domingo, 19 de abril de 2015

REFORMA POLÍTICA: Tudo pode acontecer, inclusive nada!




O Globo – Ilimar Franco

As três grandes siglas (PT, PMDB e PSDB) não têm votos para aprovar o fim das coligações nas eleições proporcionais. Se fosse adotada, a Câmara teria 22 legendas, e não 28, como tem hoje.

O cientista político Jairo Nicolau fez uma simulação e concluiu que os partidos médios (PP, PSD, PR, PTB, DEM, PRB, PDT, SDD, PSC, PROS, PCdoB, PPS e PV) perderiam cadeiras. Isso dá 298 votos contrários. Há, ainda, os 22 deputados de partidos nanicos. Além disso, por circunstâncias regionais, eleitos pelos três maiores também poderiam se colocar contra. Por fim, a adoção da cláusula de desempenho, que reduziria as siglas a menos de dez, enfrentaria a mesma oposição.
.
AGORA COMIGO: Resumindo: Se os partidos nanicos tiverem força para barrar qualquer mudança significativa que coloque em risco suas existências, farão isto, e a Reforma Política tão esperada e necessária, vai virar fumaça.

O fim das coligações, pela conta do Jairo Nicolau, parece ser ruim até para os partidos médios. Portanto, só ajuda os grandes partidos, que já dominam o Congresso Nacional.

Assim, a Reforma Política será conduzida pelo que for melhor para os partidos e os políticos, e não para o povo e a nação. Aliás, como sempre.

E priu!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.