quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Governo recebe trabalhadores da construção da Refinaria Abreu e Lima‏

O secretário-executivo de Planejamento e Gestão da Casa Civil, Ivan Rodrigues, recebeu, na manhã desta quarta-feira (19/11), uma comissão composta por integrantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada no Estado de Pernambuco e de uma das empresas que mantêm contratos com a Petrobras. 

Na ocasião, os representantes da categoria relataram que, desde o início de setembro, os trabalhadores demitidos não tiveram suas rescisões pagas pela empreiteira, e aqueles que ainda permanecem no canteiro de obras não vêm recebendo salários nem vale refeição.

No encontro, o secretário afirmou que o Estado não poupará esforços na mediação do conflito e que, a partir de agora, além de um contato permanente com os representantes do sindicato, irá acionar outros entes do Governo que possam ajudar na solução do problema. "Vamos escutar todas as partes, afinal, não podemos é deixar que o Complexo Industrial e Portuário de Suape seja prejudicado", afirmou Ivan Rodrigues.

Ciclo de Palestras da UPE Garanhuns debate Consciência Negra, História e Interdisplinaridade‏


Como forma de comemorar a Semana da Consciência Negra, trabalhando o tema com os universitários, a UPE Campus Garanhuns, recebeu o professor Vagner Dijagó, natural de Guiné Bissau, Mestre em sociologia pela UFAL e doutorando em Antropologia na UFPE, que ministrou palestra na noite da sexta-feira (07/11), juntamente com a professora Magdalena Almeida, que se deslocou da capital pernambucana para interagir com os estudantes. O evento fez parte do I Ciclo de Palestras "História e Interdisciplinaridade", promovido pelo curso de História da UPE, coordenação de extensão da universidade e o Núcleo de Estudos Brasil/África, também da UPE, coordenado pela professora Silvânia Núbia.

O encontro realizado no auditório da Codeam, também foi preparatório para a oferta do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Culturas Africanas e Indígenas, que está sendo organizado pela UPE Garanhuns.

As palestras apresentadas foram: “Guiné Bissau: da democracia revolucionária à democracia liberal”, e “Letras de canções como manifestação literária no samba de coco em Pernambuco”, dos professores Vagner Dijagó e Magdalena Almeida, respectivamente. A abertura dos trabalhos ficou a cargo do coordenador do Curso de Licenciatura em História do campus da UPE em Garanhuns, o professor Ricardo Bezerra. Estiveram também presentes as professoras Maria Giseuda de Barros Machado e Silvânia Núbia Chagas, e o professor e antropólogo José Roberto de Melo Ferreira.

Os Ciclos de Palestras tiveram início em agosto, possibilitando a construção de um espaço de discussão e debate.

Assembleia entrega Medalha Comemorativa aos 25 anos da Constituição Estadual

Zé Cardoso assinando a nova Constituição Estadual
A Assembleia Legislativa entrega, nesta quarta (19 de novembro), à noite, a Medalha Comemorativa em homenagem aos 25 anos da Constituição do Estado, numa Reunião Solene. 

Os agraciados serão os 57 deputados Constituintes de 1989. Além dos parlamentares vivos e “in memoriam”, também recebem a medalha dois funcionários da Casa, um do sexo feminino e outro do sexo masculino, representando os servidores que participaram do processo de elaboração do texto constitucional.

A Medalha desenvolvida especialmente para o evento contém em uma das faces a imagem do Museu Palácio Joaquim Nabuco e a inscrição “Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco 1989 – 2014”. 

No outro lado, em alto relevo, aparece o momento em que a Constituição foi promulgada, com a inscrição “Medalha Comemorativa dos 25 anos da Constituição do Estado de Pernambuco”. 

Dentre os agraciados, os ex-deputados Ivo Amaral e José Cardoso (In Memorian)

Ivo Amaral, em momento de descontração com Eduardo
A Carta Magna do Estado foi promulgada um ano após a aprovação da Constituição Brasileira de 1988, numa sessão histórica com a presença de diversas personalidades políticas e autoridades, incluindo parlamentares constituintes de 1946 - data de promulgação da Constituição anterior. 

A elaboração do texto constitucional foi um trabalho intenso, que envolveu deputados, juristas, funcionários e a sociedade civil.

Mais de duas décadas depois, o documento original recebeu alterações e se encontra atualizado. De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, a Casa prestou um excelente serviço à sociedade quando fez uma revisão em todo o texto, pois existiam leis que ainda dependiam de normas complementares e outras que já tinham sido revogadas. 

Site da Assembleia Legislativa de Pernambuco (F.N/V.B)

Haroldo requer novo CRAS para bairro de Manoel Chéu em Garanhuns‏

O vereador do PROS, Haroldo Vicente, através da indicação Nº 441/2014, apresentada e aprovada na Câmara Municipal de Garanhuns, solicitou ao Governo Municipal por meio do Governo Federal à construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na comunidade de Manoel Chéu, em Garanhuns.

O parlamentar destaca que os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS são a porta de entrada para os serviços de proteção social de famílias e indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social, causada pela pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, de relacionamento familiar ou comunitário, e de pertencimento social.

Nos CRAS as pessoas têm suas necessidades e potencialidades identificadas, e são encaminhadas para a rede de serviços socioassistenciais, como os serviços de educação, saúde, obtenção de documentos e outros. Recebem atenção especial as pessoas com deficiência e idosas, principalmente aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada - BPC.

“Acredito que a maior iniciativa de um Governo é demonstrar preocupação social. Nós enquanto agentes públicos, devemos nos pautar em promover as pessoas, devemos ter como foco principal a inclusão de todos na sociedade, que todos tenham suas dignidades respeitadas, com voz e vez”, enfatizou o vereador Haroldo Vicente.

E agora? CPI QUEBRA SIGILOS DO TESOUREIRO DO PT


A gente fica com a impressão de que o escândalo de Petrobras, mesmo com os grandões das empreiteiras presos pela Polícia Federal, ainda está começando, e se em algum momento não acabar em pizza, pode de fato mudar a história do Brasil, como disse a presidente Dilma Rousseff.

Enquanto o governo tenta protelar a CPI Mista no Congresso Federal, embora divulgue na imprensa que mandou investigar tudo, na prática o que se vê é o contrário. Dificultando os esclarecimento dos fatos, aos poucos a imprensa e os órgãos independentes de investigação como a própria Polícia Federal e Ministério Público vão conseguindo provas e avançando naquele que promete ser o maior esquema fraudulento da história do Brasil. E se vinha assim nos últimos 15 anos, que todo mundo responda! É um direito da sociedade brasileira. 

O argumento de que sempre existiu não pode servir para aceitar a corrupção atual. Que se investigue todos e todos paguem por seus desmandos. Corrupção não prescreve e se a presidente tem provas da roubalheira no tempo dos Tucanos, que mande investigar e faça valer a letra da Lei Brasileira. Não adianta só ficar dizendo que no passado se roubava mais, se não for feito nada.

Enquanto isso, sob protestos de parlamentares do PT e de outros integrantes da base aliada, a CPI mista da Petrobras aprovou nesta terça-feira (18) um pedido para quebrar os sigilos bancário, fiscal e telefônico do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Ele foi acusado pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef de cobrar propina de empreiteiras para obras da companhia petrolífera. Estes valores eram repassados para políticos. Os partidos que mais receberam dinheiro deste esquema foram PT, PMDB e PP.

Nomes da oposição, principalmente do PSDB, como Sérgio Guerra, e até Fernando Bezerra e Eduardo Campos foram citados como se tivessem recebido dinheiro para campanha eleitoral. 

Pode ser impressão minha, mas vejo dois tipos de repasses para políticos, um para campanhas eleitorais, como caixa 2, e outro, de forma sistemática, mais "formal e usual" de distribuição do dinheiro desviado a integrantes de partidos da base aliada, e diretamente aos políticos que têm mais influência nos partidos que apoiam o governo.

É isto que a CPI vai querer saber, como funcionava e se o Tesoureiro do PT gerenciava este esquema bilionário.

O pedido de quebra de sigilo foi aprovado por um voto de diferença, 12 voto a favor e 11 contra, e contou com o apoio de integrantes de partidos da base, como PMDB e PDT. O requerimento do líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), prevê a transferência dos sigilos de Vaccari entre 1º de maio de 2005 e 20 de maio deste ano.

Enquanto o Governo vai culpando os Tucanos pela corrupção, é a própria base aliada que está criando as dores de cabeça em Dilma neste momento.

Parece que para governar, o PT vendeu a alma ao diabo, como se diz na gíria!

Gil PM solicita Hospital da Mulher para Garanhuns

Com a intenção de executar políticas públicas direcionadas às mulheres e respeitando seus direitos humanos, sexuais e reprodutivos. O vereador Gil PM (PRB) apresentou requerimento Nº 446/2014, endereçado ao Governo do Estado de Pernambuco e a Secretaria de Saúde Municipal, solicitando a implantação de um Hospital da Mulher em Garanhuns.

O parlamentar ressaltou a relevância de uma obra com o porte do Hospital da Mulher. ¨ Minha preocupação é de dar um atendimento humanizado às mulheres, com ótimos profissionais e equipamentos de última geração¨, afirmou.

Gil PM explica que o Hospital da Mulher contaria com consultórios, pronto-atendimento, centro de parto normal, banco de leite, Centro Cirúrgico, Centro de Imagens, Mamografia, Laboratório de Análises, um Centro de Terapias Integrativas e Complementares e um Centro de Referência em Saúde para mulheres em situação de violência doméstica e sexual, além de enfermarias, farmácia, serviços de nutrição, almoxarifado, necrotério, salas de oficina e manutenção, UTI Neo-natal, UTI Neo-natal médio-risco e UTI Adulto.

Lajedo combate o abuso e a exploração sexual



Membros da Secretaria de Saúde, coordenação da atenção básica, PACS, NASF, CAPS, Hospital Maria da Penha Dourado, Mãe Coruja, Secretaria de Educação e psicólogos do setor, Secretaria de Assistência Social , Conselho Tutelar, Selo UNICEF, Projovem, PETI, CRAS, CREAS, Casa da Juventude e Abrigo, além da Coordenadoria da Mulher, estiveram debatendo nesta terça (18) no Centro de Treinamento pautados no projeto para o combate ao abuso e exploração sexual.

O projeto realizado com as equipes do Centro de Referência de Assistência Social E Centro de Referência Especializado de Assistência Social em outubro deste ano contaram com AS PROFISSIONAIS Vanessa Torres, Natália Cosme, Ana Paula Barros, Eglailza Rodrigues, Eliane Pedrosa, Patrícia Costa e Aially Silva e Paulo Roberto Silva. Diante da demanda de casos de abuso sexual na cidade em diversos setores, estratégias foram idealizadas e apresentadas hoje aos demais setores para colocar em prática.

No momento, além das devidas justificativas que o plano exige, foram estabelecidos itens a serem abordados por cada setor que atinja a sociedade e as vítimas desse mal, mediante penalidades previstas no código penal , assim como garantia de sigilo e encaminhamento após atendimento no registro de cada caso.

Lajedo, através dessa inciativa, se sustenta em políticas públicas que possam ser adquiridas através desse plano em vigência.

Paulo reúne a bancada de Pernambuco em Brasília.

Saúde, recursos hídricos e estradas foram as áreas sugeridas pelo governador eleito Paulo Câmara (PSB) para receber recursos de emendas da bancada federal de Pernambuco ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2015. Paulo se reuniu nesta terça-feira (18.11) à noite, na Câmara dos Deputados, com os parlamentares para apresentar suas prioridades. As sugestões serão avaliadas pelos 25 deputados e três senadores pernambucanos.

As prioridades foram definidas em comum acordo entre o governador João Lyra Neto e o governador eleito, após análise pela equipe de transição dos dois gestores. A apresentação das sugestões foi feita pelo secretário de Planejamento do Estado, Fred Amâncio.

Participaram da reunião, além do vice-governador eleito Raul Henry (PMDB), do senador eleito Fernando Bezerra (PSB) e do secretário estadual da Casa Civil, Luciano Vasquez, os deputados federais Pedro Eugênio (PT, coordenador da bancada), Inocêncio Oliveira (PR), José Chaves (PTB) Luciana Santos (PCdoB), Augusto Coutinho (SDD), Gonzaga Patriota (PSB), Danilo Cabral (PSB), Wolney Queiroz (PDT), Fernando Filho (PSB), João Paulo (PT), Bruno Araújo (PSDB), André de Paula (PSD), Jorge Corte Real (PTB), Silvio Costa (PSC), Roberto Teixeira (PP) e Pastor Vilalba (PP).

Não estavam presentes, mas justificaram as ausências por causa de viagem oficial ao exterior, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e os deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB) e Pastor Eurico (PSB).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.