinquedos.

O grande dia da entrega dos presentes arrecadados e a festa ofertada, que terá cama elástica, piscina de bolinhas, pipoqueiro, algodão doce, distribuição de bombons, além da animação do palhaço Ventola, está marcado para acontecer dia 18 de outubro.

13ª edição do Prêmio Expressão em Administração acontece em Garanhuns‏



A solenidade que premiará os profissionais de destaque da Administração no Estado de Pernambuco será realizada pela primeira vez na cidade das Flores. O evento marcado para esta sexta-feira, 19 de setembro, na casa de eventos Chalé Recepções II, promovido pelo Conselho Federal de Administração; Conselho Regional de Administração de Pernambuco; Casa do Administrador e Sindicato dos Administradores de Pernambuco, conta com total apoio da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA.

De acordo com o Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração de Pernambuco - CRA, professor José Carlos Gomes Souza, será uma honra receber em Garanhuns os profissionais/gestores que mais se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento empresarial no Estado. “Pela primeira vez teremos o prazer de promover à solenidade no interior, ofertando à honraria aqueles que fizeram a diferença no tocante à administração dos seus empreendimentos”, argumentou José Carlos.

Nesta edição, 31 profissionais serão homenageados, após terem passado por uma seleção rigorosa realizada por membros do CRA. Representantes da seccional Garanhuns do CRA/PE e professores da AESGA realizaram visitas a fim de entregar a carta qualificatória aos profissionais. “Percorremos cidades importantes do interior do estado nessa missão e atestamos a felicidade e satisfação de cada um ao saber que foi selecionado. É gratificante ser o portador de tal notícia”, finalizou o vice-presidente do CRA/PE.

Temos acompanhado o trabalho de amigos que fazem parte do CRA-PE, como o professor José Carlos de Souza, além de nomes como Ornilo Lundgren, Luiz Carlos Suruagy e minha querida contadora, Ana Lúcia Teles. Em nome destes, quero parabenizar os administradores e o CRA-PE por trazer este prêmio para Garanhuns!

SERVIÇO:
Prêmio Expressão em Administração 2014
Chalé II Recepções e Eventos
Av. Rui Barbosa, 1155 - Garanhuns
Dia 19/09/2014 às 19h

Fernando quer ampliação da malha aérea regional em Pernambuco. Garanhuns está na rota!


Fernando Bezerra Coelho (PSB) candidato ao Senado, pela Frente Popular, acredita que uma das portas de entrada para o crescimento é a integração aérea, por isto defende a instalação de novas rotas comerciais para o interior. 

Há alguns anos Pernambuco espera R$ 216 milhões do Governo Federal para reformas nos terminais de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Araripina, Salgueiro e Fernando de Noronha. Estes recursos já foram prometidos várias vezes, mas até agora nada!

“No Senado, vou lutar para que as obras necessárias possam ser concretizadas. Com aeroportos eficientes conseguiremos não apenas deslocar passageiros, mas dar vazão a cargas, encurtando as distâncias”, disse o candidato. Ele destacou que as companhias aéreas já demonstraram interesse em explorar algumas rotas comerciais para cidades do interior, mas as deficiências na estrutura limitam a expansão. “Temos que realizar os estudos de viabilidade técnica e negociar com as empresas e a Anac a criação de novas rotas. Sabemos que há uma forte demanda neste sentido e queremos atuar nesta direção”, pontou Fernando.

Outra proposta de Fernando que tem impacto direto em Garanhuns, é a busca para tornar as Autarquias Municipais gratuitas para os alunos, o que beneficiaria os estudantes da AESGA.

Rádio na Escola debate produção literária local no Instituto Garanhuns


O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns juntamente com a produção do programa ¨O Rádio na Escola¨ e a Rádio FM Sete Colinas , promoveram na última terça-feira (16), a gravação na sede do instituto, que foi ao ar no dia seguinte. O evento contou com as participações dos escritores Manoel Roberto Assunção, Mariana Gueiros e Luciano Junior, além do professor Aldo Correia, os cantores Ed e Alison, o radialista Ricardo Sampaio, o promotor de eventos Ricardo Dias e convidados. 

O tema debatido foi publicação de livros e obras literárias. Focando em produção, criação e destaque de obras literárias, enfatizando as obras: 101 Maravilhas de Pernambuco, Desilusões Apaixonadamente Amorosas, e Como Superar Obstáculos. Na ocasião o professor Aldo Correia passou para os ouvintes algumas informações sobre concurso público. 

O Programa o Rádio na Escola foi recepcionado pelo o presidente do IHGG, professor Claudio Gonçalves e pelo pesquisador e blogueiro Anchieta Gueiros. O apresentador do Rádio na Escola, Fernandinho DJ ressalta que: “ foi uma oportunidade única ter realizado o programa no Instituto Histórico, já que a educação é feita também de fatos, histórias e registros”.

ACESSE: http://garanhunsinstituto.blogspot.com.br/

.
AGORA COMIGO: Vem aí mais um Festival Literário em Garanhuns, mas a nossa produção continua sendo um exercício solitário de escritores que bancam seus livros, sem apoio do poder público. Posso estar enganado, mas nos últimos dois anos, o único livro que recebeu apoio da prefeitura foi o de Dominguinhos, do professor Antônio Vilela.

A falta de apoio, e de mecanismos claros de apoio à produção cultural, em Garanhuns é sentida em praticamente todos os segmentos culturais, não apenas na literatura, e impacta a sociedade, além da arte.

NESTE SÁBADO: Confira a programação do Luau de Primavera em Garanhuns



O Luau Quatro Estações Chega a sua 12ª edição, que acontece em Garanhuns no dia 20 de Setembro a partir das 20:00hrs no Espaço Cultural Luiz Jardim, Centro.

Em cada edição o Luau Quatro Estações faz uma homenagem a um incentivador cultural de Pernambuco, nessa edição o Luau irá fazer uma homenagem a educadora, Atriz, Produtora Artística e Gestora Cultural Lilian Ferreira.

O Luau Quatro Estações é totalmente gratuito e tem como objetivo divulgar os artistas independentes de Pernambuco e gerar um movimento cultural fixo em Garanhuns, agregando um valor simbólico e ajudando na economia do município.

Veja a programação completa do Luau Quatro estações Primavera 2014:

20:00 Rádio Luau
21:30 Curta-metragens
22:00 Morgado
23:00 Clips de Bandas Locais
23:30 Pife Floyd (Olinda-PE)
00:40 Homenagem a Lilian Ferreira
01:10 Martzabel (Toca Legião Urbana)

Quer ajudar animais vítimas de maus tratos, acidentados e abandonados?



Gente, tem um pessoal aqui em Garanhuns fazendo um trabalho maravilhoso com animais vítimas de maus tratos, acidentados e abandonados.

Nós que não temos este tempo disponível para este tipo de ação, podemos ajudar fazendo doações. A melhor forma é mesmo em dinheiro, pois os tratamentos precisam ser pagos. 

Afirmo que é um pessoal massa, pensando no bem dos animais, da cidade e da gente!

Conheçam a OPA e contribuam! Qualquer valor é significativo para a continuidade das atividades!!!

https://www.facebook.com/groups/552944381463709/photos/

Filhos de Eduardo Campos em Garanhuns e região

Os irmãos João e Pedro Campos, filhos do ex-governador Eduardo Campos, estarão aqui em Garanhuns amanhã, dia 20, juntamente com o candidato a vice-governador Raul Henry (PMDB). Eles promovem uma caminhada pela Avenida Santo Antônio, a partir das 10h, quando ao lado de lideranças políticas da Região e candidatos a Deputado Estadual da Frente Popular, entre eles Sivaldo Albino (PPS), visitarão comerciantes e comerciários.

O Blog do Carlos Eugênio apurou que a agenda dos filhos de Eduardo tem inicio ainda nesta sexta-feira, dia 19, no Agreste Meridional. Logo mais às 16 horas, eles estarão ao lado de Raul Henry e do ex-prefeito Zé da Luz (PHS), visitando Caetés. Já nas primeiras horas da manhã desse sábado, os herdeiros de Campos visitam Canhotinho antes de seguir para Garanhuns.

Para continuar lendo... Blog do Carlos Eugênio



Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar do Brasil. Confira o Ranking!



Pernambuco tem hoje a rede estadual de ensino mais atrativa do Brasil. É o que confirmam os dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). A instituição aponta Pernambuco como sendo o Estado da federação com o menor índice de abandono escolar em 2013 para as escolas estaduais do ensino médio: 5,20%.

"Em 2007, quando Eduardo Campos assumiu o Governo do Estado, Pernambuco tinha a segunda pior colocação nesse mesmo ranking, com 24% de taxa de abandono escolar. Hoje, sete anos depois, o Estado alcança a melhor posição. Isso representa mais um dado significativo para a nossa educação, que é um compromisso fundamental de nossa gestão desde 2007. Esse avanço é mais um reflexo dessa luta incansável, mas que nos deixa muito felizes e animados com o que virá pela frente", comemorou o governador João Lyra Neto.

O governador ressaltou a série de boas notícias na área da educação no mês de setembro. “No último dia 5, o Inep já havia divulgado o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), revelando que Pernambuco bateu todas as metas do Ministério da Educação (MEC) nos três níveis de ensino. No Ensino Médio, o Estado se destacou com o maior crescimento percentual dentre todos os estados, saltando da 16ª posição para a 4ª colocação no ranking nacional do Ensino Médio, antecipando inclusive a meta proposta para 2015. Portanto, hoje foi mais uma vitória”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

O Modelo de Gestão do Governo do Estado de Pernambuco se consolida definitivamente no âmbito da Secretaria de Educação a partir das contribuições do Pacto pela Educação, política lançada em 2011, voltada para a qualidade da educação, com foco na melhoria do ensino, das aprendizagens dos estudantes e dos ambientes pedagógicos.

Segundo o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, programas como o Ganhe o Mundo, P3D, Robótica, Professor Autor e Tablets/PC usados como ferramentas pedagógicas tornaram a sala de aula mais atrativa, além de investimentos na infraestrutura física das escolas que também colaboraram decisivamente para esse excelente resultado. "A partir do Pacto pela Educação, o compromisso e dedicação dos professores do Estado de Pernambuco puderam ser melhor direcionados ao atendimento das necessidades dos nossos estudantes", disse o secretário.

Isso demonstra que, com um ambiente propício à convivência, aprendizagem e cidadania, a taxa de abandono torna-se cada vez menor, motivando os estudantes a continuar na escola e concluir o ano letivo. Vale ressaltar, também, que Pernambuco é o Estado que oferece a maior média de hora-aula para os estudantes do Ensino Médio do País.

Festa marca construção de hotel no Shopping Costa Dourada‏





O Shopping Costa Dourada promove, nesta sexta-feira, a Festa da Cumeeira, evento que marca a finalização da primeira etapa da construção do Hotel InterCity Suape, que está sendo erguido junto ao centro de compras, localizado às margens da PE-60, no Cabo de Santo Agostinho. O evento contará com almoço comemorativo e vai reunir trabalhadores da obra, executivos da rede InterCyti e diretores do shopping e convidados da imprensa. Com bandeira do grupo InterCity, de atuação internacional, o empreendimento é um investimento do Shopping Costa Dourada e promete incrementar o mix do centro de compras e atender as deficiências de leitos do mercado corporativo em SUAPE.

O Hotel InterCity Suape terá 11 andares, com 296 apartamentos e será voltado para executivos. Serão oferecidos quartos padrão executivo e apartamentos com sala e escritório, além de restaurante com café da manhã e lobby para auto atendimento.

Os usuários contarão também com cinco salas para reuniões, sendo duas com 38 metros quadrados, duas com 40 metros e uma com 80 metros quadrados. O décimo primeiro andar terá área de lazer com bar, piscina, sauna e sala de ginástica.

O estacionamento será o mesmo do Shopping Costa Dourada, que tem capacidade para 1.200 veículos, inclusive com espaço para portadores de necessidades especiais e para ônibus. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2015 e a expectativa é que o empreendimento gere mais de 100 empregos diretos e indiretos. O Hotel InterCity Suape visa atender as demandas por serviços que estão sendo criadas no complexo de Suape, uma das áreas que mais crescem no Brasil.

Garanhuns na contra mão de geração de empregos em Pernambuco e no Brasil



Transcrevo do excelente blog VeC Garanhuns:

As coisas não estão boas em Garanhuns no que diz respeito a geração de emprego em 2014. A cidade das Flores há meses vem tendo retração nos postos de trabalho. A economia da cidade perdeu 37 postos de trabalho com carteira assinada em agosto. No mês de junho, por exemplo, foram mais de cem vagas perdidas e em julho, sete. Mês passado foram contratadas 383 pessoas com carteira assinada, mas demitiu-se 420. Com isso, a cidade foi apenas a 58ª do ranking estadual. 

Em pernambuco foram gerados 8.504 empregos em agosto, e no país 104 mil. Garanhuns, com essa retração no nível de emprego que assola a economia do município nos últimos meses, marchou na contra mão do estado e do país.

Para continuar lendo, clique aqui.

AGORA COMIGO: Os três meses citados pelo blog, junho, julho e agosto, são de alta temporada turística para uma cidade que tem no inverno seu mais forte produto, o que mostra uma dificuldade em usarmos o que temos de natural para alavancarmos nossa economia.

Garanhuns tem vários segmentos econômicos. O próprio comércio, serviços (incluo aí bares, restaurantes e hotéis), agropecuária, informalidade e a indústria. Mas estamos com problemas em vários deles.

O centro da cidade precisa urgentemente de investimentos para tornar mais atrativa a vinda do cliente regional.  É uma prioridade para o crescimento econômico do município.

Investimentos também precisam ser feitos em outros centros comerciais, como a Rua Duque de Caxias, que não tem sequer um caixa eletrônico. Precisa de uma repaginada urbanística. Outras áreas comerciais de Garanhuns estão se expandindo, e precisam do olhar do poder público, como a Av. Capitão Pedro Rodrigues.

Nossa bacia leiteira foi quase dizimada, com grande perda do rebanho. Não sei como está nossa agricultura. A indústria do leite passa por dificuldades. Tem muitas demissões no setor.

E a atração de indústrias? Bem, não sabemos lidar com este tema há muito tempo. É urgente nosso novo Distrito Industrial, com infra-estrutura, em condições de brigar com outros municípios. Não adianta ficar comparando o atual governo com o passado, precisamos focar no futuro.

Estamos crescendo nos polos de educação e saúde, mas como mostram os números do CAGED, infelizmente, as admissões estão sendo menores que as perdas de emprego. Infelizmente!

CLAUDIO HUMBERTO: Jornalista diz que PT acha certa a derrota de Armando

O jornalista Cláudio Humberto assina uma das colunas mais lidas do país, republicada por dezenas de jornais. Aqui em Pernambuco quem traz estas notas políticas é o Jornal do Commercio. 

Na edição desta quinta-feira (18/09), Claudio Humberto escreve uma notinha polêmica, na qual afirma que o PT já dá como certa a derrota de Armando Monteiro (PTB) para o governo do estado e  que o partido vai tentar "salvar" a eleição de João Paulo, que segundo o jornalista, está empatado com o ex-ministro Fernando Bezerra na disputa pelo senado federal.

Na verdade, as pesquisas mais recentes apontam uma vantagem em torno de cinco pontos ainda para JP, mas pela leitura da curva eleitoral, que mostra um crescimento lento e gradual de FBC, dá pra visualizar uma virada nos próximos dias, a exemplo de Paulo Câmara sobre Armando Monteiro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.