segunda-feira, 13 de abril de 2015

PTB e DEM devem se juntar? RESULTADO DA ENQUETE

Armando pode levar seu grupo para o PDT
Um casamento que já começa errado não tem futuro. Esta é a história do DEM com o PTB. Primeiro, não surge uma nova sigla, permanece o PTB, portanto, não se trata de uma fusão, como anunciado, parece uma incorporação, já que um acaba e o outro recebe os parlamentares do outro partido. 

O DEM busca há mais de dez anos uma solução para o seu definhamento eleitoral e representativo. A legenda que já foi protagonista de direita, suporte da Ditadura Militar e apoio neo-liberal para os governos de FHC, foi murchando, murchando... Até chegar à situação de ter que achar um partido que possa compor, para voltar a ter voz ativa em primeiro plano.

Já se pensou em se agregar ao PMDB, PSDB, PDT, e agora a bola da vez é o PTB, de apenado Roberto Jefferson. Pois é!

Em Pernambuco, esta junção tem tudo para expulsar o grupo de Armando Monteiro do partido, pois o PTB não combina com o status quo de ser governo com Paulo Câmara e oposição a Dilma, já que Armando tem o importante assento de Ministro da Indústria e Comércio.

Mesmo cambaleante, o DEM em Pernambuco tem autonomia, e conta com representação na ALEPE (Priscila Krause) e na Câmara dos Deputados, com Mendoncinha, aliás, é o líder do partido e perderia o posto para alguém do PTB original.

Portanto, parece que o DEM tá parecendo o cabra endivididado, vendendo o que tem por qualquer preço, numa negociação ruim para todo mundo, já que o PTB pode perder peças valiosas quando for anunciada a junção, como Armando Monteiro e seu grupo político, formado por deputados, prefeitos, vereadores, empresários...

Qualquer que seja a decisão, tem que acontecer até setembro, pois os candidatos de 2016 têm um ano para estarem filiados aos partidos pelos quais disputarão as eleições. E não se fala de perda de mandato para quem deixar o PTB ou o DEM, pois o acerto das legendas abre uma janela para quem não concordar com a fusão.

Diante deste quadro, perguntamos ao nosso e-eleitor sobre isto, e ele concorda com nossa opinião. Vejamos!

PTB E DEM DEVEM SE JUNTAR?

Sim (31%)
Não (68%)

Foram 107 votos eletrônicos!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.