quinta-feira, 12 de março de 2015

PAULO CAMELO: A paralisia da esquerda e a mobilização das massas



Qual a época mais cedo ou qual a época mais tarde para as Massas se mobilizarem espontaneamente num movimento de questionamento contra o governo federal?

Evidentemente, que somente as condições materiais existentes nas devidas ocasiões serão capazes de impulsionar o movimento das Massas Populares, as quais, de vez em quando, desobedecem as direções partidárias, estudantis e sindicais. Foi assim em junho de 2013, repetindo, com outra coloração, em 15.03.2015. 

A Esquerda Brasileira, composta pelo PSOL, PSTU, PCB e demais partidos similares, padecem de líderes capazes de darem o norte na manifestação programada para o dia 15 de março de 2015 em todo o Brasil. Aqui cabe um adendo, explicando que o PSDB, não está convocando a citada manifestação e nem tem cacife para isso, mas a convocação surge espontaneamente, via internet e mídia, devido a Desilusão das Massas no governo que a maioria ajudou a construir, o governo ultrapassado e esgotado do PT. 

Mas, a Paralisia da Esquerda, se deve a recusa em participar da manifestação do dia 15.03.2015, atribuindo erroneamente a “Direita” a responsabilidade pela convocatória. 

Contraditoriamente, essa mesma Esquerda, e também a Direita, tentaram inutilmente capitalizarem o movimento de junho de 2013, de cunho essencialmente anarquista.

Ora, se a Esquerda fica de fora das manifestações de 15.03.2015, deixando de apresentar a “PAUTA DE REIVINDICAÇÕES” e de dialogar com as MASSAS no terreno das suas desilusões com o governo do PT, fica um enorme espaço para a Direita se infiltrar no movimento e capitalizar. 

Por outro lado, numa movimentação de característica “bolivariana”, os governistas através de parte do movimento sindical, popular, estudantil e partidos governistas (PT e PCdoB), promovem uma manifestação contraditória, no próximo dia 13.03.2015, tanto de apoio ao governo Dilma, como também de contestação as medidas impopulares desse mesmo governo, gerando incompreensão no seio da sociedade. 

A Esquerda Brasileira precisa entender que é imperioso que se diga as Massas Populares que a corrupção é inerente ao Sistema Econômico Capitalista. Não queremos menos corrupção ou corrupção escondida, queremos cortar o mal pela raiz e isso só, e somente só, será possível numa outra sociedade igualitária e socialista.

Outrossim, precisamos combater energicamente o governo do PT por quatro motivos:

1 – Porque o PT ao mergulhar na corrupção, abandonou a luta pelo socialismo;

2 – Porque nos 12 anos do governo do PT não houve um avanço sequer em direção a construção do socialismo;

3 – Porque o PT atrasou sobremaneira a luta das Massas por uma Sociedade Igualitária e Socialista;

4 – Porque o PT arrefeceu e tentou aniquilar o movimento popular. 

Donde concluímos que é preciso penalizar o governo do PT até a sua exaustão, sempre apresentando a bandeira de luta EM DEFESA DAS REIVINDICAÇÕES. 

Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti.
Engenheiro Civil e ex-Presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia da UFPE, na época do governo militar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.