quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Futuro Reitor da UPE, Pedro Falcão recebe homenagens em Garanhuns‏

O Professor Pedro Henrique de Barros Falcão, eleito no último mês de setembro para a Reitoria da Universidade de Pernambuco, recebeu uma homenagem de professores e administrativos do Campus Garanhuns, nesta quarta-feira (26), no auditório da instituição, quando dezenas de profissionais registraram o carinho e o reconhecimento ao ex-diretor da unidade.

Severino Bezerra, decano dos professores, fez questão de salientar os avanços significativos que o Campus Garanhuns teve nos últimos anos, sob a direção do futuro reitor, inclusive com a responsabilidade de gerenciar os novos campi em outras cidades do interior do estado. As professoras Silvânia Chagas e Francisca Núbia destacaram as qualidades do administrador, e afirmaram acreditar no sucesso de sua gestão à frente da Universidade.

O servidor Joel Pereira, representando os administrativos da UPE Garanhuns, enfatizou a forma humana e firme da atuação de Pedro Falcão junto aos servidores, incentivando, cobrando, mas sempre um parceiro, acreditando no potencial de cada um e proporcionando sempre o crescimento profissional, através de cursos e outras ações para o benefício pessoal e conjunto do quadro funcional.

Por último, o homenageado lembrou as dificuldades do estudo, vindo de uma realidade humilde, mas com o esforço e o apoio de várias pessoas, explicando aí sua vontade de levar as oportunidades do estudo e da formação profissional para as pessoas. Pedro Falcão afirmou que sua chegada à Reitoria, em janeiro, representa uma conquista de todos ali presentes, mas também uma responsabilidade compartilhada. "Nosso principal objetivo é consolidar os campus e os cursos abertos nos últimos anos, e reestruturar o quadro funcional, de professores e servidores. Os hospitais da Universidade também estão precisando de um olhar especial" - Registrou Prof. Falcão, agradecendo a forma como tem sido tratado por seus colegas.

REVISTA CLASSE A: Pedro Falcão recebe mais um reconhecimento em Garanhuns, neste sábado, na entrega do Prêmio "Empresas que Garanhuns Ama", da Revista Classe A. O futuro Reitor da UPE será agraciado comum troféu como personalidade destaque, por sua brilhante chegada ao almejado e difícil cargo de Reitor da Universidade dos Pernambucanos.

Garanhuns festeja oficialmente o seu Natal Luz

A decoração do Natal de Garanhuns está nos retoques finais e ainda hoje será oficialmente entregue à população. Trata-se do Natal Luz, nome escolhido pela atual administração, que substituiu o Natal dos Sonhos e o Natal Encantado.

Em 2014, sob o “Sonhos de Criança”, os ursinhos ganharam as principais ruas e praças comerciais e turísticas de Garanhuns. A surpresa fica para a iluminação.

Na noite desta quinta-feira (27), no Palácio Celso Galvão. A partir das 20h, o prefeito Izaías, faz a inauguração simbólica, seguido de show pirotécnico. Logo após, o público vai acompanhar a apresentação do grupo Bailart Cia de Dança, com o espetáculo “Um maravilhoso mundo de sonhos”, e a Orquestra Manoel Rabelo.


GARANHUNS: Curso de Compras Governamentais é oferecido à população‏ gratuitamente



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns e a Unidade Garanhuns do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam, a partir da próxima segunda-feira (01), o curso “Compras Governamentais – Fornecedor”. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas na sede da Secretaria, das 8h às 14h, ou no Sebrae Garanhuns, das 8h às 12h ou de 14h às 17h. É necessário o número do CPF para o ato de inscrição.

O curso vai apresentar algumas alternativas interessantes para as micro e as pequenas empresas que desejam saber como começar a criar a relação com o governo. Com a carga horária de 15 horas, o conteúdo foi dividido em cinco encontros, divididos em: Benefícios da Lei Complementar 123/2006 e análise de risco; Inovações jurídicas e empate ficto; Convite; Pregão presencial com cota de 25% e Portais de compras. As aulas acontecerão no Sebrae Garanhuns, sempre a partir das 19h, seguirão até a sexta-feira (05). 

Empreendedores, empresários de micro e pequenos negócios, representantes comerciais, contadores, dirigentes de entidades de classe, gestores de cooperativas e seus associados e profissionais interessados em fornecer produtos e serviços para a administração pública nas esferas federal, estadual, municipal e distrital fazem parte do público-alvo.

Maria Eugênia, da AESGA, tem artigo publicado em Obra do Ministério da Cultura‏



A coordenadora de Programas Sociais da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, Maria Eugênia Alcântara, recebeu na á ultima semana um importante reconhecimento do trabalho realizado no segmento social. Maria Eugênia integra o grupo de autores do livro “Pensando a Gestão Cultural: Reflexões e Práticas nos Contextos Regionais”, resultado da coletânea de artigos selecionados a partir da chamada de trabalhos realizada em 2011, no âmbito do Programa de Capacitação em Projetos Culturais.

A Obra é uma ação da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – SEFIC, do Ministério da Cultura e o seu conteúdo, formado pelos 14 melhores artigos do País, reproduz o caráter reflexivo e de produção de conhecimento sobre as práticas profissionais do Programa durante o seu desenvolvimento.

Em destaque na página 89, Maria Eugênia descreve sobre “Resgate Cultural com participação e inclusão social em comunidades quilombolas do agreste meridional pernambucano”. “A satisfação em ver a qualidade dos nossos funcionários e o seu crescimento e reconhecimento é imensa. Ver uma profissional dedicada como Eugênia ter seu artigo publicado em tão importante obra do Ministério da Cultura é uma honra para a nossa Instituição”, destacou a presidente da AESGA, Giane Lira.

Para a Autora, o momento é de comemoração. “a publicação é uma conquista, pois conseguir ficar entre os 14 artigos escolhidos em nível de Brasil é uma felicidade, não só minha, mas, de todos que estiveram envolvidos, amigos, orientadores e instituições que se integraram ao processo fornecendo o material para a pesquisa”, afirmou Maria Eugênia, acrescentando também que o Artigo publicado também foi destaque na conclusão da sua formação em Pós-graduação em Gestão Pública, que tem a frente da coordenação, a professora Virgínia Spinassé.

Brega e Cachaça para homenagear Reginaldo Rossi



Reginaldo Rossi é Rei na Festa do Brega em Areia - PB

A 15ª edição do Festival da Cachaça e da Rapadura, mais conhecido como 'Bregareia', acontece de 12 a 14 de dezembro este ano na cidade de Areia, no Brejo paraibano. A programação conta com mais de 20 atrações, com o melhor do brega, claro, e homenageia o cantor e compositor Reginaldo Rossi, que morreu em dezembro do ano passado. 

A abertura do evento, no dia 12, será realizada pela banda 'The Rossi', que o acompanhava. A expectativa é de mais de 100 mil pessoas visitando a cidade nos três dias de festa. Este ano também está confirmado a realização da Gincana da Cachaça Artesanal de Alambique, com o título "Beba com moderação", e o Show de Calouros Brega.

Além do repertório de sucessos apresentado pelo grupo que abre a festa homenageando Reginaldo Rossi, o tradicional festival de música brega conta pelo menos 20 outras atrações já confirmadas,:

Agnaldo Timóteo, Baltazar, Adilson Ramos, José Orlando, Gilliard, Carlos Alexandre Jr, Roberto Muller, José Ribeiro, Kamilo Faion e o rei dos cornos Roberto Alexandre.

O município de Areia fica localizado na microrregião do Brejo e possui o maior número de engenhos de aguardente e rapadura da Paraíba. Segundo a prefeitura, Areia tem sua economia voltada para a produção dos produtos derivados da cana-de-açúcar, com 30 engenhos em atividade. G1PB

Quem monta o governo é a presidenta Dilma!

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), refutou nesta quarta-feira (26) qualquer informação de que ele seja o responsável por indicar à presidenta Dilma Rousseff nomes de parlamentares pernambucanos não eleitos para compor o Governo Federal – como vem sendo noticiado pela imprensa do Estado. “Em nenhum momento recebi essa atribuição da presidenta”, assegura. 

Segundo ele, é totalmente inverídica qualquer afirmação ou informação de que alguém no Estado esteja coordenando esse trabalho de indicação de nomes. “Da minha parte não recebi em nenhum momento essa tarefa e jamais faria sem que tivesse a indicação pessoal da presidenta da República”, afirmou. 

De acordo com Humberto, Dilma é a condutora de todo o processo de definição da composição do seu governo. “Isso vale para os cargos de nível ministerial e também para todos os demais cargos de segundo e terceiro escalões”, garante. 

Para o senador, a escolha da presidenta não será pautada por critérios políticos, mas sim técnicos. 

Humberto ressalta que está focado na atuação parlamentar no Senado Federal, onde lidera a bancada do PT - composta por 12 integrantes - e também na defesa dos temas de interesse do governo.

NESTE SÁBADO: Adilson Ramos em Garanhuns, na Noite Classe A de Kitty Lopes

Adílson Ramos volta a Garanhuns neste sábado, 29, e se apresenta às 22h, no Clube AGA, em mais uma edição da Noite Classe A, realização das jornalistas Kitty Lopes e Larissa Lopes. 

Uma noite especial com a entrega do Prêmio Classe A – Empresas que Garanhuns Ama – que além do cantor Adilson Ramos, ainda terá a Orquestra Universal. 

Festa de Kitty, todos sabem, mordomia total, com bufê do Chalé Recepções, decoração de Saulo Souza e som e iluminação da R2 Entretenimentos.

Show!

FIM DA GREVE: Juiz dá ganho de causa a professores de Saloá

Recebemos do vereador e blogueiro de Saloá, Wellington Freitas, a informação do fim da greve dos professores e servidores da educação do município, na manhã desta quarta-feira (26). Depois de 22 dias de paralisação os profissionais "conseguiram vencer na justiça a peleja com a prefeitura". O juiz de direito, Dr. Eliziongerber de Freitas, acatou o pedido do ministério público na pessoa do promotor de justiça, Dr. Alexandre Bezerra e deu liminar favorável aos professores Saloaenses.

Segundo Wellington, em sua decisão, Dr. Freitas, aceitou os argumentos do MP de Saloá que reconheceu que entre outras coisas que:” tal ato administrativo, ao arrepio da lei, produziu grave e irreparável dano aos demais professores... a falta de reajuste de vencimentos dos professores tem levado a situações vexaminosas, pois tem comprometido a própria dignidade dos professores, como pessoa humana e da profissão”.

Para finalizar, Dr. Freitas decide que:” defiro o pedido liminar para determinar ao requerido que reajuste os vencimentos dos professores do ensino básico e fundamental no percentual de 8,32% conforme determina a lei 11.738/2008 e definido pelo Ministério da Educação e conforme tabela de fl. 29. Implantando tal reajuste na folha salarial do vigente mês de Novembro, além de, no prazo de 90 (noventa) dias, efetuar o pagamento dos valores atrasados, devidamente corrigidos, com juros e correção monetária, nos termos da lei 9.494/97.

Para efetividade da presente decisão fixou a pena de multa diária pelo descumprimento ao gestor municipal no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Saloá tem hoje uma das maiores despesas com servidores no estado de Pernambuco, em termos percentuais, e para cumprir a lei, deve precisar enxugar a máquina, principalmente nos contratados e comissionados, sob pena de ultrapassar os limites impostos para gastos com pessoal.

CONCURSO PÚBLICO da Secretaria da Fazenda abre inscrições para salários de R$ 17 mil



A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco abriu concurso público para o cargo de julgador administrativo tributário do tesouro estadual. São disponibilizadas quatro vagas com inicial de R$ 16.979,85, além de gratificação por resultados e participação no ingresso de receita proveniente de multas relativas a impostos estaduais. Podem concorrer os interessados com diploma de bacharel em direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As provas serão aplicadas em três dias. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (26).

A seleção se dará por meio de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, prova discursiva e prova de títulos. As provas objetivas serão compostas por questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, direito civil, direito empresarial, direito penal, direito processual civil, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito processual administrativo-tributário, legislação tributária do Estado de Pernambuco e contabilidade geral.

A prova objetiva de conhecimentos gerais será aplicada no dia 7 de março e a de conhecimentos específicos, no dia seguinte. Já a prova discursiva, que será aplicada apenas para os candidatos habilitados na prova objetiva, está marcada para o dia 21 de junho. O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 1º, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). O prazo vai até o dia 6 de janeiro. A taxa de participação custa R$ 196,13. O interessado que estiver inscrito no CadÚnico e possuir renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo mensal tem até o dia 5 de dezembro para solicitar a isenção do valor.

Para saber mais... Blog dos Concursos

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.