domingo, 19 de outubro de 2014

DIA DO MÉDICO: Mensagem do blog

Diretoria da Unimed/Garanhuns
Comemorou-se neste sábado, dia 18 de outubro, o Dia do Médico. Nenhuma outra categoria esteve tão na vitrine nos últimos anos quanto a medicina. Isto mostra a importância e a urgência de se debater com mais profundidade esta classe, principalmente para o desenvolvimento da saúde no Brasil. 

Em Garanhuns, dois cursos de medicina trazem a formação dos médicos para este debate: O da Universidade de Pernambuco, e o da FAMEG, que agoniza na pendência burocrática do Ministério da Educação em Brasília. A cada dia que passa as esperanças diminuem.

Garanhuns é considerado um Polo Médico. Para cá se deslocam milhares de pessoas de várias regiões buscando opções de tratamento.
Contamos com um hospital regional de referência (HRDM) com mais de dez mil atendimentos/mês, e dois hospitais particulares (Perpétuo Socorro e Monte Sinai) no bairro de Heliópolis. Além do Hospital Infantil que faz um serviço praticamente filantrópico.

Temos a primeira UPAE do estado, com incremento mensal de novas especialidades, batendo a casa de oito mil atendimentos/mês.

Os Postos de Saúde, vencendo as adversidades com serviço médicos nas comunidades. 

Dezenas de clínicas particulares, criam esta concepção do polo médico, além de planos de saúde, como a Unimed, a maior deles, com gerenciamento regional e direção da Dra. Marta Júdice, profissional competente e pessoa muito querida em Garanhuns.

Dra. Ricarda Samara
A partir da Cidade das Flores, a regional de saúde gerencia 21 municípios. A V GERES teve a gestão elogiada da Dra. Ricarda Samara, e a continuidade com Luiz Melo.

No conjunto de investimentos, como uma nova clínica oncológica na cidade, as redes de atendimento, público e privado, se misturam, tornando Garanhuns um novo centro de referência médica para o Nordeste.

Neste dia do médico, queremos deixar registrado o profundo respeito por estas pessoas que fazem de suas profissões a prova maior de amor ao próximo, cuidando de nossas saúdes, salvando vidas. É hora de agradecer!

Origem do Dia do Médico

O Dia do Médico foi escolhido dia 18 de outubro, pois é o mesmo dia de São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão por que se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo.

Izaías bate em adversários e começa a ter respostas duras!


Desde o início do ano o prefeito Izaías Régis tem feito ataques a adversários políticos e antigos aliados, sempre com acusações ou menosprezo político. Na grande maioria, estas acusações de Izaías estão sendo em entrevistas a meios de comunicação, inclusive da capital, e também em reserva, chegando a ser flagrado em graves acusações a ex-prefeitos do município. Poderia ter gerado um processo judicial de grandes proporções.

Eduardo Campos era ainda governador, final de março, quando planejava sua última visita a Garanhuns para inaugurar obras no Hospital Dom Moura, visitar as obras da Estação de Tratamento Sanitário da Compesa, a estrada do Distrito de São Pedro e o terreno do futuro Hospital Mestre Dominguinhos, quando Izaías em uma entrevista a uma rádio da capital, revoltou-se com o governador. Izaías reclamava não ter sido convidado, mas naquela ocasião os convites ainda nem haviam sido distribuídos para ninguém. Era o calor de uma campanha política que se iniciava, e o prefeito se precipitou e não soube diferenciar palanque e administração. Foi para Brasília, e menosprezou a vinda de Eduardo, que nunca respondeu ao prefeito.

Na época, Izaías havia escolhido apenas um adversário em suas entrevistas, o vereador Sivaldo Albino, que faz uma oposição ferrenha, acusando constantemente irregularidades no governo municipal. Sivaldo foi o primeiro candidato a vereador do lado de Silvino a anunciar apoio a Izaías. O rompimento aconteceu antes mesmo de iniciar o governo. De lá pra cá, farpas de ambos os lados.

Iniciada a campanha eleitoral este ano, o prefeito aumentou as críticas públicas aos adversários, e chegou às lideranças da Frente Popular de Pernambuco. Disse que Paulo Câmara não tinha personalidade para ser governador e que era um laranja de Eduardo, e mandou o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, cuidar da capital, que estava abandonada, escura e cheia de buracos. No mínimo um debate ético que poderia ser evitado, um prefeito criticar a administração de outro. Ninguém respondeu a Izaías, que continuou a tecer acusações durante todo o período, assumindo a linha de frente da campanha de Armando Monteiro.

Em uma gravação não autorizada, mas amplamente compartilhada nas mídias sociais, Izaías falou dos prefeitos dos últimos 30 anos de Garanhuns, que segundo ele, só entraram na prefeitura pra roubar. No mesmo áudio, falou também de Sivaldo Albino e o empresário Álvaro Fernandes, inclusive insinuando que colocaria uma fiscalização em sua empresa, devido estar criticando nas rádios os investimentos nas lâmpadas de Led em Garanhuns. Ivo Amaral respondeu educadamente, Luís Carlos não se pronunciou publicamente, e Bartolomeu foi mais enfático, dando a primeira resposta mais forte a Izaías, chamando-o de "homem sem palavra, mentiroso e perseguidor". Aliado de Izaías, Silvino relevou,  e José Inácio Rodrigues, infelizmente, não está mais vivo para responder. Luís Carlos pediu votos para Izaías em sua última campanha para deputado e aparenta mágoa pela forma como o atual prefeito se refere a ele em suas falas públicas. Izaías foi o deputado de Luís Carlos durante sete anos. e apoiou sua reeleição.

Izaías já havia feito críticas públicas também, em várias oportunidades, a Rosa Quidute, sua vice-prefeita, que havia colocado seu nome como pré-candidata a deputada estadual. O tom de Izaías para Rosa foi de menosprezo. Aconteceu o rompimento e Izaías já anunciou que seu futuro candidato a vice sairá dentre os vereadores do município. Comenta-se que até o final da gestão o prefeito, mesmo que viaje, não vai mais se licenciar do cargo. Outro que rompeu e lançou sua candidatura a deputado foi Gersinho Filho, que em seus discursos na campanha de deputado dizia que Garanhuns não tem dono, referindo-se ao prefeito.

Na Rádio Jornal, recentemente, Izaías colocou mais gente no fogo. Criticou a Rádio Marano que não vai ver as obras da prefeitura próximas à emissora. Chamou Paulo Camelo e Givaldo Calado de "eternos", por permanecerem na política, sem conseguirem se eleger. Menosprezou a Dra. Claudomira, a quem classificou de coitadinha e bichinha. Izaías acha que estariam induzindo a advogada a assumir uma candidatura a prefeita, devido seus oito mil votos na cidade, e sob sua ótica, a advogada não tem condições. Referindo-se ao comerciante Ivan Gomes Jr., o prefeito disse que ele entende zero de política e que deveria continuar vendendo seus "ternozinhos".

A linha é muito tênue entre a brincadeira e a crítica pesada a estas pessoas. Pela forma como encararam, ninguém levou na esportiva. Ao afirmar que se tratam de brincadeiras, o prefeito tenta amenizar o forte teor de suas declarações. De certo, o prefeito tem cada vez mais ficado à vontade em entrevistas para fazer críticas severas a adversários. O tom de suas falas nos eventos também se elevou.

Pra terminar, Izaías falou esta semana, em entrevista ao Portal Agreste Agora, que o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz, é um homem de muitos processos na justiça e que sua família não tem do que viver fora da política. O contexto desta acusação foi a pergunta da jornalista Ezandra Ribeiro sobre as investigações quanto aos shows da Aciagam, com recursos federais. Segundo Izaías, Sampainho, filho de Zé da Luz, foi o único a denunciar o esquema de desvio de verbas destes eventos na região. O prefeito se defende afirmando que não tinha mais o controle da instituição, e que todos os eventos foram fiscalizados pelo Ministério do Turismo, que repassava as verbas. Alegando não haver irregularidades.

Assim como a declaração sobre os prefeitos, o primeiro torpedo veio do próprio Izaías, gerando uma reação. A resposta agora veio mais dura que todas as anteriores. Zé da Luz reconheceu que tem processos, e diz que foram devido ao recolhimento do INSS, pois preferiu pagar os servidores da prefeitura, e que a dívida poderia ser negociada. E aí voltou sua artilharia contra Izaías, afirmando que ele deve o favor de ter sido eleito deputado graças a Caetés, que lhe deu quatro mil votos. Zé da Luz ainda colocou em dúvida "a fortuna" do prefeito: "Como é que uma sapataria tem um lucro tão fabuloso?”. - Tudo isto está no Portal Agreste Agora, copiada por blogs na cidade.

Duro na resposta, Zé da Luz disse que o nervosismo do prefeito se deve à derrota do candidato dele, Armando Monteiro, e que Izaías vai ter que levar óleo de peroba quando for tratar com Paulo Câmara, quem, segundo o ex-prefeito de Caetés, já sabe quem é Izaías. - Palavras do ex-prefeito, extraídas de sua entrevista no Portal Agreste Agora, que traz acusações ainda mais fortes.

O nível parece o da campanha presidencial.

O filho de Zé da Luz, Sampainho, também faz acusações, mas vamos deixar que vocês acessem o Portal Agreste Agora, e conheçam o bom trabalho que está sendo feito por esta equipe de jornalistas. Este paradoxo de Izaías foi descrito pela própria jornalista Ezandra Ribeiro, ao apresentar o conteúdo da reportagem, quando, com sua palavras registra: ..."Em alguns momentos do diálogo, o prefeito adota o estilo da humildade. Mas em outros, traz para a conversa um tom mais arrogante e de superioridade."

E olha que só falei a parte mais leve, pois Zé da Luz, chamou Izaías de prefeito moleque e mau-caráter.

AGRESTE AGORA: 

Garanhuenses eleitos para o Conselho Regional de Administração

Na última quarta-feira, dia 15 de outubro, foram realizadas as eleições, a nível nacional, para os novos membros que irão compor o Conselho Regional de Administração. Participaram do pleito todos os profissionais da Administração, devidamente registrados no CRA.

Em Pernambuco concorreram três chapas. O resultado da eleição apontou que a Chapa 1, com mais de 900 votos, foi vitoriosa, reelegendo o professor José Carlos Gomes Sousa, e sua suplente, a administradora Ana Lúcia Teles.

“Essa expressiva votação da chapa 1, com 78,45% dos votos válidos no Conselho Regional é extremamente significativa e demonstra a confiança de todos nos candidatos apresentados. Assegura-se assim, a força da AESGA/FAGA, onde através do seu corpo acadêmico vem provando a sua capacidade para formar líderes e contribuir com os avanços de sua missão no fortalecimento do desenvolvimento sócio econômico do Estado”, destacou o vitorioso professor José Carlos.

ASCOM AESGA

V GERES debate Rede de Assistência Psicossocial‏‎‏



A V Gerência Regional de Saúde realizou o I Seminário Fortalecendo a RAPS (Rede de Assistência Psicossocial), com o tema "Cuidando do Sujeito em sua Singularidade ". O encontro aconteceu nestas quinta e sexta-feira (16 e 17/10), com palestras, oficinas, discussões dos casos clínicos e debates, principalmente sobre usuários de álcool e drogas. O seminário aconteceu no auditório da Funasa, em Garanhuns.

O evento de abertura contou com a participação de secretários de saúde da regional, as referências técnicas dos municípios Wanessa Alessandra, Emanuela Lins e Maria Clara Miranda. Representando o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde, estiveram participando, a referência estadual Márcia Gonçalves Neto - da GASAM - Gerência de Atenção à Saúde Mental, e o Dr. Gustavo Arribas (Psiquiatra da GASAM).

O encontro contou com representantes de diversas instituições que de alguma forma já trabalham esta temática: Mãe Coruja Pernambucana, Saúde Indígena, RAPS, Rede Cegonha, APS (ESFs/NASFs/PSE) e demais profissionais da rede de atenção das Secretarias de Saúde dos Municípios.

O Gestor Regional de Saúde, Dr. Luiz Melo presidiu a mesa de abertura dos trabalhos, sendo parabenizado por Márcia Neto: "A V GERES está fazendo história, é a primeira vez que podemos nos reunir, em torno de um seminário, para discutir a problemática e buscar soluções no conjunto dos profissionais da Rede de Assistência Psicossocial".

"Nosso colegiado de Saúde Mental da V Geres vem desenvolvendo ações no sentido de implementar e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial. Este encontro visa fortalecer as ações e os atores, para que a rede possa ganhar maior e melhor estrutura de trabalho" - afirma Luiz Melo.

O evento de Garanhuns ganhou destaque no site da Secretaria Estadual de Saúde, e repercutiu em outras regionais, que demonstraram o interesse em ampliar o debate para outras regiões do estado.

O Seminário foi uma realização da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, em parceria com a V GERES e o Hospital Regional Dom Moura.

DIRETO DE BRASÍLIA: Sindicalista garanhuense escreve desencanto com o PT e declara voto em Aécio



Meu nome é Carlos, sou pernambucano de Garanhuns e estou morando em  Brasília faz 23 anos.

Estou um tanto desiludido com a política. Achei que ficar quieto no meu canto era o melhor a fazer. Mas, lembrando do pensamento de Bertolt Brecht que diz: " O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos." Resolvi então que é melhor ter uma posição impopular do que ficar calado. 

Já votei no PT. Acreditei e tive esperanças. Usei a sua estrela quando era um ato de coragem. Só trazia problemas, intranquilidades divisões e perseguição para minha vida social. Fiquei contra muitas pessoas queridas de minha família, de minha igreja e de minha comunidade. Recebi até ameaças. 

Eu era dirigente do Sindicato dos Bancários de Garanhuns, e era movido pela convicção de que estava no caminho certo. Tinha muito orgulho de ostentar aquele símbolo. E achava que qualquer desconforto pessoal valeria a pena por uma causa maior. O PT assume o poder. Começa traindo sua militância sua base e seus princípios aliando-se a tudo que há de mais atrasado e corrupto na política do Nacional. Uma incoerência total. Jogaram seus princípios no lixo. Depois começam os escândalos, que se sucedem numa velocidade "jamais vista na história desse país". Vimos com tristeza que nossa luta, nossa crença num partido diferente, coerente e honesto estava manchada de lama. Infelizmente o encanto terminou.

Ainda hoje fico triste quando ouço dizerem: "mas, os outros também roubam". Essa não era nossa bandeira nem nosso princípio. 

Hoje a estrela virou uma grife. Uma marca chique massificada pelo marketing e não mais pela luta. Usadas por pessoas comuns que não conhecem a história do partido e por corruptos e pessoas que defendem, que para atingir seus objetivos vale tudo. A estrela que era antes respeitada até mesmo pelos adversários, não tem mais o respeito da maioria de nossa sociedade. Vi aqui em Brasília nos protestos de rua, militantes do PT serem expulsos do movimento por usarem seu símbolo. Ele não é mais bem vindo nos movimentos autênticos e espontâneos da sociedade. 

No seio do partido prevaleceu a máxima "rouba mais faz" trazida por Paulo Maluf para dentro do PT. 

E agora para completar este ciclo perverso e nefasto, tentam implantar no Brasil uma DITADURA BRANCA. Essa é a pior das ditaduras, pois instala-se sorrateiramente dentro da democracia e vai demolindo as liberdades lentamente. Como uma aranha que lança suas teias sobre a mosca e quando ela menos espera está totalmente dominada, presa incapaz de defender-se. Já lançaram suas teias no congresso, nos ministérios e secretarias, nas estatais, nas organizações e movimentos sociais pela cooptação e em grande parte da imprensa. É o maior aparelhamento partidário já visto. Tentam calar e sufocar o judiciário, como pretenderam fazer no caso do mensalão. E só não conseguiram por causa da coragem e ousadia de alguns Magistrados do STF. 

Os órgãos de comunicação estão sendo pressionados e intimidados. Tentam mudar as leis que regem esse setor, no sentido de criar uma censura descarada, proibindo a imprensa de denunciar os escândalos que se sucedem num volume assustador. 

A outra teia que lançam é a tentativa de enganar os incautos através de favores e benesses paternalistas - condenados pelo PT no passado - como "bolsas e cestas" planos de assistência que deveriam ser uma política de estado e não do governo, que as usa como moeda de troca as vésperas das eleições. É o coronelismo tão condenado e criticado por Lula, que antes era praticado regionalmente, mas agora é feito em nível nacional - o coronel do Brasil - 

E tem ainda a teia do medo, pregam contra seu adversário a volta da "idade das trevas" - Querem mesmo se perpetuar no poder - E isso sim é o que devemos temer de verdade. Nada mais assustador que um governo autoritário e perpetuo seja de direita ou de esquerda. Querem transformar o Brasil numa Bolívia, Venezuela ou na tão "amada" Cuba dos companheiros. 

Não era esse o Brasil que eu queria quando votei no PT. Não era essa a conduta que eu esperava do partido quando votei no PT. Não acredito que o Aécio seja o suprassumo da política nacional nem o salvador da pátria. Mas, na atual conjuntura é o nome que temos para estabelecermos o fim dessa ditadura branca e trazermos a volta da alternância de poder e o equilíbrio de forças - governo X oposição - que é a pedra fundamental de uma verdadeira democracia. Além do que, em 4 anos caso seja necessário poderemos através do voto tira-lo do poder. 

Sem contar que essa seria uma bela oportunidade para mostrarmos ao PT o quanto ele se desviou de seus princípios. Terão alguns anos, na oposição, para repensarem seus valores. Infelizmente, votar no PT hoje é o mesmo que dizer que eles estão certos em sua conduta moral e ética. É dar um cheque em branco para que eles continuem fazendo seus "mal feitos".

Por uma oposição forte e ativa!
Por um país livre e democrático!
Pelo equilíbrio de forças no poder!
Pelo fim de uma DITADURA BRANCA!

Eu voto AÉCIO!

Brasília 17 de outubro de 2014!

Carlão - Carlos Everaldo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.