sexta-feira, 15 de maio de 2015

Governo de Pernambuco chama instituições para debater produção de leite e queijo no Agreste




Um encontro na CODEAM, realizado nesta quinta-feira (14), reuniu prefeitos, secretários de agricultura, representantes de instituições como BNB, Sebrae, UFRPE, associação de criadores, empresários, para uma apresentação da política de investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, através da ADAGRO, que tenha impacto na melhoria da qualidade do queijo produzido na região.

Dentre os representantes do governo estavam presentes o próprio secretário Nilton Mota, a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo e o presidente do Prorural, Aldo Santos. A reunião foi coordenada por Leonardo Martins, presidente da CODEAM e prefeito de Inajá.

Erivânia apresentou uma palestra com dados da produção no estado, com ênfase no Agreste. Como já dissemos aqui no blog, o estado caiu de uma produção de leite diária em 2012, que era de 2,6 milhões litros/dia, para 1,8 milhões em 2015. Mas o quadro foi bem pior. Em 2014 a produção chegou a apenas 800 mil litros/dia, o que mostra uma recuperação no setor e na economia, que precisa ser incentivada para que voltemos em breve ao patamar de antes de 2012, quando a seca dizimou grande parte do rebanho no estado.

Com a crise, o impacto chegou até às indústrias, com demissões no setor.

Com a produção voltando ao quadro anterior, algumas ações visam possibilitar melhores resultados. Um deles é tirar da clandestinidade parte da produção, e efetivar uma melhoria na qualidade do produtos derivados, principalmente o queijo, nas centenas de laticínios da região, a maioria delas de pequeno porte, de gestão familiar e distribuição regional.

Produtores mostraram preocupação com a alimentação animal, principalmente o volumoso, e sugestões foram colhidas que possam ajudar emergencialmente os produtores da região, que como mostram os números, não deixou a atividade de produção de leite, e precisam do apoio constante do estado.

O projeto de autoria do deputado estadual Claudiano Filho, que prevê o incentivo às pequenas fábricas de laticínios, que regulamenta a produção e garante incentivos fiscais aos produtores foi também citado no encontro.

CONVÊNIO

Ao final da reunião, foi assinado um convênio, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária está cedendo uma perfuratriz ao Consórcio Codeam, que ficará à disposição dos municípios associados à entidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.