quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Músicos têm cachés mínimos no Carnaval de Pernambuco. Polícia pode fiscalizar!



O Sindicato dos Músicos de Pernambuco (SINDIMUPE) se reuniu, nesta segunda-feira (09), com o Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil – Regional Pernambuco, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Entre os assuntos abordados, ficou decidido que serão realizadas blitz, com apoio das entidades, durante o período carnavalesco em diversas regiões do estado. A ideia é fiscalizar contratos, valores de cachês e a exploração do trabalho infantil em orquestras e shows, além de realizar vistorias em palcos, trios elétricos e alojamentos criados por empresários para acomodar os músicos que vêm do interior para trabalhar durante o carnaval pernambucano. 

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Músicos de Pernambuco, Eduardo de Matos, outros órgãos como Ministério Público do Trabalho – 6º Região, Ministério Público Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT)', Ministério Público de Pernambuco, Juizado da Infância e Juventude, DPCA, dentre outros, também já foram acionados e a ideia é intensificar a fiscalização durante o Carnaval. “Nesse período vamos correr várias cidades e bairros da RMR e cidades do interior do Estado para fazer esse tipo de ação. Queremos coibir a exploração de músicos e principalmente de crianças nas bandas e orquestras”, contou. 

CACHÉS: A SINDIMUPE deve cobrar dos empresários e municípios o pagamento do piso salarial dos músicos (que antes não existia) e o caché mínimo de R$120,00/3h em orquestras itinerantes e R$300,00/2h para palcos e trios.

Para o Coronel Basílio Barbosa, a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar estarão juntas apoiando o sindicato nas Blitz e dando todo o encaminhamento no caso de irregularidades. “Nós estaremos recebendo todas as denúncias e iremos dar continuidade ao processo repassando as irregularidades para os batalhões e delegacias”, finalizou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.