quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Izaías deve buscar a reaproximação com o PSB de Paulo Câmara?



De aliado, Izaías se tornou um dos adversários mais crítico dos socialistas

Uma frase dita pelo ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz, sobre a situação de atual, Izaías reflete como acabou a campanha eleitoral de 2014. Zé disse que Izaías precisaria levar óleo de peroba quando fosse tratar com o futuro governador.

Esta situação foi gerada pelo tom duro de Izaías na defesa de Armando Monteiro, assumindo a linha de frente até fora da cidade. O prefeito de Garanhuns usou a imprensa da capital para criticar Paulo e as principais lideranças socialistas, dentre elas o próprio prefeito do Recife, Geraldo Júlio, mandando-o cuidar da cidade, que estava escura, esburacada e abandonada. Ninguém respondeu a Izaías.

Passado o período eleitoral, Paulo Câmara já deu provas de que buscará o diálogo com o Governo Federal, mesmo apontando um caminho de oposição. No caso local, existem pontes para isto. mas Izaías ainda não sinalizou nesta direção. Por isto procuramos saber dos nossos e-leitores o que o prefeito de Garanhuns deve fazer. Vamos ao resultado da enquete:

Você acha que Izaías deve buscar se reaproximar do Governo do Estado e do PSB de Paulo Câmara?

Claro, passou eleição, os palanques devem ser desarmados. 109 votos (54%)
Não. Depois da eleição deste ano não tem clima para isto! 82 votos (40%)
Sim, mas ele deve deixar os socialistas darem o primeiro passo. 10 votos (4%)

Foram 201 votos no total. Somando a primeira com a última sugestão, vemos que a maioria acredita que Izaías deve se reaproximar, e que ele deve buscar isto. "Hora de desarmar os palanques".

Entretanto, 40% dos nossos e-leitores acham que é melhor não se reaproximar, cada uma fica na sua posição atual. Cabem duas interpretações: Uma que defende o jeito de Izaías, na crítica aos socialistas, tendo como alternativa o seu mentor político, o futuro ministro Armando Monteiro, para atrair os recursos necessários para a administração municipal.

A outra, quando colocamos que não há clima para isto, é que a agressividade na campanha deste ano ainda vai levar um tempo para fechar algumas feridas. 

A bandeira branca é possível, mas cabe a Izaías levantá-la. Nossa enquete diz isso.

COMISSÃO DA VERDADE: Dilma chora ao receber relatório final sobre ditadura

Blog do Magno

A presidente Dilma Rousseff se emocionou e chorou nesta quarta-feira (10), durante a cerimônia de entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, ao fazer referência aos que perderam parentes e amigos no combate à ditadura.

Ex-presa política, a chefe do Executivo afirmou em seu discurso que o documento elaborado ao longo de dois anos e sete meses ajuda o Brasil a “se reconciliar consigo mesmo” após os anos de ditadura militar.

“Estou certa de que os trabalhos produzidos pela comissão resultam do esforço pela procura da verdade, respeito da verdade histórica e estímulo da reconciliação do país consigo mesmo, por meio da verdade e do conhecimento”, afirmou.

A Comissão da Verdade entregou a Dilma o relatório final sobre as violações aos direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988, especialmente na ditadura militar, de 1964 a 1985. A divulgação ocorre na data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

Leia mais aqui.(Do Portal G1)

Hospital Dom Moura promove mais um Seminário de Formação e Implantação de Práticas‏



Melhora no atendimento do HRDM é sentida pela população

Dando seguimento a uma série de capacitações do corpo funcional do Hospital Regional Dom Moura, está acontecendo desde ontem (09/12) o seminário "Bactérias Resistentes" - para repasses de conhecimentos e novas rotinas profissionais. Em dois dias, o encontro conta com a participação de todos os envolvidos no cotidiano hospitalar, como as equipes de enfermagem, laboratórios, radiologistas, limpeza e médicos.

"O combate às bactérias multirresistentes inclui todos estes profissionais, e para isto precisamos estar em constante alerta e capacitados" - Afirma Luiz Melo, gestor do HRDM, que continua: "Estamos incentivando e promovendo cada vez mais encontros de formação e atualização de práticas, como a que tivemos recentemente sobre "Prontuários", que resultou no reconhecimento por parte da Secretaria de Saúde do Estado".

O encontro sobre as Bactérias Multirresistentes tem a coordenação do Núcleo de Educação Permanente - NUEPE - e da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar - CCIH, do Hospital Regional Dom Moura, acontece no auditório da FUNASA em Garanhuns, e termina nesta quarta-feira, às 17:00h.

Governo realiza Leilão com mercadorias apreendidas pela SEFAZ. Saiba Mais!



A Secretaria Estadual de Administração (SAD) realiza no próximo dia 17 de dezembro o quinto leilão de 2014. Estarão disponíveis 59 lotes para compra por pessoas físicas ou pessoas jurídicas, cujas especificações são de mercadorias apreendidas pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) devidamente autorizadas para alienação através do leilão SAD. Essas mercadorias estão em ótimo estado de conservação. Com a venda, a SAD espera arrecadar no mínimo R$ 34.488,00.

O leilão será realizado no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem, Recife, a partir das 14h30.

Podem participar e ofertar lances pessoas físicas, acima de 18 anos e portando CPF, RG e comprovante de residência (originais e cópias), e jurídicas, com representante munido de procuração e os mesmos documentos citados. O cadastro poderá ser feito no dia da realização do leilão.

Além do leilão presencial, os lances podem ser ofertados pela internet, através da página da leiloeira oficial do Estado, www.lancecertoleiloes.com.br. Nessa página, assim como na página da Secretaria Estadual de Administração www.sad.pe.gov.br, pode ser obtido o edital completo do leilão, com todas as normas do processo. Antes de arrematar, os interessados poderão vistoriar os bens arrolados para alienação nos endereços constantes no edital, nos dias 12, 15 e 16 de dezembro de 2014.

CONFIRMADO: Duplicação da BR-423 em Garanhuns passará por fora da cidade!!!



Nesta terça-feira (09/12), o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, juntamente com o prefeito de São Caetano, José Neves, na companhia do deputado federal Jorge Côrte Real, estiveram em audiência com o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Adailton Cardoso Dias. O objetivo da reunião era um posicionamento do Governo Federal acerca da duplicação do trecho da BR 423, que liga Garanhuns a São Caetano.

Adailton Cardoso afirmou que o motivo do edital não ter sido publicado no prazo anteriormente fixado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, que seria em outubro, foi a inserção do projeto que retira o trecho da BR 423 sob o perímetro urbano do município de Garanhuns. 

O representante do DNIT garantiu também que até o início de janeiro de 2015 informará as datas nas quais pretende-se lançar o edital. Mas já adiantou que o primeiro lote a ser iniciado será São Caetano - Lajedo. (SECOM Garanhuns)

AGORA COMIGO: Com os constantes adiamentos, e a situação financeira dos cofres federais, seria interessante que a bancada pernambucana se unisse no apoio à obra, principalmente aqueles que receberam votos nos municípios beneficiados com a duplicação da mais importante rodovia que corta o Agreste Meridional.

De reunião em reunião, tudo vai ficando mais pra frente!

Ao menos a confirmação oficial que a duplicação será realmente por fora, como já se esperava, para não sangrar Garanhuns com uma rodovia partindo a cidade em duas. Agora, o trecho a ser duplicado terá seu entrocamento depois do viaduto do Magano, no sentido Caetés.

Izaías tem buscado esta obra em reuniões em Brasília, e deve receber o apoio de mais gente com força para destravá-la.

IMAGENS: Emoção na formatura do infantil e 5º Ano do CSJD em Garanhuns








No último domingo (07/12) os alunos do Infantil III e 5º Ano do Colégio Santa Joana D'Arc, concluíram mais uma etapa na vida escolar. Com a emoção de pais, responsáveis e claro, professores do CSJD, as crianças do A.B.C e 5º Ano participaram da formatura de suas turmas.

É sempre um momento especial que marca a vida de todos, principalmente da família. "É sempre uma alegria dividir com eles toda a felicidade da formatura, ocasião de comemorar e agradecer os bons frutos durante todo o ano, refletir também sobre as novas etapas dos anos seguintes. Parabéns a todos os formandos!" - Registra a professora Maria Almeida, diretora do colégio.

Para ver mais fotos: http://colegiosantajoanadarc.blogspot.com.br/

Governo lança livro sobre as memórias da Secretaria de Imprensa de Pernambuco‏



Governador recebe imprensa em grande estilo

Nesta quarta-feira (10/12), a partir das 20h, durante a solenidade de confraternização de fim de ano do Governador João Lyra Neto com os jornalistas pernambucanos, nos jardins do Palácio das Princesas, será lançado o livro “Histórias Contadas – Memória da Secretaria de Imprensa de Pernambuco desde a segunda metade do século XX”.

De autoria dos jornalistas Marcos Cirano e César de Almeida, o livro, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), conta a história da Secretaria de Imprensa, a partir de pesquisas de informações e também de depoimentos dos 14 ex-secretários vivos.

Na ocasião, haverá ainda a exibição de um documentário com a versão em vídeo do conteúdo do livro.

Leia a apresentação do livro escrita pelo governador.

Apresentação

A memória oral é um recurso precioso e importante na reconstrução da história. Foi justamente a partir dessa premissa que os jornalistas Marcos Cirano e César de Almeida decidiram contar a história da Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco. E, para isso, resolveram dar voz e visibilidade aos que dedicaram parte de suas vidas ao trabalho da comunicação governamental em nosso estado. 

Segundo Jacques Le Goff em sua obra “História e Memória” (1992), a memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado, para servir o presente e o futuro. Essa, sem dúvida, é a contribuição deste trabalho. Retransmitir às novas gerações, a partir das vivências e experiências dos jornalistas que exerceram as funções de assessor e secretário de imprensa, acontecimentos curiosos e fatos que marcaram suas respectivas gestões. A história contada pelos seus principais personagens.

A Assessoria de Imprensa em Pernambuco teve início, em 1955, no Governo Cordeiro de Farias (1955/58). Nesta época, surgiu o papel do jornalista que acompanhava o governador e era responsável pelas relações com a Imprensa. Com o tempo e a necessidade de maior profissionalização desse serviço, o Governo foi estruturando o setor com a criação do Serviço de Imprensa de Pernambuco - SIP. Somente em 1986 foi criada a Secretaria de Imprensa.

Treze jornalistas, que passaram pelo comando da comunicação governamental em Pernambuco nos últimos, contam suas histórias neste livro. Depoimentos que registram não só a Secretaria de Imprensa, mas que se confundem com a própria história do Estado e do País.

O livro é também uma homenagem a todos os profissionais de imprensa, jornalistas, radialistas e servidores, que, ao longo de todos esses anos, trabalharam na Secretaria de Imprensa.

João Lyra Neto
Governador do Estado de Pernambuco

HISTÓRIA DE GARANHUNS: Foto da inauguração do Monumento do Ipiranga - 1922


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.