quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Projeto São Francisco inicia testes de bombeamento no Eixo Leste




O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, vistoriaram na última quarta-feira (22), em Floresta (PE), as estruturas que fazem parte da Estação de Bombeamento (EBV-1) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Na última segunda-feira, 13, foram iniciados os testes de bombeamento da EBV-1, cumprindo o cronograma oficial de andamento das obras. Até o final deste ano, a Meta 1 Leste estará em pré-operação, o que significa que os sistemas,os equipamentos e as estruturas estão em preparação para a futura operação comercial.

“É uma obra que tem muita simbologia e uma importância grande para os Estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. É uma obra complexa, de grande magnitude, mas que o governo federal está fazendo”, disse o ministro Teixeira. “Essa obra avançou bastante e para nós é uma felicidade ver esse primeiro teste de bombeamento e um trecho de 15 quilômetros de canais com água”, afirmou a ministra Miriam.

Durante os testes de bombeamento é realizada sequência de ajustes entre os vários equipamentos que compõe a Estação de Bombeamento. A EBV – 1, em Floresta (PE), possui dois conjuntos de motobombas instalados – sendo que cada bomba pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares. Além desses equipamentos, oministério também realiza a interação entre os quadros de corrente de energia, softstarter (controle de corrente de energia dos motores), motores, bombas e válvulas.

Os ajustes são necessários para calibração do sistema, visando a alcançar a melhor eficiência do conjunto de motobombas. Os testes na EBV-1 prosseguem até o fim do ano e envolvem o bombeamento da água do lago de Itaparica até a o reservatório Areias, situados no município pernambucano de Floresta.

Enchimento dos canais – A fase de testes de bombeamento ocorre após a abertura das ensecadeiras (barramento), que permitiu a entrada da água do rio São Francisco em cada um dos canais de aproximação, dos Eixos Leste e Norte, do empreendimento. O processo, iniciado em agosto, representa a primeira etapa de pré-operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Estações de Bombeamento – As EBs são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui seis elevatórias no Eixo Leste e três estações no Eixo Norte.

Ao todo, as estruturas do Eixo Leste vão elevar a água em 300 metros acima do nível médio do lago de Itaparica até o ponto mais alto do canal - altura que pode ser comparada a um edifício de 100 andares. No Eixo Norte, a água será elevada, aproximadamente, 181 metros acima do nível do rio São Francisco – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares.

Sobre o projeto - As obras do projeto deverão ser concluídas, em sua totalidade, até dezembro de 2015. O empreendimento apresenta 66,1% de execução física. Atualmente 11.493 trabalhadores atuam em sua construção. São 4.101 máquinas em operação ao longo dos 477 km de extensão das obras. Até junho de 2015 deverão estar concluídas as obras até o reservatório Jati (CE) no Eixo Norte, e até o reservatório Moxotó (PE) no Eixo Leste, que totalizam quase 300 km.

Hoje é dia de forró no Terraço em Garanhuns!


HUMBERTO COSTA: Pernambuco virou um marco para todo o País.



Coordenador da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, o senador Humberto Costa, disse hoje que o Estado deu exemplo de “democracia e mobilização para todo o País”, ontem, nos atos que contaram com a presença do ex-presidente Lula e da presidente Dilma. Ao todo, mais de 120 mil pessoas, segundo a organização, participaram de eventos em Petrolina, no Sertão, em Goiana, na Zona da Mata e no Recife.

Segundo o petista, os eventos foram um marco para campanha nesta reta final. “Até a gente mesmo, que está acostumado com manifestações políticas, se encantou com as atividades que levaram milhares de pessoas às ruas do Sertão ao Cais”, afirmou.

Humberto disse ainda é que a expectativa é de crescimento da campanha nestes últimos dias. “O que a gente tem visto é que a campanha de Dilma tem crescido em Pernambuco e em todo o Brasil. As pessoas estão engajadas e trabalhando no convencimento voto a voto porque sabemos que o que está em jogo é tudo o que conquistamos nos últimos 12 anos”, afirmou o petista.

Menosprezo de Armando Monteiro incentivou prefeita de Arcoverde

Em alta com a chapa da Frente Popular depois da grande vitória em Arcoverde, a prefeita Madalena Brito (foto), fez uma grande carreata no final da tarde de ontem (21), em defesa do nome de Aécio Neves para Presidente com presenças de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho. 

Ao final, em contato com a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, a Prefeita disse que o que mais lhe motivou para a eleição deste ano teria sido uma palavra do senador Armando Monteiro. 

Perguntado por um repórter sobre o apoio da gestora da Terra do Cardeal aos candidatos de Eduardo, Armando teria respondido: “Nem percebi que saiu ninguém. Em Arcoverde quem tem voto é Zeca e Julio”. 

Madalena disse que a afirmação lhe deu mais força para alcançar a vitória em sua terra. 
(Blog Anchieta Santos)
.
AGORA COMIGO: Armando acertou na força de Zeca e Júlio, ambos eleitos deputados, federal e estadual, respectivamente, mas errou na de Madalena, que fez de Paulo Câmara o mais votado em Arcoverde. Lembrando que a prefeita é filiada ao PTB de Armando, que não conseguiu protagonizar o apoio a Dilma neste segundo turno em Pernambuco. Era pra Armando ter tomado a iniciativa, mas viu o partido dividido entre Aécio e Dilma e perdeu força na coligação de apoio à reeleição à presidente no estado.

Nem em Garanhuns Armando conseguiu impulsionar a campanha no segundo turno e a campanha de Dilma acabou sendo feita por lideranças ligadas ao PT e principalmente pela militância. Nem o prefeito Izaías deu continuidade à campanha de Dilma em Garanhuns, ficando restrita praticamente às pessoas ligadas à administração municipal. 

Sabe-se que Dilma ganha na cidade, pela força do governo, e do conterrâneo Lula, mas quem vê os adesivos e a movimentação acha que Aécio é o preferido da população.

A vitória de Dilma em Garanhuns será desta militância. 

ELEIÇÕES 2014: Frases óbvias de Dilma e Marina

Ganhou repercussão uma frase óbvia de Dilma em seu discurso em Pernambuco, quando prometeu não discriminar o estado se for reconduzida à Presidência da República. De tão óbvia, fica a impressão que se pensou nisso então. 

Dá pra imaginar que ela afirmaria que iria discriminar? "Pernambucanos, caso seja eleita, vou discriminar o estado por conta de divergências políticas!". Claro que não.

A frase lembra a dita por Marina Silva que afirmou que se fosse eleita iria governar com os bons políticos. No debate, Aécio Neves retrucou dizendo que nunca viu algum candidato dizendo que iria governar com os maus.

Reafirmar uma questão tão óbvia reflete que ao menos se levantou a hipótese, e por isto é necessário a reforçar a mensagem Este pensamento pode ser próprio ou para contradizer uma oposição. 

No caso de Marina, ela quis dizer que Aécio e Dilma estavam ao lado de maus políticos, o que Eduardo chamava da velha política. Principalmente o PT e Dilma com Sarney, Renan, Collor, etc.

No caso de Dilma, ela desconstroi um receio de que pudesse discriminar Pernambuco por conta da rebeldia de Eduardo Campos. Aliás, o ex-governador já reclamava a diminuição de repasses federais para o estado, relembrado pela agora deputada oposionista Priscila Krause.

A frase é óbvia, mas ser proferida gera dividendos eleitorais sobre aqueles que tinham este receio.

Garanhuns Garden Shopping inaugura estande de vendas



ATUALIZANDO
O texto que vocês veem abaixo é de 22 de outubro de 2014, um convite para a inauguração do stand de vendas do Garanhuns Garden Shopping. Na verdade, a história do Shopping de Garanhuns já tem uns dez anos e nada. A Tenco com seu Garden já pegou a segunda geração do projeto, que infelizmente nunca saiu do papel.

Por algum motivo, esta postagem foi revisitada, compartilhada, e voltou a ser uma das mais lidas do blog nas últimas semanas:

Garanhuns Garden Shopping inaugura estande de vendas

O empreendimento Garanhuns Garden Shopping, através da Tenco, estará inaugurando na sexta-feira, 31 de outubro, o seu estande de vendas, no próprio local, às margens da BR-423, em frente à AABB e a Monte Sinai Veículos.

Recebemos um convite para um café às 10h da manhã, e claro, estaremos presentes. As lojas já estão sendo comercializadas.

A expectativa regional é pelo início da construção. (22/10/2014)

SINSEMUG tem eleições sexta-feira. Confira a relação dos novos membros do sindicato!

Florêncio é candidato à reeleição
Na próxima sexta-feira, 24 de outubro, acontece a eleição para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e seus respectivos Suplentes, do SINSEMUG/REGIONAL, para o Quinquênio 2014/2019. Trata-se do Sindicato dos Servidores Municipais.

A eleição terá chapa única, segundo o atual presidente e candidato à reeleição, Luciano Florêncio. Confira a formação da nova mesa diretora e demais membros:

Chapa a Luta Continua!

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Luciano Albuquerque Florêncio
Vice-Presidente: René Aparecido Dantas de Oliveira
Secretário Geral: Adilson Salustiano de Araújo
Secretário Geral Adjunto: Lincoln Matias da silva Cardoso
Diretor Financeiro: Marcos A. de Andrade Costa
Diretor Adjunto Financeiro: Lamartine Peixoto Melo Junior
Diretor de Esportes, Lazer e Culturais: Ivanise Bezerra de Lima
Diretor de Assunto de Adm. Indireta: Irene Amara da Silva

Conselho Fiscal:

1º Efetivo: Sandra Erinalda Siqueira Barbosa
2º Efetivo: Rubem Nascimento Rocha
3º Efetivo: José Roque da Silva
1º Suplente: Rodrigo de Assis de Araújo Maciel
2º Suplente: Roseane Torres Alves
3º Suplente: Maria de Lourdes Silva

Delegados Junto aos Órgãos Superiores:

José Jorge da Silva, José Fernando de Melo, Marcos Antônio de Andrade Costa, Luciano Albuquerque Florêncio, René Aparecido Dantas de Oliveira, Adilson Salustiano de Araújo.

DATAFOLHA: Números se mantém. Melhor para Dilma.




Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira, 22, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente do candidato do PSDB, Aécio Neves, mas em situação de empate técnico. Em votos válidos, Dilma manteve os 52% do levantamento divulgado na segunda-feira, 20, e Aécio, 48%.

Em votos totais, Dilma oscilou de 46% para 47% e Aécio manteve 43%. Brancos e nulos oscilaram de 5% para 6% e indecisos foram de 6% para 4%.

A pesquisa mostra também que 82% dos eleitores de Dilma acreditam que ela será reeleita no domingo. No grupo dos que votam em Aécio, 78% acham que o vencedor do pleito será ele.

A pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, ouviu 4.355 eleitores nesta terça-feira, 21, em 256 municípios de todo o País. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%.

Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01160/2014.

RODRIGO YANADA: Morre professor da Universidade Rural - UAGaranhuns



Comunicamos, com pesar, o falecimento do professor da UAG/UFRPE, Rodrigo Yanaka, do curso de Medicina Veterinária.

O docente vinha travando uma árdua luta contra um câncer, e estava em tratamento em São Paulo.



Raul Henry em Garanhuns nesta quarta-feira



O vice-governador eleito, Raul Henry (PMDB), está em Garanhuns nesta quarta-feira, onde fará visitas e concederá entrevistas a rádios da cidade. O companheiro de Paulo Câmara no governo de Pernambuco estará agora pela manhã na Rádio Jornal.

Henry também caminha pelo centro da cidade junto com socialistas e amigos, agradecendo o apoio na jornada eleitoral, onde teve presença marcante no Agreste ao lado de João Campos, filho de Eduardo, e pedindo votos para Aécio Neves, candidato abraçado pela Frente Popular de Pernambuco neste segundo turno da eleição presidencial.

Às 12:00h, Raul estará na Rádio Marano, com Marcelo Jorge.

Prefeitura realiza concurso para atender Ministério Público, mas reduz vagas!


Foi realizada, na tarde desta terça-feira (21), na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Garanhuns, uma reunião para discutir a realização do concurso público do município. Participaram do momento o prefeito Izaías Régis Neto, o procurador-adjunto, Lucicláudio Góis, o secretário de Administração, Alfredo de Góis, a presidente da Comissão do Concurso, Norma Valdéria, juntamente com o 2º promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Dr. Domingos Sávio Pereira Agra. 

DEFINIÇÃO DE PRAZOS

Na ocasião, alguns prazos foram estipulados. Quanto à realização, ficou definido que o Governo Municipal terá um período de 30 dias para a contratação da empresa realizadora. Em relação ao tempo para a divulgação do edital, mais 30 dias. O período de inscrição também terá mais 30 dias. As provas devem acontecer até 60 dias após o encerramento das inscrições. 

A seleção vai ofertar 127 vagas em áreas diversas. O concurso terá validade de dois anos, após a homologação, prorrogável por mais dois anos.

SECOM GARANHUNS
.
AGORA COMIGO: A prefeitura arrastou o quanto pode para não realizar o concurso público e agora precisou se comprometer a cumprir prazos diante do Ministério Público. Seria para agora a publicação do edital, mas o que se viu foi um novo prolongamento dos prazos, já tão debatidos com o próprio MP.

E pior, o número de vagas ficou muito abaixo do que se falava. No início eram 600 vagas, depois baixou para 400, mas agora é anunciado pela própria assessoria da prefeitura que serão disponibilizadas 127 vagas. Isto mesmo, Garanhuns vai abrir concurso público para apenas 127 vagas. Incrível. Comparando com outros municípios. Tamandaré e Palmares abriram inscrições para seus concursos. A primeira oferece 275 vagas e a segunda tem 355 lugares para serem ocupados por efetivos. É claro que cada município tem uma realidade diferente, mas pela repercussão já na noite desta terça-feira quando a notícia foi divulgada, as pessoas não gostaram de saber do número resumido de vagas no certame da Cidade das Flores.

Atualmente Garanhuns tem mais de 1200 contratados.

Dá pra perceber que o concurso só vai acontecer para cumprir a exigência da justiça. A conclusão é que não vão tirar tantos apadrinhados para colocar gente que tenha passado em um concurso, por mérito. E pronto!

A história é a mesma de sempre, embora tenha se prometido ser diferente. Constata-se, vendo os demais blogs da cidade, que a crítica é quase generalizada.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.