domingo, 3 de maio de 2015

IVAN RODRIGUES: Crise política ou econômica?



Há dois dias atrás, li no site da UOL um artigo de eminente Mestra paulista que motivou-me a escrever essa carta, omitindo seu nome, por duas razões: 1. Não tenho qualquer intenção de estabelecer polêmica com quer que seja e 2. Não tenho estatura científica para debater com mestres e doutores, sobre qualquer assunto. 

CRISE POLÍTICA OU ECONÔMICA

Professora: Desculpe o atrevimento, pois não tenho mestrado, nem doutorado e apenas VIVERADO. Não conheço a questão através dos livros, mas sim por tê-la vivido. Participei, com militância ativa, de todas as crises vividas no Brasil desde 1945 e sou testemunha e observador da origem e natureza de todas elas. O seu equívoco, mestra, é confundir a natureza das crises ao comparar 1964 com 2015.

Em 64, vivíamos a partição radical do mundo em dois blocos hegemônicos. Só existiam "democratas" de um lado e "comunistas" do outro. A pequena e insignificante (economicamente!) Cuba pagou 50 anos o preço intolerável de pretender-se fora do alcance do maniqueísmo. A questão era exclusivamente de natureza política, tanto que assistimos logo depois a "descoberta pressurosa" da China pelas grandes empresas multinacionais, com um mercado consumidor de mais de um bilhão de habitantes e essa circunstância eliminou, de pronto, qualquer veleidade ideológica.

PARA CONTINUAR LENDO... Blog de Ivan Rodrigues

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.