quinta-feira, 7 de maio de 2015

Assistência Psicossocial é tema de Seminário em Garanhuns‏‏

A V GERES - Gerência Regional de Saúde e o Hospital Regional Dom Moura- realizaram, na quinta-feira (30/04), o II Seminário da RAPS - Rede de Assistência Psicossocial, tendo como tema principal a Desinstitucionalização. O encontro aconteceu no auditório da CODEAM, e contou com mais de cem participantes entre psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, estudantes de medicina da Universidade de Pernambuco - UPE, residentes de saúde coletiva com enfase em gestão, residentes em psiquiatria da IV GERES, além da equipe local da Regional.

Dra. Silvia Cavalcante, referência técnica da Secretaria Estadual de Saúde, apresentou palestra sobre o Processo de Desinstitucionalização que implica na desconstrução gradual, racional e responsável do modelo "hospitalocêntrico" de assistência em saúde mental e expansão de serviços substitutivos. A especialista propõe um novo processo de produção de políticas, participação social e mudança cultural na superação da doença mental. "O êxito deste processo depende fundamentalmente da pactuação entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e de movimentos sociais envolvidos na questão." - Afirmou.

Luiz Melo, respondendo pela V GERES, registra que o encontro fortalece a Rede de Assistência Psicossocial regional, integrando equipes, compartilhando práticas e construindo o diálogo para melhores infraestruturas de trabalho. "São trocas de experiências e absorção de novos conteúdos que melhoram o atendimento à população" - afirma o gestor.

Programas tais como o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/Psiquiatria (PNASH/Psiquiatria), o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar Psiquiátrica no SUS (PRH), assim como a instituição do Programa de Volta para Casa e a expansão de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Residências Terapêuticas vêm permitindo o avanço no atendimento psicossocial na região.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.