segunda-feira, 1 de maio de 2017

MENSAGEM 1º de Maio - Dia do Trabalho ou do Trabalhador?



Um não existe sem o outro, mas não são a mesma coisa. A confusão existe e se comemora os dois juntos, mas aspectos deixam claro que Trabalho e Trabalhador nem sempre podem ser comemorado juntos. O Trabalho já existia, mas as conquistas trabalhistas vieram das lutas, e por isto este dia, com Estados Unidos e França, depois se espalhando por outros paíes.

O Trabalho é comemorado, seja ele formal ou informal, e este deve ser combatido em sua essência, para que se garantam direitos trabalhistas e previdenciários a quem trabalha.

Outras questões como jornada de trabalho, luta por melhores condições de segurança, planos de cargos e carreiras, entre outros, são inerente da condição de trabalhador. Principalmente agora, quando o Governo Temer está buscando intensamente a reforma da legislação trabalhista.

Cada vez mais o que antes era apenas comemoração e festa vai ganhando as ruas por direitos, com eventos mais políticos que festivos, colocando nas pautas dos meios de comunicação para chegar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional as demandas provenientes da classe trabalhadora.

Por isto é importante separar, principalmente em um momento que os trabalhadores veem avançar o projeto da terceirização, que precariza as relações de trabalho do empregador com o empregado.

Esta confusão entre Dia do Trabalho ou do Trabalhador está nos principais sites do país, cada um tratando o 1º de Maio desta ou da outra forma. Podem procurar nas principais agendas do Brasil que verão das duas formas. Na prática, as duas estão certas, apesar das diferenças.

Perguntamos aos nossos e-leitores, em uma enquete há dois anos,  tivemos o seguinte resultado:

Para você, o 1º de Maio é o...

Dia do Trabalho 31 (31%)
Dia do Trabalhador 68 (69%)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.