quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Câmara de Garanhuns deve ter 15 vereadores em 2017



Conversando com alguns vereadores e pessoas que acompanham o dia-a-dia da Casa Raimundo de Morais, acreditamos que é grande a possibilidade de atual legislatura aprovar o aumento de representantes para a próxima eleição, em 2016.

Atualmente Garanhuns conta com 13 vereadores, tendo uma população em torno de 130 mil habitantes e pouco mais de 90 mil eleitores. Pela legislação eleitoral, a Cidade das Flores poderia chegar até 19 cadeiras na Câmara Municipal, mas muita gente acredita que seriam demais. Contudo, 13 vereadores são poucos para representar uma sociedade plural, com tantas demandas, com é Garanhuns e sua gente.

Assim, deve ser aprovado sem maiores problemas o aumento de vereadores para a próxima legislatura. Garanhuns deve ter 15 vereadores.

É bom lembrar que o aumento do número de vereadores não acarreta aumento de despesas, já que o Poder Legislativo recebe um repasse percentual do município, independente do número de representantes, é o que se chama de Duodécimo. A Casa Legislativa é que precisa se adequar ao recurso constitucional que recebe. Assim, se gasta mais com salários, diminui investimentos em outras áreas do legislativo, mas também não seria em ações objetivas para a população, já que este tipo de obrigação é exclusiva do Poder Executivo.

Com mais vagas na Câmara, temos mais possibilidades de maior representação, já nas eleições, pois diminui o custo da campanha eleitoral por vaga disponível, podendo motivar representantes de diversos segmentos sociais a participarem do pleito. E também, claro, facilita a reeleição de quem já está na Casa Legislativa.

Acho que Garanhuns poderia ter 17 vereadores, mas 15 está de bom tamanho, e 13, como está atualmente, cria uma subrepresentatividade realmente. Imaginem então os somente 11, da legislação anterior!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.