segunda-feira, 2 de março de 2015

Manifestação das Centrais Sindicais de Pernambuco contra mudanças na Previdência



Mobilização, luta e compromisso foram a tônica da caminhada de protesto que as centrais sindicais de Pernambuco (CUT, CTB, UGT, CSB, Força Sindical, Nova Central) realizaram na manhã desta segunda-feira (2), no Recife, contra as novas regras das Medidas Provisórias 664 e 665.

O Movimento Sem-Terra (MST) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape) também marcaram presenças na mobilização que reuniu mais 500 trabalhadores de diversos sindicatos ligados às centrais pernambucanas. Eles se concentraram na Praça do Derby por volta das 7h. Quando o relógio marcou 9h20, os manifestantes saíram pela Agamenon Magalhães em passeata com carro de som e distribuindo panfletos e ocupando duas das quatro faixas da avenida.

Sob gritos de ordem "trabalhador unido, jamais será vencido" ou "trabalhador na rua, a luta continua", os sindicalistas reclamaram sobre as mudanças estabelecidas no acesso a benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial, que começaram a vigorar em todo o país nesta segunda-feira. "Não podíamos deixar esse dia passar em branco e queremos a revogação dessas medidas descabidas e inaceitáveis do Governo Federal ", assinalou o presidente da Central Única de Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras.

Segundo Veras, os sindicatos exigem a revogação das MPs, e destacou que a manifestação foi pacífica e bastante expressiva "Não há o que negociar, pois o pacote anunciado pelo Governo Federal não traz nenhum benefício para o trabalhador. Direitos devem ser ampliados, nunca diminuídos”, enfatizou

Os trabalhadores chegaram ao edifício do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco por volta das 10h20. Uma comissão composta por doze pessoas, duas de cada central sindical participante, foi recebida por um representante da Superintendência. Foram mais de uma hora de discussões e posicionamentos. A luta é contra medidas que retiram e dificultam o acesso da classe trabalhadora a direitos econômicos e sociais. É também uma luta contra as demissões imotivadas e contra a elevada rotatividade do trabalho em diversos setores.

Os sindicalistas têm um encontro marcado para a próxima segunda-feira (9), às 10h, na sede da Força Sindical no Recife, bairro de São José, quando vão elaborar um documento solicitando à bancada pernambucana na Câmara dos Deputados posicionamento contra as medidas apresentadas pelo governo federal.

Um novo ato público está marcada para o dia 13. A concentração será, às 07h, em frente ao Parque 13 de Maio, em Santo Amaro. Em seguida, haverá caminhada pelas ruas do Recife, com encerramento na Avenida Guararapes.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.