terça-feira, 7 de outubro de 2014

Diocese de Garanhuns reverencia Frei Juvenal, que faleceu nesta segunda-feira!



A Diocese de Garanhuns comunicou pelo facebook, o falecimento do Frei Juvenal Vieira Bonfim, ofm., ocorrido nesta segunda-feira, 6 de outubro.

O corpo foi velado na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, no Sítio Cruz-Garanhuns. Nesta terça-feira, aconteceu uma celebração de corpo presente, seguindo-se do sepultamento.

"A Diocese muito deve ao Frei Juvenal que, por mais de quarenta anos, dedicou, com incansável disponibilidade, a sua vida à causa do Reino de Deus, em diversas Paróquias desta Diocese; no Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores; na Coordenação Diocesana da Pastoral; no Centro de Defesa dos Direitos Humanos; nas Pequenas Comunidades Religiosas, na Coordenação da Evangelização e, especialmente às CEB’s.

À comunidade do Sítio Cruz, aos familiares e à Província Franciscana do Nordeste, expressamos os nossos sentimentos. Rezemos pela alma do Frei Juvenal, que foi entre nós, “um irmão entre os irmãos”." - Diz o texto da nota.

Colégio de Consultores da Diocese de Garanhuns

Programação da II Semana de Letras da UFRPE/UAG



A II Semana de Letras é um evento promovido pelo Curso de Licenciatura em Letras da UAG/UFRPE. Seu intuito é divulgar e unir forças a outras instituições de Garanhuns e região. O tema desse ano será: Teorias Linguísticas e Literárias: múltiplas perspectivas e serão promovidas mesas redondas, conferências, oficinas e muito mais para discutir o tema em foco.

A programação consta com a participação de professores de diversas universidades. As inscrições acontecem até esta quarta-feira, 08/10.

Palestra de abertura
Literatura e linguística: novos diálogos a partir da AD Francesa.
Palestrante: Profª. Dra. Virgínia Leal/ UFPE
Data: 13/10/2014

Palestra de encerramento
O lúdico e o lúcido nas veredas da poesia brasileira: reflexões sobre escrita e leitura.
Palestrante: Profª. Dra. Susana Souto/ UFAL
Data: 17/10/2014

Para saber mais: II SELUAG


PROGRAMAÇÃO COMPLETA...

Izaías não queria fazer deputado?

Em suas palavras de agradecimento pela votação, o vereador Sivaldo Albino, que teve pouco mais de 13 mil votos para deputado, sendo que em torno de dez mil deles em Garanhuns, disse que o prefeito Izaías Régis conseguiu seu objetivo. Não deixando claro, todos entendem que se trata da intenção de não eleger deputado de Garanhuns. Explica-se.

Izaías deixou para até o último momento para decidir seu candidato, quando já não havia tempo hábil nem lideranças regionais disponíveis para que seu indicado pudesse fortalecer seu palanque, assim ficou praticamente uma campanha de prefeito, restrito aos limites do município de Garanhuns. Izaías, quando se elegeu deputado, tinha várias bases na região, não segurou nenhuma. Dos 40 mil votos que teve, somente em torno de 15 mil foram na cidade, portanto sabia da importância de ter apoios fortes no Agreste. Zaqueu teve pouco mais de 23 mil votos, sendo 20 mil em Garanhuns. Precisaria de pelo menos outro tanto fora da cidade. Izaías poderia ter dado se tivesse se empenhado em fazer seu deputado além das nossas fronteiras. Mas ninguém vai criticá-lo, pois ele vestiu a camisa, como se diz, mas sabendo que seu candidato não chegaria. Precisava mostrar força em Garanhuns, fazendo o majoritário, e com expressiva votação. Foi o que aconteceu. Zaqueu também sai maior do que entrou, mas poderia ter sido eleito.

Como nossos candidatos só têm votos em Garanhuns, ninguém se elege. Vejam exemplos de Claudiano, Álvaro Porto e Romário. Para ser deputado, o candidato tem que rodar, agregar lideranças em dezenas de municípios. Nossas campanhas de deputado parecem de prefeito. E não adianta dizer que nossa gente não vota nos candidatos da terra. Mesmo que votassem ainda mais, os candidatos não venceriam, ficaram a mais de dez mil votos dos eleitos.

Izaías também não apoiou quem já estivesse com o nome colocado, que pudesse crescer politicamente, como era Rosa Quidute, que estava ao seu lado. Não deu a mínima e até menosprezou. Reclamou que não havia sido comunicado da candidatura, mas não apoiaria de qualquer forma.

Há quem acredite que a candidatura de Gersinho foi incentivada dentro do Palácio Municipal, para pulverizar ainda mais os votos da cidade, e com o rompimento, deixá-lo na oposição, dividindo os votos que seriam contrários. Deu certo, mas mesmo que não fosse candidato, Sivaldo não chegaria. Izaías também não reclamou publicamente quando viu vereadores e outras lideranças acertarem com "candidatos de fora", do seu partido, o PTB, como Álvaro Porto e Romário Dias. 

Se Izaías apostou em não fazer deputados da cidade, suas fichas foram todas para a candidatura de Armando Monteiro. Apostou com vontade, indo além do apoio e se tornando um porta-voz do partido, muitas vezes com pronunciamentos que atingiam seus adversários. Estava certo da vitória, e por isto, não precisaria de deputado. Deu errado! Provocou lideranças como o próprio Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e até o ex-governador Eduardo Campos, entre outros. E não se tem notícias que eles tenham ao menos respondido Izaías. 

Izaías sai fortalecido em Garanhuns, ao conquistar 20 mil votos com seu grupo para Zaqueu, mas precisaria elegê-lo, e não o fez. Garanhuns precisa de voz na Assembleia, e se Izaías não conseguiu eleger, não vejo vitória nisso. Era para Izaías ter liderado a região e ter feito seu deputado, o deputado de Garanhuns, cobrando de Armando este apoio nos municípios para o seu candidato. Principalmente se eles se coloca como esta liderança estadual aliada ao senador. Não dá para o candidato de Izaías só ter votos na cidade, diante da importância que o prefeito de Garanhuns tem dentro da Coligação Trabalhista. Aliás, venceu com Armando, mas foi outra vitória amarga diante do resultado estadual. 

Assim, Izaías se fortalece sozinho, não construiu ninguém a sua sombra. Mas este processo, no futuro, pode causar um isolamento. Seu grupo político no estado sofreu uma forte queda. E ainda nem tem garantida a vitória de Dilma.

Izaías sai fortalecido das urnas, mas outros olhares podem indicar que não.

Vai chover a semana toda!



Já tem aí uns três ou quatro dias que Garanhuns está com clima de inverno, aliás, pra falar a verdade, tirando alguns dias no final do mês passado, a estação do frio e da chuva este ano esqueceu de ir embora. 

O clima está parecendo do Festival em julho. Agosto foi muito frio. 7 de setembro foi debaixo de chuva, como sempre. E agora a metereologia informa que o resto da semana será assim. Na quarta-feira deve chover menos, mas a partir da quinta até o final de semana, a água volta com vontade.

Temperaturas baixas, sempre abaixo dos 20º. Lembrando que já estamos na primavera, a estação das flores, mas com o tempo assim, não dá vontade de sair de casa. Tô mentindo?

Mas para quem sofreu tanto com a estiagem, deixa chover! Ah, lembrando ainda que Garanhuns está em estado de emergência devido à seca.

...E continuamos sem atividades culturais cotidianas na cidade, que tenham atrativos turísticos. Voltamos a viver de mega-eventos, da mesma forma que os governos passados. Só aproveitamos 10 dias de nossa estação mais lembrada pelos pernambucanos. Se tivesse programações aos finais de semana, as pessoas poderiam "acostumar" a vir passar uns dias conosco, tomando mais chocolate quente, vinho e bolinho de queijo! Digo que muitas vezes a solução é criatividade.

No Facebook, bons argumentos contra e a favor de Dilma

Abrimos um debate no facebook, tentando discutir as candidaturas de Aécio e Dilma, neste segundo turno. Tivemos excelentes colocações, e escolhi duas, que achei muito interessantes. Não vou citar as meninas que protagonizaram, mas ambas tiveram a experiência de estudar em uma Universidade Federal, o que já mostra o conteúdo das posições:


A FAVOR DE DILMA: A universalização das oportunidades de estudo foi sem dúvida um dos maiores avanços do governo do PT. Eu, jamais teria condições de cursar uma universidade pública federal se não fosse a interiorização proposta pelo PT ainda com Lula e ampliada com Dilma. Não estou dizendo que a universidade não carece de mais investimentos, mas é preciso reconhecer a importância deste ato para o interior das cidades do nosso Brasil, especialmente no Nordeste. 

Na economia podemos ver que há uma conjuntura negativa, que infelizmente depõe contra Dilma. Corrupção? Meus caros, até os indiozinhos foram corrompidos pelos portugueses. O homem é ser corruptível por natureza. O que acontece no Brasil é que há hoje uma tendência massiva de investigação, o que não acontecia antes, por isso nós hoje temos a "falsa certeza" de que há mais corrupção do que antes, mas não se iludam. Sempre houve corrupção, agora ela está sendo desmascarada com mais avidez. 

Todos os governos possuem seus lados positivos e negativos, mas ponham na balança e avaliem suas vidas nos últimos doze anos e digam se a vida não está menos sofrida, por que não dizer melhor? 

Meu voto é declarado em Dilma, pois sou filha das suas politicas assistencialistas nos mais diversos âmbitos e desejo que mais pessoas tenham as oportunidades que eu tive de crescimento financeiro, intelectual, humano.

E infelizmente não consigo vislumbrar metade dos avanços que o Brasil teve nos últimos doze anos se voltarmos ao governo do PSDB.

CONTRA DILMA: Não posso negar que existem programas importantes (como Minha Casa Minha Vida, Farmácia Popular, etc) que ajudaram e ajudam várias pessoas carentes, mas por conta disso aceitar que uma quantidade exorbitante de dinheiro seja desviada, para eles próprios (o que todos fazem) e para outros países, poxa, aí é demais...

Defendi demais Lula, na reeleição, Dilma no início do primeiro mandato, mas juro que estou decepcionada com os fatos que vêm ocorrendo nos últimos meses. Pra que tanto dinheiro indo pra fora do país??? Pra que esse dinheiro todo indo pra Cuba?? Não dá pra entender...

Só um exemplo, se todo esse dinheiro utilizado no programa Mais Médicos, que não vai para os profissionais, fosse investido realmente onde se necessita, não iria nos ajudar??? E pra que 70% do dinheiro vai pro governo de Cuba???

Por esse e outros motivos está difícil de confiar...Eu matava e morria por Lula (nem tanto) rsrsrs. Já por Dilma, está difícil, infelizmente! Estou querendo mudança!



NOSSO ENDEREÇO NO FACEBOOK: Blog do Ronaldo Cesar
PS. Por falar em Facebook, aguardem uma campanha de nível muito baixo para este segundo turno, só espero que as pessoas se respeitem e valorizem as amizades mais que o momento político-eleitoral que estamos vivendo.

DEPUTADOS FEDERAIS: Relação dos 50 mais votados em Garanhuns



Confiram abaixo a relação dos candidatos a Deputado Federal mais votados em Garanhuns. Os que estiverem em negrito foram eleitos em Pernambuco no último domingo, 5 de outubro!

1. Jorge Corte Real (PTB) - 9.889 votos
2. Dra. Claudomira (PRP) - 6.426 votos
3. Paulo Camelo (PSOL) - 3.913 votos
4. Fernando Ferro (PT) - 3.578 votos
5. Fernando Monteiro (PP) - 3.425 votos
6. Coronel Campos (PSL) - 2.688 votos
7. Tadeu Alencar (PSB) - 1.968 votos
8. Gonzaga Patriota (PSB) - 1.788 votos
9. Pastor Eurico (PSB) - 1.759 votos
10. Jarbas Vasconcelos (PMDB) - 1.430 votos
11. Augusto Coutinho (SDD) - 1.328 votos
12. Eduardo da Fonte (PP) - 1.310 votos
13. Carlos Geraldo (PRB) - 1.136 votos
14. Daniel Coelho (PSDB) - 965 votos
15. João da Costa (PT) - 947 votos
16. Pedro Eugênio (PT) - 764 votos
17. Zeca Cavalcante (PTB) - 617 votos
18. Betinho Gomes (PSDB) - 577 votos
19. Roberto Teixeira (PP) - 566 votos
20. Ricardo Teobaldo (PTB) - 524 votos
21. Bruno Araújo (PSDB) - 462 votos
22. Sílvio Costa (PSC) - 460 votos
23. Danilo Cabral (PSB) - 429 votos
24. Anderson Ferreira (PR) - 378 votos
25. Marinaldo Rosendo (PSB) - 288 votos
26. Mendonça Filho (DEM) - 255 votos
27. Renê Patriota (PV) - 252 votos
28. Roberto Leandro (PV) - 217 votos
29. João Fernando Coutinho (PSB) - 194 votos
30. Pastor Vilalba (PP) - 192 votos
31. Luciana Santos (PCdoB) - 185 votos
32. Wolney Queiroz (PDT) - 185 votos
33. Cadoca (PCdoB) - 179 votos
34. Isabella de Roldão (PDT) - 164 votos
35. Sebastião Oliveira (PR) - 154 votos
36. André de Paula (PSD) - 139 votos
37. Adalberto Cavalcante (PTB) - 121 votos
38. Felipe Carreras (PSB) - 119 votos
39. Fernando Filho (PSB) - 110 votos
40. Mozart Sales (PT) - 114 votos
41. Belarmino Souza (PHS) - 99 votos
42. Soldado Alberisson (PTB) - 98 votos
43. Dilson Peixoto (PT) - 95 votos
44. Túlio Gadelha (PDT) - 94 votos
45. Creuza Pereira (PSB) - 74 votos
46. Raul Jungmann (PPS) - 67 votos
47. Luciano Bivar (PSL) - 65 votos
48. Dr. Marcos (PSOL) - 63 votos
49. Aldo Amaral (PRB) - 59 votos
50. Professor Laelson (PRTB) - 57 votos
55. Kaio Maniçoba (PHS) - 40 votos

CASA DAS BALAS vai iniciar construção do Centro de Distribuição em Garanhuns






Tivemos acesso ao projeto das futuras instalações do Centro de Distribuição da Casa das Balas, uma das maiores empresas do interior do estado, genuinamente garanhuense. O novo investimento será composto de um armazém com 3660m² e pé direito de 14 metros, 1050 metros de área para escritórios e mais 311 metros de área de apoio, totalizando mais 5000 m² de área construída, fora toda a área destinada para estacionamento e pátio para os caminhões.

Vale salientar que o projeto é do arquiteto Gláucio Brandão, e já foi aprovado pela prefeitura.

As obras estão iniciando. A terraplagem está prevista para este mês de outubro, com o restante das obras tendo início em janeiro e a inauguração prevista para o segundo semestre de 2015.

Corpo de Bombeiros passa a atender no Expresso Cidadão



A partir desta semana o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, passa a ser mais um parceiro do Expresso Cidadão Garanhuns. A informação é do André Luiz Machado, coordenador geral.

A instalação dos Bombeiros no Expresso trará mais facilidade a quem mora em Garanhuns e região, uma vez que, quem precisava dar entrada nos serviços desse órgão, por vezes precisava se deslocar até Caruaru.

Os serviços disponíveis pelo Corpo de Bombeiros no Expresso Cidadão serão os de:

Emissão dos atestados de Regularidade (AR);
Entrada em solicitações de vistorias;
Consulta e emissão de TPEI - Taxa de Prevenção e extinção de Incêndio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.