sexta-feira, 6 de março de 2015

OLINDA: Quadro para as eleições de 2016 começa a se desenhar

Marcelino Granja com Luciana Santos
Olinda mostrou na última campanha que procura novos quadros. Políticos como o Profº Lupércio supreenderam nas urnas, provavelmente reflexo de críticas à gestão municipal, do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB). Os eleitores tendem a buscar a novidade.

Havia um acordo, ou há um acordo, entre o PCdoB e o PT, com os comunistas indicando a cabeça da chapa, tem sido assim desde Luciana Santos, entretanto, com o PT fora da administração do Recife e a desaprovação momentânea à administração de Renildo, os petistas estão pensando seriamente em apresentar candidato, seria Teresa Leitão, atual presidente estadual do partido. O Blog Olinda Hoje chega a insinuar que as conversas para isto já começaram, e teriam o apoio do PDT, com a indicação de Paulo Rubem, ex-petista, para a vice de Teresa. Paulo já foi candidato em Jaboatão, e já teve domicílio em Recife. Teria que mudar para entrar em Olinda. A chapa teria o apoio do PTB.

O PMDB tem dois nomes se movimentando: Izabel Urquiza (filha de Jacilda, ex-prefeita) e o deputado Ricardo Costa, que aliás, foi meio que forçado a retirar a candidatura na última eleição de prefeito para garantir a reeleição de Renildo. Izabel foi o principal nome da oposição contra Renildo na última eleição. Numa possível chapa com Ricardo Costa, comenta-se, o Prof. Lupércio poderia estar na vice.

Uma figura central deste processo ainda não se pronunciou, a Deputada Federal Luciana Santos, que será a Presidente Nacional do PCdoB, prefeita duas vezes de Olinda e que tem na cidade sua principal atuação política. O partido tem ainda o vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira e o Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja.

Olinda está assim. Entre a renovação de lideranças e olhar de lideranças partidárias, pela conquista da Prefeitura Municipal.

Conversamos um dia desses com o ex-Secretário de Imprensa de Pernambuco, Ivan Maurício, e ele acredita que a cidade procura novos nomes no cenário político local.

Olinda deve ter segundo turno.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.