segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dia Internacional Contra Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças



Em comemoração ao Dia Internacional Contra Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, a Secretaria da Mulher de Garanhuns realizará uma roda de conversa na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem), localizada na rua Ernesto Dourado, no bairro Heliópolis, direcionada a alunos e professores da instituição. O momento faz parte do projeto “Respeitando a Diversidade”.

A secretária da Mulher, Eliane Vilar, expõe a objetivo do momento. “Nós visamos apoiar as áreas de formação, bem como fortalecer a integração com a educação do município, levando o diálogo sobre gênero, raça e etnia”, destaca. Ainda segundo Eliane, o projeto visa discutir as questões de gênero e diversidade social, promovendo uma mudança cultural da violência para a cultura de paz.

Na ocasião, será instituído o Prêmio Amélia Maria, em homenagem a professora Amélia Maria, falecida em 2004, que deu importante contribuição ao município e até hoje é lembrada como exemplo de grande mulher e profissional. O prêmio será entregue em dezembro ao aluno que tiver escrito a melhor redação sobre o tema “Respeitando a diversidade: Gênero, Raça e Etnia”.

PESSOA DESAPARECIDA: José Leandro Alves da Costa



Lajedo dá o exemplo com assistência aos carroceiros. Confira!


Carroceiros vão receber assistência jurídica, além de serviços
de borracheiro e ainda veterinário para os animais

Estivemos em Lajedo na sexta-feira (19) e conferimos a inauguração da Sede dos Carroceiros. O prefeito Rossine Besmany inaugurou a casa prometida aos carroceiros da cidade, no bairro Morumbi., próximo ao Centro da Cidade, em área valorizada. Um lugar apropriado para os cavalos e descanso dos condutores de veículos de tração animal que sempre viveram ao sol e chuva nas ruas. O local vai proporcionar conforto para os trabalhadores e os animais. 

A iniciativa de grande alcance social é uma ação inédita na região. A prefeitura além de disponibilizar a infra-estrutura da sede, vai colocar uma veterinária para atender os animais, um borracheiro, água potável, além de muitos serviços que proporcionem um trabalho digno dos mais de 20 carroceiros.

Além disso, a prefeitura vai disponibilizar um advogado para regularizar a sede, tornando-a associação, com o intuito de ajustar a profissão de acordo com as normas legais, e com isto os trabalhadores poderem ter todos os direitos dos serviços de contribuição para o INSS. Sendo autônomos, muitos são aposentados pela idade, desconsiderando o serviço prestado durante toda a vida.

A inauguração da sede foi feita pelo prefeito Rossine Blesmany, com a presença dos secretários de agricultura, Moacir Vital, educação Neide Félix e assistência e desenvolvimento social, Marconeide Cordeiro. Após um lanche, foi resolvido entre os presentes nomear a sede homenageando um dos carroceiros mais conhecidos no município, falecido em 2006, o senhor Cícero Oscar de Sales. A iniciativa foi dos próprios carroceiros, que relembram um antigo companheiro de profissão, que morreu em um acidente, quando estava trabalhando. Na ocasião seu filho também morreu, ele que também era carroceiro.

No domingo, a Burriata, contando com participação em peso dos carroceiros, tomou conta das ruas de Lajedo. Além disso, ainda teve a Rossine Folia, que já falamos aqui, a caminhada pelas ruas da cidade, liderada pelo prefeito.

Palmeirina entrega primeiro Título de Cidadão a Eduardo Campos - In Memoriam










Como parte da agenda de João Campos no Agreste Meridional, coube um dos momentos mais emocionantes ao município de Palmeirina. Eudson Catão, ex-prefeito, recepcionou a Frente Popular, representada por Raul Henry, candidato a vice-governador, Tadeu Alencar, candidato a Deputado Federal, e João Campos, filho de Eduardo Campos. Fomos convidados e acompanhamos as atividades.

A Câmara de Vereadores havia aprovado o Título de Cidadão para o então governador, entretanto, a agenda não permitiu que Eduardo recebesse. Ele até chegou a visitar o município, mas de passagem, disse a Eudson que voltaria com o único objetivo de receber a homenagem. A tragédia impediu.

Neste domingo, Palmeirina recebeu a Frente Popular, e viu João Campos, como o pai sempre fazia, assistir à missa, conversar com as pessoas e depois, em carreata, seguir para a Câmara Municipal, quando recebeu o titulo das mãos da presidente Marili Catão, mãe de Eudson.

Depois, em caminhada, todos seguiram para um dos lugares mais altos da cidade, com uma majestosa visão da área verde que abraça e embeleza Palmeirina. Ali, do alto, todos puderam ouvir os representantes de Eduardo e da Frente Popular.

Diversas lideranças, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e representantes populares estiveram nos encontros convocados pelo ex-prefeito Eudson Catão.

Renata Campos no Programa Eleitoral de Paulo Câmara



A viúva do ex-candidato à presidência da República e ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, estreia na noite desta segunda-feira (22), às 20h30, no programa eleitoral do PSB “Eu confio em Paulo Câmara”, “Eu confio em Fernando Bezerra Coelho”, vai dizer ela, legitimando os candidatos socialistas ao governo de Pernambuco e ao Senado, escolhidos por Campos, morto em um acidente aéreo no dia 13 de agosto em Santos (SP). Parceira do projeto político de Campos e sua principal consultora, Renata, que até agora vinha mantendo uma atuação discreta e de bastidor na campanha, vai aparecer pedindo votos para os socialistas nesta reta final da campanha, reforçando a disposição do eleitorado em manter o legado e os ideais do político.

Ela vai dizer aos pernambucanos que o ex-secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, é a garantia dos avanços conquistados no Estado. “Ninguém faz nada sozinho e Paulo sabe juntar uma equipe”, depôs ela, que também destacou a “responsabilidade política” de continuar o projeto com o qual Câmara tem total envolvimento e afinidade.

Foram duas horas e meia de gravação, realizadas neste sábado (20), na varanda e na sala da sua casa, no Bairro de Dois Irmãos, onde sempre viveu com o marido, e continua morando com os cinco filhos. Ela gravou sozinha, falando de forma espontânea e também estimulada por perguntas da equipe. Cerca de meia hora de material editado vai alimentar os programas de televisão e também as redes sociais até o final da campanha. No vídeo, seu depoimento será divulgado pela apresentadora, a atriz pernambucana Hermila Guedes, em formato de entrevista.

Escolha pessoal de Campos, Câmara era desconhecido do eleitorado e aparecia em franca desvantagem no início da campanha. Após a tragédia, que matou outras seis pessoas, ele subiu nas pesquisas e ultrapassou o adversário, Armando Monteiro Neto (PTB), aliado do PT. O feito tem sido creditado à comoção que a morte do político provocou no eleitorado pernambucano e no uso da sua imagem pela campanha socialista.

Também sob a tutela de Renata, os filhos João (20) e Pedro Campos (18) deixaram os eventos fechados para se incorporarem à campanha de rua no início deste mês. João, que só não se candidatou a deputado porque a mãe não permitiu – ela considerou que os estudos são prioridade no momento – tem discursado em caminhadas, defendendo o legado do pai.

O único pronunciamento público de Renata Campos, desde a tragédia que matou Campos e mais seis pessoas, havia sido em um evento no Recife que reuniu a direção nacional do partido com os candidatos majoritários à Presidência – Marina Silva e Beto Albuquerque – e ao governo de Pernambuco, no dia 18 de agosto, dia seguinte ao enterro. Na ocasião, ela leu um pequeno texto no celular, ao lado dos filhos. Disse ter a sensação de que teria de “trabalhar por dois” e deixou clara a prioridade de eleger Paulo Câmara governador de Pernambuco e Fernando Bezerra Coelho, senador.

AE

Armando e Humberto lideram carreata em Olinda e Paulista




Olinda e Paulista receberam na manhã deste domingo (21) a carreata da coligação Pernambuco Vai Mais Longe. Segundo a assessoria, mais de 5 mil veículos, entre carros, caminhões e motos, percorreram dez bairros dos dois municípios durante cinco horas.

Com a presença do senador Humberto Costa, do deputado federal Pedro Eugênio e da deputada estadual, Teresa Leitão, todos do PT, a concentração da carreata ocorreu no Complexo de Salgadinho, entre Recife e Olinda. Animados pelas músicas da campanha, os militantes do PTB e do PT fizeram a diferença, estimulando quem passava pela avenida a abraçar a onda azul.

Quando a carreata passou pela orla de Olinda, quem estava na praia fez questão de saudar Armando. Em diversas oportunidades, o candidato desceu do veículo para falar com o povo.

O percurso da carreata incluiu os bairros de Salgadinho, Umuarama, Varadouro, Carmo, Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce, em Olinda, e Jardim Maranguape, Maranguape 0 e Maranguape 1, em Paulista.

Ao fim do ato, Armando falou com a imprensa e destacou que os próximos dias serão decisivos para a chegada até a sua vitória no dia 5 de outubro. “Agora é a hora de consolidarmos o que já está desenhado. Vamos vencer esta que vai ser a eleição mais bonita de Pernambuco”, ressaltou.

Estado inaugura nova Unidade da Funase




A nova unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) localizada em Timbaúba e que atende às necessidades da Zona da Mata Norte já está em pleno funcionamento. Para o governador João Lyra neto, além de ser a mais moderna de Pernambuco é uma das mais bem equipadas do Brasil. “O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba inova ainda na sua gestão: será a primeira no Estado a contar com a atuação de um Grupo Comunitário de Apoio e Acompanhamento de execução das medidas socioeducativas, formado por cinco representantes voluntários com mandato de 12 meses", afirmou o governador.

O grupo irá operar apresentando propostas de melhorias a serem desenvolvidas na unidade. Os projetos serão analisados pela Funase e, se aprovados, serão executados. A intenção é que, pelo menos, mais duas unidades iniciem os trabalhos do Grupo Comunitário de Apoio até o final deste ano. Os Cases Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Vitória de Santo Antão são alguns dos centros que já estão na rota do projeto.

PESQUISA PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO: Consolidada a virada!



Ibope e Datafolha apontaram na semana passada a virada de Paulo sobre Armando, e ambos os institutos mostraram que a diferença era de 6% a favor do socialista. Curiosamente, o Ipespe, na segunda-feira (15) divulgou pesquisa com empate em 33%. Os socialistas não entenderam. Os trabalhistas comemoraram. Era a possibilidade de a disputa continuar equilibrada.

Mas agora o mesmo Ipespe mostra a maior vantagem conquistada até agora por Paulo. Portanto, o instituto que foi melhor para Armando é quem lhe traz a maior desvantagem, mostrando que Datafolha e Ibope podem vir esta semana com diferenças ainda maiores.

O candidato ao governo pelo PSB, Paulo Câmara, disparou nesta nova pesquisa divulgada com exclusividade pelo Diario de Pernambuco. 42% a 32%.

Já na pesquisa espontânea, diante da qual o eleitor precisa lembrar de cabeça e sozinho quem pretende escolher, Paulo Câmara aparece com 35% das intenções de votos para 19% do senador Armando Monteiro. Se a eleição fosse hoje, Paulo ganharia no primeiro turno. 

Armando Monteiro tem o maior índice de rejeição, com 20%; Paulo Câmara tem 12%.

Todas as informações estão na edição de hoje do jornal.

www.DiáriodePernambuco.com.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.