sábado, 22 de novembro de 2014

Dirceu Moreira e Momento Cultural marcam os 30 Anos da linda história do Colégio Santa Joana D'Arc



PARA O CSJD: Dirceu Moreira veio de São Paulo apresentar palestra em Garanhuns

Estivemos na sexta-feira (21) no Centro Cultural, para conferir a palestra do Mestre Dirceu Moreira, e não decepcionou. De forma simples e humana, o pedagogo usou de sua experiência familiar para falar sobre "Os dez motivos pelos quais não foi um bom pai - A pedagogia do Perdão". Encantou.

Durante dois dias o Centro Cultural lotou, nos dois dias da palestra do renomado conferencista. 

As atividades fazem parte do Momento Cultural do Colégio Santa Joana D'Arc, que este ano comemora 30 anos de serviços dedicados à Educação. O CSJD tem, além do ensino infantil, o ensino fundamental até o 9º ano, e muitas histórias de sucesso de seus alunos. O investimento em trazer o Drº Dirceu Moreira, prova isso. 

LANÇAMENTO DE LIVRO: Com um olhar aguçado na formação dos jovens, o Colégio está lançando um livro com artigos escritos pelos seus estudantes, mas depois a gente se debruça mais sobre este assunto.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS: Neste domingo, 23, na Quadra do SESC, acontece a tão esperada culminância do Momento Cultural, com apresentações dos estudantes. É sempre muito emocionante e revelador descobrir jovens talentos, e principalmente, ver os olhos dos pais, e do público em geral, brilharem vendo as crianças e adolescentes mostrando seus talentos.

Parabéns a Maria Almeida, Júlia Almeida e equipe.




PARA CONFERIR MAIS... Colégio Santa Joana D'Arc



Ivan Rodrigues cobra Izaías a luta pela reabertura da FAMEG

Meu caro Izaias: Sei que algumas questões incomodam, mas sinto-me obrigado a levantá-las. Não tenho nada de pessoal contra você, muito pelo contrário: tenho grande estima pelo garoto comerciário, recém- chegado de sua terra, que em plena ditadura colocava em risco seu emprego para ajudar minha campanha de oposição pelo velho MDB. Você sabe que eu sempre reconheci a sua coragem quando, na época, muitos do que hoje posam de democratas faziam a apologia da ditadura.

Ocorre que você é o supremo mandatário de nossa terra e, por isso mesmo tem responsabilidades inarredáveis em decorrência do exercício a que se propôs no comando político e administrativo de GARANHUNS que, para isso, exige uma visão de futuro compatível com as nossas necessidades e planejamento estratégico dirigido ao Agreste Meridional, uma vez que não somos uma ilha, como as visões estreitas imaginam. 

Cabem, portanto, algumas perguntas pertinentes à questão: Lembra da reunião na Câmara de Vereadores do Recife, em defesa da FAMEG, ocorrido em setembro do ano passado, em que você comunicou que estaria indo a Brasília , na semana seguinte, em companhia do Senador Armando Monteiro, para uma audiência com o ex-Presidente Lula, destinada a reivindicar a autorização da reabertura da Faculdade de Medicina que estaria sendo sabotada por forças não muito ocultas, a despeito de depender de dois Ministérios - Educação e Saúde – comandados pelo partido aliado ao seu PTB?

Até hoje, ninguém teve notícias do resultado dessa audiência apesar de reclamado e, eu mesmo, cobrei de público, através das redes sociais, e não mereci qualquer resposta, nem sua nem do PT de Garanhuns. Excepcione-se, por questão de justiça, o comportamento do nosso amigo Deputado Fernando Ferro que foi exemplar.

O programa “Mais Médicos” deu novas esperanças aos garanhuenses, uma vez que, além da importação de médicos estrangeiros era, como complementação do programa, a formação de novos médicos no Brasil (conforme anunciado pela própria Presidente Dilma, precisávamos formar mais 14.000 novos médicos até 2015) e a interiorização dos novos cursos de medicina, como instrumento de atração para os novos médicos permanecerem em áreas próximas às suas origens.

De repente, meu caro Izaias, será que você soube que no dia 25 de setembro último, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou a autorização de funcionamento de 39 (TRINTA E NOVE) novas escolas de Medicina no Brasil, inclusive uma – sabe onde Izaias ? – em Jaboatão dos Guararapes numa bela demonstração dos objetivos de interiorizaçao (?) do programa. 

Deve ser uma piada, não é Izaias ?

E onde fica a Fameg ?, UMA ESCOLA PRONTA, COM TODOS OS REQUISITOS PREENCHIDOS, LABORATÓRIOS MONTADOS, BIBLIOTECA DE CAUSAR INVEJA A OUTRAS ESCOLAS, CONVÊNIOS HOSPITALARES ASSINADOS, COM DOIS PERÍODOS ESCOLARES JÁ CUMPRIDOS, NOTA 4 (quatro) DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO é preterida por uma em Jaboatão! Dá pra entender ?

E você sabe ainda que esse Ministro declarou à imprensa ( está em todos os jornais !) textualmente: “A abertura de uma faculdade de medicina em Jaboatão dos Guararapes é um esforço que o Governo Federal vem fazendo para INTERIORIZAR as vagas de graduação”? 

Pelo visto, o seu ministro aliado, Izaias, deve ter sido um péssimo estudante de geografia e, como se não bastasse, também portador de péssima visão, desde que bastava olhar em sua volta, avistaria o mar e restaria convencido que estava no litoral e não no interior do Estado. 

Amigo Izaias: Você está legitimado, democrática e institucionalmente, para ser o representante do Município, para falar pelo Município, para protestar pelo Município, para reivindicar para o Município. Apesar de importantes, caro amigo, não são bastantes os calçamentos de ruas, as querelas de vereadores em busca de poder, campinhos de futebol em área nobre para satisfazer projetos ambiciosos de vereador para garantir votos, etc. Impõe-se, sim, os projetos estruturadores que fortalecem a economia, através da geração de postos de trabalho e renda para aumentar a capacidade de compra da população. 

É preciso garimpar e identificar as oportunidades de investimentos, adequados à demanda, a produção de matéria-prima e qualificação de pessoal. Será que você ainda tem alguma dúvida quanto a importância do funcionamento da FAMEG para Garanhuns e toda região do Agreste, como indutora de desenvolvimento?

Reaja amigo, vamos para as ruas lutar por Garanhuns e tenha a certeza que a população estará a seu favor e todos nós estaremos ao seu lado. 

Grande abraço de Ivan Rodrigues

A MORTE DE SEU LUNGA - Um personagem que poderia ter sido criado por Ariano ou Chico Anysio



Zé Lezin, o humorista, em um de seus shows, quando foi contar alguns causos de Seu Lunga, descreveu o sertanejo não como o ignorante, mas como um homem muito inteligente, que não ceitava perguntas imbecis. São clássicas algumas histórias como o conserto do telhado e o leite no chão.

É verdade, junte-se a isto um senso de humor negro. Um homem sertanejo, de quase 90 anos, teve a vivência da roça, sem privilégios da tecnologia, e seu jeito mais conquistava que causava repúdio. O Nordeste se via em Seu Lunga, um personagem pitoresco, que parece sair das histórias de Ariano, Patativa ou Chico Anysio.

Mas cumpriu sua sentença, como nas estórias de João Grilo.

Seu Lunga virou o mote, e uma grande parte do anedotário acabaram lhes sendo atribuídas, mesmo que tivessem acontecido com outras personagens, pois o Nordeste e o interior do país está repleto deste tipo folclórico. Um personagem caricato que existiu em carne e osso.

A MORTE - Mas o original se foi. Joaquim Santos Rodrigues, o "Seu Lunga", morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense. "Seu Lunga" tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo há três dias, em Barbalha, por causa de um câncer de esôfago. O sepultamento será neste domingo(23) no Cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte. Comerciante, poeta e repentista ganhou fama no Nordeste pelos causos que citavam seu mau-humor.

"Seu Lunga" nasceu no dia 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá, na zona rural do município de Caririaçu, na Região do Cariri. Viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré, e com 16 anos foi morar em Juazeiro do Norte.

O apelido, recebeu de uma vizinha que passou a chamá-lo de Calunga que, com o tempo foi reduzido para "Lunga". Casado com dona Carmelita Rodrigues Camilo, era pai de 13 filhos, dos quais, dois morreram. (G1.com)



CORRUPÇÃO NA PETROBRAS é reflexo da corrupção da sociedade?

O Ministro da Justiça do Brasil, Eduardo Cardozo, deu uma declaração preocupante esta semana, disse que no Brasil até síndico de prédio superfatura capacho. E o pior é que está certo. A corrupção no país é endêmica, cultural e em alguns casos até sistêmica. E olha que ele é o Ministro da Justiça, no executivo, autoridade maior sobre o assunto.

Indo mais além, ele lembrou de situações cotidianas onde grande parte da população comete seus pequenos atos de corrupção.

Não podemos, no entanto, tratar como trivial o maior esquema de corrupção descoberto no país, que ultrapassa a casa dos bilhões, e onde os investigados fazem questão de devolver centenas de milhares de reais, como quem devolve um troco dado a mais.

É claro que o esquema é muito grande, já se trabalha com cerca de 70 parlamentares citados como receptores destas propinas. E isto pode paralisar o Congresso Nacional no próximo ano. Imaginem o julgamento disso!

O mais preocupante é saber que o esquema funciona há 15 anos, com nomes indicados por partidos políticos. Há 12 anos no governo do PT, com representantes do PP, PMDB e do próprio PT com gente lá dentro somente para tratar do sistema e da divisão do bolo. Paulo Roberto Costa era o nome do PP, Cerveró do PMDB e Renato Duque o representante petista. Nos desvios são citados também nomes da oposição, como receptores de repasses milionários.

Mais preocupante ainda é saber que nossas instituições demoraram tanto para descobrir. É uma década e meia de desvios, que começou na era FHC e profissionalizou com o PT no comando. 

Não podemos esquecer que a Petrobras é a mais importante empresa nacional, precisaria de um olhar prioritário em sua administração. Lula indicou presidente e a presidente do Conselho da Administração, que era justamente a presidente Dilma, então Ministra de Minas e Energia, que játinha responsabilidade com a empresa pública de petróleo. E depois virou presidente, Dilma colocou sua cara na Petrobras, tirou o presidente do Lula, Sérgio Gabrielli, e colocou a sua, Graça Foster. No mínimo, houve incompetência, se a Polícia Federal não chegar a concluir participação, pois até o momento não tem nada que chegue em Lula e Dilma. Incompetência em vários setores, desde a presidência da empresa, ao Conselho de Administração, ao Ministério, até o Palácio. Ninguém sabia. A investigação foi de fora para dentro, embora se tente mostrar o contrário.

O Tribunal de Contas da União, órgão que poderia identificar estes desvios, ficou somente nas possibilidades, e não aprofundou em tempo hábil para evitar este enorme dano.

Tão preocupante quanto, é saber que pode estar acontecendo a mesma coisa em outras estatais. Se nossas instituições investigativas, internas como o Conselho da Administração e as auditorias, e externos como PF e TCU demoraram tanto para agir, como pensar que não haja mais nada por aí? Deve ter, diante da enormidade da administração pública. E olha que estamos falando somente da questão federal.

A sociedade é corrupta, fazendo uma análise da análise do ministro. Mas é ela quem está pagando um preço alto pela corrupção de alguns. O Ministro diminui o estrago tentando dizer que se trata apenas de um superfaturamento, aliás, hiper, maxi, super, mas esquece de dizer que ele alimentava um esquema político, portanto não era somente o desvio pelo enriquecimento ilícito.

A sociedade precisa acompanhar, e não aceitar apenas os argumentos de que é comum, corriqueiro, e que todos faziam isto no passado. 

Aliás, o título deste post é uma pergunta, não respondida em nosso texto. Tem alguma opinião sobre o assunto?

HINDOSLEM: Banda Austríaca faz show em Garanhuns



A Banda Austríaca Hindoslem que está em turnê pelo Brasil fará show em Garanhuns, neste sábado, 22.

O evento contará também, com shows de bandas locais, que farão um intercâmbio musical, um evento imperdível. Os shows acontecerão neste sábado, dia 22 de Novembro às 20h no Castelo de João Capão, com ingressos antecipados no Crypt Tatoo ao preço de R$ 10,00

É importante prestigiar tais eventos, e reconhecer sua importância como movimento social e cultural, na produção de valores e signos, tão importantes na construção da identidade dos jovens, quanto para a de toda sociedade. 

É a força de Garanhuns consolidado no cenário Rock n' Roll Pernambucano.

Informe da ralização do evento

Galeria Profº Antônio Simão dos Santos Figueira mostra documentos históricos na UPAE Garanhuns‏



A UPAE Garanhuns faz homenagem em seu nome a um grande médico de família tradicional em Garanhuns e em Pernambuco, Dr. Antônio Simão dos Santos Figueira. Embora gostasse de ser chamado de professor, por sua dedicação ao ensino, e também por sua passagem pela Faculdade de
Medicina de Pernambuco, Antônio Figueira foi reconhecido por suas várias atuações em favor da sociedade de sua época, principalmente atuando na saúde.

Para mostrar um pouco desta história, a UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira inaugurou uma galeria com cópias reprográficas de documentos históricos, como seu Diploma de Médico, expedido pela Faculdade Federal do Rio de Janeiro, em 1931. Há também seu registro no CRM, depois Cremepe, com a Inscrição 001/1958-PE. Trata-se da primeira inscrição do Cremepe no estado. Os registros fazem parte do arquivo da família, guardados os originais como verdadeiras relíquias.

Profº Antônio Figueira foi membro correspondente de Institutos Internacionais de Medicina, como a Sociedade Francesa de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria, além de ter recebido homenagens da Comunidade Japonesa no centenário da Imigração. Foi também sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Hematologia. A mostra na galeria é somente uma parte selecionada do que foi encontrado pela coordenação da UPAE a Assessoria de Comunicação da Unidade.

O livro “Antônio Figueira, um médico estadista de Pernambuco”, dos autores Luís Carvalheira de Mendonça e Vírginia Pernambucano de Mello, também serviu de fonte de pesquisa.

"Ficamos felizes em poder mostrar às pessoas que passam pela UPAE, um pouco da história do Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, nosso patrono, principalmente nesta área da saúde, onde estamos
proporcionando atendimento médico de qualidade a pacientes de toda a região, que recebeu seu carinho por tantos anos" - Registra Gustavo Amorim, coordenador geral da UPAE Garanhuns.


Dentre outros importantes registros, podemos destacar:

- Diploma de Ordem de Mérito Médico, concedido pelo Presidente da República do Brasil e o Ministro da Saúde. Publicado no Diário Oficial da União em 12 de Janeiro de 1967.

- Medalha Pernambucana do Mérito, concedida pelo Governador do Estado de Pernambuco, Exmo. Sr. Paulo Guerra, em 25 de Janeiro de 1967.

- Placa alusiva à inauguração do edifício sede da Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, em 19 de Janeiro de 1958, com a presença do Presidente da República, Exmo. Sr. Juscelino Kubitschek.Registre-se que Dr. Antônio Figueira era Diretor da Faculdade.

- Diploma de Mérito Médico conferido pela Fundação de Saúde Amaury de Medeiros, pelos relevantes serviços prestados à saúde de Pernambuco. Registro de 12 de Março de 1975. A antiga FUSAM depois se transformou na Secretaria de Saúde do Estado.

- Diploma que confere Título de Acadêmico Emérito da Academia Pernambucana de Medicina, em 15 de Abril de 1981.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.