terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Garanhuns na Marcha das Mulheres Negras



A Secretaria da Mulher de Garanhuns recebeu, na semana passada, a visita de representantes da Marcha das Mulheres Negras de Pernambuco. Na ocasião, foi discutida a possibilidade da criação do Comitê das Mulheres Negras de Garanhuns, para fortalecer o protagonismo dessas mulheres na cidade, frente ao racismo e outras questões constantes nas relações sociais.

Com data ainda a definir, será realizado o lançamento oficial do comitê municipal, que contará com representação estadual e com as mulheres negras da cidade. “No Brasil, temos 49 milhões de mulheres negras e, muitas delas, vivem a face mais cruel da violência, aliada ao racismo e ao sexismo. Sendo a base para o desenvolvimento econômico e político do Brasil, estão, ainda, na invisibilidade da história, enfrentando a negação da existência, reivindicando a inclusão e percebendo que a exclusão ganha a cada dia novas formas”, enfatiza a secretária da Mulher, Eliane Simões.

Eliane também falou da importância desse tipo de ação em Garanhuns. “Em uma cidade com tantos sítios quilombolas, abrir espaços de discussões com a sociedade sobre essas questões, é função do poder público e dever dos agentes que fomentam políticas públicas no nosso município”, ressalta a titular da pasta.

Marcha das Mulheres Negras – A estrutura da desigualdade de raça e de gênero se mantém por meio da concentração de poder racial. A Marcha das Mulheres Negras tem o intuito de denunciar a ação sistemática dessas práticas que afasta até mesmo a cultura, os saberes e a continuidade do legado ancestral.

SECOM GARANHUNS

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.