sexta-feira, 20 de março de 2015

O DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO BRASILEIRO, livro é lançado em Universidade Federal




Será lançado nesta sexta-feira em Garanhuns, o livro O DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO BRASILEIRO, de Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes. O autor aborda a violência contra as minorias sexuais, erotismo, medo, opressão e demais formas de homofobia

Trata-se de um estudo inédito e apurado de crítica literária e cultural, centrado na análise de obras da Literatura Brasileira que tem como personagens principais gays, lésbicas e travestis, evidenciando seus conflitos, desejos e como se forma essa subjetividade na Literatura e na sociedade do período. O lançamento da obra será nesta sexta, dia 20, às 20h, no auditório 03, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhuns

O livro "O desejo homoerótico no conto brasileiro do Século XX" é fruto da inquietação do jovem crítico literário, Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes, em dar visibilidade a obras literárias marginalizadas, buscando promover o debate entre linguagem literária e representação de grupos não-hegemônicos.

De acordo com ele, "não podemos dizer que é uma obra única no tema, mas é o único estudo que se propôs a analisar as configurações das relações homoafetivas na Literatura do século XX", afirmou Carlos Eduardo que é Mestre em Literatura e atua como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhuns.

Dividido em cinco capítulos, a obra apresenta e analisa questões como subjetividade, violência contra as minorias sexuais, erotismo, medo, opressão, constituição familiar, tais temas sempre articulados com o discurso literário. Um livro para ampliar saberes sobre as configurações do homoerotismo na Literatura e na cultura brasileira.

Na ocasião do lançamento, será ministrada a palestra "Um percurso pela intimidade na narrativa brasileira do século XX" para alunos do curso de Letras. 
Sobre o autor - Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes é graduado em Letras e mestre em Literatura pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns.

O professor procura, seja através de sua atividade de crítico literário, seja através da docência, dar visibilidade a obras literárias marginalizadas, promover o debate entre linguagem literária e representação de grupos não-hegemônicos e construir uma educação literária voltada ao currículo multiculturalista com enfoque em temas sobre diversidade sexual e de gênero.

SERVIÇO: 
LANÇAMENTO DO LIVRO “O DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO BRASILEIRO”
DATA: 20 de março de 2015
HORA: 20h
LOCAL: Auditório 03 da Universidade Federal Rural de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.